Helibras entrega mais um helicóptero EC725 do contrato firmado com o governo brasileiro

20

O modelo VIP, recebido pelo Grupo de Transporte Especial (GTE), é o primeiro de dois helicópteros produzidos para a FAB e que serão destinados ao transporte presidencial

 

Em cerimônia ocorrida hoje (18), em Brasília (DF), a Helibras entregou o EC725 – VIP, que faz parte do contrato assinado entre a empresa e o Ministério da Defesa para a produção de 50 novos helicópteros de grande porte destinados às Forças Armadas. Deste montante, dois foram reservados ao Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte da Presidência da República.

Além deste helicóptero VIP, a empresa está finalizando em suas novas instalações, em Itajubá (MG), três outros aparelhos sob o comando de funcionários brasileiros treinados na França. “Nosso objetivo é de que o índice de nacionalização chegue a 50%, o que deve acontecer até o ano de 2014. Consequentemente, contribuímos para o desenvolvimento da indústria nacional, uma vez que firmamos, até agora, contratos com 15 fornecedores brasileiros de peças e serviços”, afirma Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras.

Durante discurso na cerimônia de entrega do novo helicóptero, o ministro da Defesa Celso Amorim reafirmou as palavras de Marson e assegurou que é um papel do governo estimular a indústria do país. “Há uma preocupação fortíssima do Brasil, fortíssima da presidente da República, de que nós precisamos impulsionar a indústria nacional, em particular a indústria de defesa nacional pelo que ela representa diretamente ou pelo que ela representa como possibilidade de alavancar vários setores da indústria na área de tecnologia de ponta”, disse.

Para abarcar este grande contrato com as Forças Armadas, a Helibrás está prestes a inaugurar sua nova linha de produção em Itajubá (MG), na qual serão produzidos os helicópteros EC725 e também a versão civil da mesma aeronave, o EC225, utilizada no transporte entre o continente e as plataformas de exploração de petróleo em alto mar. Com isso, a empresa – subsidiária do grupo Eurocopter e única fabricante de helicópteros da América Latina – terá capacitação tecnológica para, em 10 anos, conceber, projetar e fabricar integralmente um helicóptero no Brasil, graças à transferência de tecnologia resultante do programa de expansão desenvolvido para esta nova unidade.

O contrato com as Forças Armadas, assinado em 2008, permitiu, ainda, a qualificação da mão de obra local. A Helibras contratou e capacitou, desde então, mais de 400 empregados, com enfase para engenheiros e mecânicos. Destes, aproximadamente 100 receberam treinamento da Eurocopter na França, por períodos de até um ano.

FOTO: Helibras

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

– Morinzinho…
– Diga presidenta…
– Os helicópteros para a gente, digo, pr´aquele grupo que nos serve, já foram entregues?
– Sim, devidamente entregues!
– E tem banco de couro?
– Um brinco dona presidenta! Um brinco! Até tv de plasma e internet full-mega-power! Nem o Air-force-one tem uma conexão tão rápida!!!
– Bom, sabe como é né…a crise financeira internacional…essas coisas…acho que não vamos poder continuar bancando helicóptero pra meia dúzia de generais brincarem de guerrinha…
– Sim, exatamente dona presidenta!

Ozawa

Pa-lha-ça-da ! Pa-lha-ça-da ! Pa-lha-ça-da ! E o Comandante da Aeronáutica participando disso ! E com champangne ! Mesmo como cargo político, representação tem limite ! E o limite é quando invade a fronteira da dignidade ! A FAB pra essa gente é isso ? Como vários já disseram por aqui: a empresa aérea de transporte oficial dos ___________ ! Tão achando grande coisa ?! A caça ! Uma Força Aérea só tem sentido pra isso: caça ! Os demais meios da Força, com todo respeito, são auxílio, apoio ! A FAB hoje é só as asas ! O Sabre… Read more »

Augusto

Sou a favor do contrato dos EC-725, mas as unidades do GTE deveriam estar entre as últimas entregues. Isso nos dá o tom de como o Governo Federal encara a defesa do Estado Brasileiro.

Como está, a coisa toda como disse nosso amigo, é uma palhaçada.

