Em abril de 2012, vários países da OTAN foram deslocados para a base aérea de Sliac na Eslováquia para participar do Exercício MACE XXIII. Entre os participantes, estiveram presentes os Mirage 2000D e Rafale franceses, os F-16 dinamarqueses, os F-4 turcos, F-18 espanhóis, Tornados alemães e um E-3 da OTAN.

Durante a operação, os caças da OTAN tiveram a oportunidade de atuar contra uma bateria de mísseis S-300 eslovaco. Felizmente para a OTAN estes encontros só estão ocorrendo em exercícios pois a capacidade do S-300 supera em muito as gerações de mísseis anteriores.

No Vietnã, os caças americanos enfrentavam os S-75. O S-75, também chamado de SA-2 na OTAN, podia atacar uma alvo de cada vez com 1-3 mísseis, sendo fácil de saturar com grandes formações. Os radares firescan do SA-2 tentam guiar seus mísseis com um feixe de radar bem estreito, mas emite muitos lobos laterais, sendo visível em várias direções. Estes feixes laterais o tornava vulnerável a interferência eletrônica e a mísseis anti-radar. Os radares de varredura eletrônica tentam eliminar estas vulnerabilidades.

O S-300 tem um radar de varredura eletrônica capaz de produzir feixes múltiplos. Um radar pode engajar de 6 a 24 alvos no campo de varredura de 90 graus, guiando de 12 a 48 mísseis ao mesmo tempo. O alcance era de 50 a 100km. Além de ser menos vulneráveis aos mísseis anti-radar e interferência, os mísseis atuais são bem mais manobráveis. Em 1987, havia 80 baterias de mísseis S-300 operando na Rússia.

Mesmo tecnicamente obsoletos, os operadores dos mísseis SA-2 continuam operando usando táticas snipers. Ficam a espreita esperando uma situação ideal para engajar, mas deixando os caças inimigos operando livremente.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

“Os radares firescan do SA-2 tentam guiar seus mísseis com um feixe de radar bem estreito, mas emite muitos lobos laterais, sendo visível em várias direções.”

Tá falando de mim, por um acaso???

(http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=fan+song+radar&source=web&cd=7&ved=0CGcQFjAG&url=http%3A%2F%2Fwww.ausairpower.net%2FAPA-SNR-75-Fan-Song.html&ei=4BcQUJHmFerr6wHP3YHYDw&usg=AFQjCNFM2P9TpFrGcR8WqHgSPWGgUCbsKA&cad=rja)

Olha, presta atenção, eu podia ser cheio dos defeitos, mas alvos abatidos não me faltaram.
Quer ser mais um???? Hein, hein, hein???
(Brincadeirinha!!!)