quarta-feira, abril 21, 2021

Gripen para o Brasil

‘Desafio Poder Aéreo’ 106

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Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

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Giordani RS

Dom Robert sempre nos brindando!
Cara, vou chutar, pela deriva acho que é um CA-12 Boomerang, usados pela austrália, produzidos localmente.
Página 152 do livreto CAÇAS dos Aliados da II Guerra Mundial.

Ozawa

Rapaz… Se isso fosse um serviço de inteligência na IIGM tentando decifrar uma foto dos nossos ‘infiltrados’ távamos fritos ! Senhores, nosso agente ‘RFS’ conseguiu essa foto…, decifrem…

Bem, é uma mistura de trem de pouso de ‘Mustang’, com carlinga de ‘Thunderbolt’, versão B, e deriva de…, hummm…, ‘Hurricane’…

Não encontro nada semelhante em meus arquivos, senhor…

Tá, vou chutar também, um MS. 406 Saulnier, o primeiro monoplano da França, mas não o tenho com o trem estendido para comparar com a foto, e a deriva não é boleada.

aldoghisolfi

POSITIVO PARA GIORDANI RS.

CAC-CA-12 BOOMERANG.

shipbuildingbr

Avião

Roberto F Santana

Prezado Giordani RS,

Parabéns!

Vader

De fato, que mistureba isso aí…

Mauricio R.

Cheguei a pensar no “Hurricane”, mas aí o motor radial no meio da foto, sugeria ser o P-36.

Giordani RS

O Boomerang nasceu da dificuldade de obter aparelhos modernos, a Austrália decidiu produzir os seus próprios, usando o maior número possível de peças do Wirraway (a quem viria a substituir – http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQTMB98no1Q-uDPuglY8bTrRczeql6alfGEUGEit5FHzoGq_qar ), com um motor mais potente, produzido sob licença. Concebido em 1940, o primeiro modelo voou em 1942, usando os materiais disponíveis, inclusive uma estrutura parcialmente feita de madeira. Apesar de inferior aos desenhos japoneses, foi muito usado em combate, a sua produção, de 250 aparelhos, continuou até 1945. Especificações Fabricante: Commonwealth Aircraft Corporation, Australia Modelo: CA-12 (posteriormente, Boomerang Mk I) Características: Monoposto, monoplano de asa baixa, monomotor… Read more »

Mauricio R.

Interessante escolha, da mesma forma que o “Wirraway” era derivado do NA-16/BT-9, ao invés de concebrem um avião de caça “do zero”, poderiam tb ter fabricado o NA-50.

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