Lembrando que a segunda unidade para a presidência será entregue, segundo o cronograma, já no ano que vem.

Augusto

E o Saito… lamentável. Abre o olho, japa!

Vader

Vassouracóptero, kkkkkk… 🙂

Vader

Quanto ao Saito: só não digo “pede pra sair” porque, como provou Nelson Jobim, a “presidenta” conseguirá se superar e nomear alguém ainda pior para o cargo.

Nick

Realmente temos duas FABs: A VIP 1ª classe (GTE) e o resto(Sucatas modernizadas).

[]’s

Giordani RS

Se voces acharam isso revoltante, não leiam a notícia pela ótica do G1…e se mesmo assim tiverem coragem, não, por favor, pela saúde mental do amigos, não leiam os cometários…

O saito não tá nem aí. Ele está indo para a reserva dentro de pouquíssimo tempo. O governo faz de conta que tem uma força aérea e ele faz de conta que comanda uma força aérea…só isso.

paulorhd

Bom dia a Todos. Recebi este email, e não sei de sua verdade, por isso estou postando aqui , pedindo opnião sobre a veracidade dos fatos. Se alguem viu alguem viu alguma coisa sobre o assuinto , por vafor comente. Obrigado a todos , um grande abraço O TROCO DO PARAGUAY! Os Estados Unidos vieram ao Paraguai e comprovaram que tudo que foi feito está totalmente de conformidade com a Constituição do Paraguai. O Paraguai não perdeu tempo! Vai entrar para a área de influência dos USA comercialmente, e além disso, deverá permitir que os americanos instalem uma base militar… Read more »

paulorhd

pessoal desculpe os erros de portugues , mas estou com problema no teclado.

AlexJ

Se quiserem pirar de vez, leiam a matéria no link abaixo.
Deus do céu !!!!..

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1122355-chavez-anuncia-fundo-para-alavancar-vendas-ao-mercosul.shtml

Mauricio R.

O problema não está nos helicópteros vips, mas no negócio, China PRC e Coréia do Sul já mostraram cabalmente como se deve tratar a Eurocopter e obter o que se deseja deles, o Brasil não o faz pq é mto otário!!!

jura_gol

Tomara que esta P…… caia no primeiro vôo com aquela FDP dentro e seus comandados juntos. Tô de saco cheio de ver este bando de corruptos se esbaldando com meu dinheiro e de todos os brasileiros, se eu colocar tudo que sei neste post eu sei onde vai respingar, então deixa assim agente fica aqui discutindo e sonhando enquanto a ex-presidiaria vai passear de brinquedinho novo.

marciomacedo

Os Super Pumas então em uso pelo GTE vão para onde?

Giordani RS

“Mauricio R. disse:
19 de julho de 2012 às 10:54
O problema não está nos helicópteros vips, mas no negócio, China PRC e Coréia do Sul já mostraram cabalmente como se deve tratar a Eurocopter e obter o que se deseja deles, o Brasil não o faz pq é mto otário!!!”

Otário nada, ou tu acha que custear reeleição custa barato?

Mauricio R.

“Os Super Pumas então em uso pelo GTE vão para onde?”

Poderiam ir de preferência, p/ a lata de lixo mais próxima.

asbueno

Compras caras, como colocou o Giordani RS, são um modo de fazer caixa. Simples assim. E talvez não seja nem uma opção para o fornecedor mas uma imposição do comprador. Uma parte do sobrepreço “volta”.

Optimus

A FAB realmente se conformou com sua posição de Força Aérea de Transporte VIP e show aéreo (Fumaça)…

Lamentável para uma Força nascida e forjada nos campos de batalha aéreos da 2ª Guerra Mundial!

Sds.

Mauricio R.

Tchibum!!!

(http://www.flightglobal.com/news/articles/AAIB-suggests-manufacturing-defect-as-cause-of-EC225-ditching-374537/)

Mas e aí, até qndo vcs vão esconder esse papo de “decepar filtro”, dos nossos maravilhosos helicópteros franceses???

[…] Helibras entrega mais um helicóptero EC725 do contrato firmado com o governo brasileiro COMPARTILHE:FacebookLinkedInTwitterOrkutPDF Tagged with: GTE • Helibras  […]