Uma foto recente mostrada na internet, onde se suspeitava ser um treinador L-15, na verdade pode ser o novo caça chinês F-60. O formato é similar ao F-22 Raptor, mas em escala menor. Na foto acima, o protótipo da aeronave estava sendo transportada em uma carreta. Por estar sem a cauda foi identificado como sendo um treinador L-15, mas análises detalhadas mostraram que é bem maior que o treinador e com formato de asa e entradas de ar diferentes.

Em outubro de 2011, o Poder Aéreo comentou sobre o novo projeto aqui:
http://www.aereo.jor.br/2011/10/01/shenyang-f-60/

A imagem abaixo mostra uma arte de um F-60 nas cores da Força Aérea do Paquistão.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
asbueno

Devíamos olhar para os chineses. É um BRIC não? Encomende-se uns 80 J10 e depois vemos no que dá.

Giordani RS

Enquanto isso na sala de justiça…

asbueno

Informamos a todos que a sala de justiça está sem energia…

… para o cérebro de seus ocupantes.

Nick

Poderíamos comprar o projeto e “ocidentaliza-lo” 🙂

[]’s

Tadeu Mendes

Nao me digam que aquela grande __________chamada Paquistao, vai ter jatos de quinta geracao.?

Enquanto que o Brasil (a sexta economia mundial) continua reformando os F-5 oriundos do Terceiro Mundo, para “equipar” sua semi-forca aerea.

EDITADO: FAVOR RESPEITAR OUTRAS ETNIAS, NACIONALIDADES E DIFERENÇAS CULTURAIS

Adler Medrado

Nenhum país árabe/muçulmano pode colocar as mãos em brinquedos assim…

RA5_Vigilante

^^ Olha o preconceito.

Além do mais, quando eles receberem, Israel já vai ter equivalente, o F-35.

cristiano.gr

Nem terminei de ler o resto, só li o título e já “me tapei de nojo”. Estamos assistindo sentados a invasão de produtos chineses tomando conta de nosso país e dos paíse vizinhos, também. Esses dias reparei que estava com luvas chinesas (no RS é muito frio, 2°), tênis Reebook comprado em freeshop do Uruguay chinês, japona Gilbert (marca inglesa) made China, meias de camelô chinezas, meu celular N75 de origem chineza, caneta de brinde no bolso chineza e se vocês repararem na casa ou trabalho de vocês acontece o mesmo. Com a carga tributária esmagadora de nossos governos federal… Read more »

Apollo

Pelo menos nossa presidente vai andar de B747 novinho…….

Tadeu Mendes

Senhores editores, Usei aquele adjetivo com relacao ao Paquistao, porque tal pais nao passa de uma economia agricultural, sub-industrializado, um povo sem educacao academica formal, completamente submisso a uma religiao primitiva, totalmente fechado ao mundo moderno; e cujo arsenal nuclear o Brasil nem pode sonhar em possuir. Usei esse pais como um contraste, pois o Brasil sendo a sexta economica mundial, altamente industrializado, com recursos humanos e capacitacao cientifica e tecnologica de bom nivel, uma sociedade dinamica e livre, possui uma Forcas Armadas em estado quase que precario. O Brasil nao e uma grande favela, e uma grande nacao, comandada… Read more »

G-LOC

O Paquistão tem um inimigo potente do lado, no caso a Índia e por isso investe pesado em meios bélicos. A Índia terá seu caça de 5 geração na força do PAK FA e depois como AMCA. Não vejo nada de errado também investirem no seu que pode ser o J-20 ou o F-60.

Nick, está idéia de ocidentalizar o F-60, pelo menos com os aviônicos e armas ocidentais, realmente é tentadora para o FX-3 ou FX-4.

Quem sabe já não estão planejando uma versão navalizada do F-60 visto que o J-20 é bem grande.

Tadeu Mendes

G-LOC, Eu conhecomuito bem as razoes pelas quais o Paquistao possui um arsenal pesado. Mas e por esse mesmo prisma (falta de um inimigo, uma ameaca) e que os sucessivos governos deixaram as FFAA. chegar ao estado de perambulancia. O Chavez criou uma inimigo imaginario (EUA), para se armar ate os dentes. Provavelmente a Venezuela sera o pais mais bem armado da AS. Per capita e por kilometro quadrado eles se tornarao uma potencia belica. O Chile tem a mais bem equipada Forca Aerea do continente. A Colombia possui mais helicopteros militares que o Brasil e o segundo exercito da… Read more »

Tadeu Mendes

crsitiano.gr

A China vai destruir todas as economias industriais do ocidente.

Hamadjr

A 500 anos chegaram aqui uns barquinhos e de cara afirmaram que os nativos desses continentes eram selvagens, assim como eram selvagem os africanos, esse pensamento de achar que um povo é melhor que outro, que uma cultura é mas avançada que outra é fruto da estreitisse intelectual.
Sou Brasileiro e Muçulmano e tenho certeza que entre o que é Noticiado sobre o Islam e o que é o Islam existe uma diferença enorme. Lamentável.

