domingo, novembro 28, 2021

Gripen para o Brasil

Helibras atrai fornecedor para o Sul de Minas

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Quinze fornecedores brasileiros de peças e serviços aero-estruturais foram confirmados pela Helibras, fabricante nacional de helicópteros, para a produção de 50 aeronaves modelo EC 725, destinadas às Forças Armadas do Brasil. Entre as empresas, estão quatro mineiras de Itajubá, no Sul do Estado, onde está instalada a fábrica da Helibras: RCS Usinagem de Precisão e Manutenção Ltda., Indústria e Comércio Unistil, Master Sensores e Equipamentos e GNS Indústria e Comércio.

A paulista Akaer, de São José dos Campos, especializada no desenvolvimento de aero-estruturas, já estuda a possibilidade de instalar uma unidade no interior de Minas para atender à produção das aeronaves militares. O CEO-presidente da empresa, César Augusto da Silva, adiantou que, até o final do ano, a empresa deverá ter cerca de 30 funcionários trabalhando em Itajubá. “Ainda estamos estudando onde vamos instalar a unidade. Pode ser no campus da universidade ou na própria Helibras”.

De acordo com Silva, o aumento da demanda por aeronaves foi visto como uma oportunidade de desenvolver a empresa, que já auxilia a fabricante de helicópteros em outros projetos. “Queremos desenvolver empresas de engenharia na cidade. Talvez aproveitemos os alunos como estagiários e os recém-formados. A proposta é capacitar as pessoas que moram lá, que têm permanência na região”, ressalta.

Atualmente, a Helibras finaliza três aparelhos sob o comando de funcionários brasileiros treinados na França, de onde são importados os primeiros protótipos. De acordo com a empresa, até 2014, a nacionalização do modelo militar EC 725 deve chegar a 50%.

FONTE: Hoje em dia

Colaborou: Augusto

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

O Gripen E vai igualar e, em muitos casos, ser melhor do que os atuais caças de quinta geração, afirma o Chefe da Força...

A Saab apresentou os seis primeiros Gripen E produzidos em série e que em breve ficarão prontos para a...
- Advertisement -
- Advertisement -