CEO da Saab diz que Gripen E/F será pelo menos 10% mais barato que o C/D

2

Segundo notícias da feira aérea internacional de Farnborough trazidas pelo blog “Show Scout” do site Aviation News, os compradores do novo Gripen E/F vão conseguir um desconto percentual de dois dígitos em relação ao custo do predecessor, o Gripen C/D. A afirmação foi feita no evento nesta terça-feira pelo CEO da Saab,  Hakan Buskhe.

Buskhe disse também que o caça vai oferecer também um incremento de 25% em capacidades. Segundo o executivo, essa queda de preço e acréscimo de capacidades se trata de uma especialidade da Saab, já que o Gripen C/D custou menos que seu próprio predecessor, o Gripen A/B, enquanto oferece um incremento de 20% em capacidades. Ele ainda acrescentou, explicando: “Se você faz isso com carros, por que não com caças?”. Há intenção do Governo Sueco em adquirir 80 caças Gripen E/F, antes chamados de Gripen NG pela Saab. A Suíça também pré-selecionou o caça para uma possível compra de 22 aeronaves.

Buskhe ligou a política de preços da Saab à sua necessidade de competir globalmente, acrescentando que apenas 20% da reserva de encomendas (backlog) da Saab é na Suécia. A empresa emprega 3.000 engenheiros fora do país, disse o executivo. Numa aparente referência a empresas que podem se apoiar em generosas encomendas de seus próprios governos, Buskhe disse: “Não é difícil construir algo se você tem uma tonelada de dinheiro.” Ele acrescentou que a Saab espera atingir um ligeiro aumento de vendas neste ano, em relação ao ano passado.

FONTE: Defense News (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTOS: Saab

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.