Tadeu Mendes

Achar que todos os povos sao iguais, e que as nacoes do mundo estao em um mesmo patamar de desenvolvimento moral, cultural e social, chega a ser de uma ingenuidade beirando a insanidade. Salvo fato de que possuimos o mesmo DNA, no resto, basta estudar a historia das civilizacoes para entender o que digo. Nossa unica semelhanca esta no DNA (homegeinidade biologica), porque as diferencas culturais (sociologicas, economicas, historicas) promoveram uma assimetria exsitencial; um abismo enorme entre as varias nacoes e sociedades conteporaneas, o qual ainda persiste e persisitira ate o final da civilizacao humana. O terrorismo islamico existe, a… Read more »

Marcos

E o J-20, o Stealth Delta/Canard? Desistiram? O F-35, ou ainda, o X-35 fez seu primeiro vôo em Outubro de 2000. Estamos em 2012 e a expectativa é que as primeiras unidades estejam operacionais lá por 2014. Resumo: vai levar um bom tempo para essa(s) aeronave(s) chinesas estarem operacionais. Entrarão em operação, não tenho dúvida, mas até lá possivelmente existirá um X-50. O que realmente é lamentável é que nosso país esteja nessa situação. A vinte anos atrás a China não era nada. Hoje é isso ai: caças de quinta geração desenvolvidos por lá. Mandando homens ao espaço. E por… Read more »

Baschera

Senhores, Um pouco de cada: -Somos muito parecidos com o Paquistão….. é só sair do centro da cidade em que moramos para se ver….. – Somos muito diferentes do Paquistão, é só olhar as FFAAs para se ver… – O Brasil também tem seus “homens bomba”….. os políticos ! – A China, é o Brasil de ontem …. que deu certo !! Se este vetor chinês se concretizar….. parabéns para eles. Emquanto isto, em Banânia, na tal “Sala da Justiça”….. entre um cafezinho colombiano e outro….. durante as discussões da compra ou não de um “Air Forçe One” ou “Vassourão”…..… Read more »

Tadeu Mendes

Marcos, A Venezuela sim, ira se tornar a Coreia do Norte sulamericana. E por essa razao, o Brasil tera que se aliar ao Tio Sam para se transformar em uma Coreia do Sul, ou seja, desenvolver seu proprio jetfighter. Quem diria; a Coreia do Sul ja desenvolveu seu propiro jato, baseado no F-16, o T-50 Golden Eagle. https://1.bp.blogspot.com/_ja676MG45Zg/S9N6gpu1GyI/AAAAAAAADNI/tODih5EPDaQ/s1600/t-50-golden-eagle.jpg E pelo andar da carruagem, e bem possivel que o Chile e/ou a Colombia venham a aquirir os F-35 e um futuro nao muito distante. Mas nao tem problema nao, a nossa FAB tem um montao de F-5 (combat ready) para enfrentar… Read more »

Marcos

Nessas alturas merecemos o B.747, que já podemos chamar carinhosamente de Aerobú.

Marcos

Tadeu:

Foge um pouco os objetivos do site, que é tratar da área de defesa, mas não posso deixar de dizer que realmente acredito que o Brasil esteja indo para um caminho não muito bom. Dia a dia os alicerces da democracia vem sendo golpeados.

Mauricio R.

“E o J-20, o Stealth Delta/Canard? Desistiram?”

Pode ser que sim, mas tb pode ser que não, tdo depende de arrumarem as turbinas adequadas, ao monstrengo.
Ocorre que esse F-60, tendo o tamanho um tanto menor, poderia usar a motorização disponível hoje e que no J-20 não está ajudando nada.

Nick

Caro Mauricio R

Acredito que existe espaço tanto para o J-20, como esse F-60. J-20 poderia ser destacada para esquadrões de caça-bombardeiros, e o J-20, substituir os J-11 no futuro. Ou até antes, vai saber.

[]’s

Nick

corrigindo : F-60 substituindo os J-11.

[]’s

Control

Senhores A China é um dos poucos países que tem um projeto de país, planejou seu futuro e vem executando os planos. Estabeleceu como objetivo voltar a ser o grande império que fora no passado e segue firme rumo a este objetivo. Daí o programa espacial, o investimento na formação de uma marinha poderosa, uma força aérea bem equipada, etc. Os chineses não esquecem as humilhações que sofreram no século XIX e XX com os ocidentais e japoneses e para eles praticamente nada é pior que perder a face, passar vergonha pela própria incapacidade. Isto sem contar que, dada a… Read more »

Tadeu Mendes

Control,

O Brasil ja teve um projeto de Estado. Os militares tiraram o Brasil da condicao de sociedade pre-industrial/pastoral, e o impulsionarm para o patamar de economia industrial e de servicos.

Eles montaram a infraestrutura que tirou o Brasil do bloco terceiro mundista. Foram os que mais investiram em Ciencia, Tecnologia e Educacao.

Mas os anarquistas estao destruindo tudo. Se nao fosse pela iniciativa privada o Brasil ja seria outra Cuba da vida.