F-X2: adiamento até dezembro de 2012 (será?)

3

O governo brasileiro postergou a escolha do vencedor do programa F-X2 para até 31 de dezembro de 2012, mesmo após repetidas declarações de que a decisão seria anunciada até o meio do ano.

Paralelamente ele solicitou aos ofertantes que mantenham suas propostas até o final deste ano. O governo atribuiu às condições econômicas globais desfavoráveis e ao baixo crescimento do país como causas principais do adiamento.

Informações de repórteres locais informam que a presidente Dilma Rousseff manteve conversas com o seu colega francês François Hollande durante a recente conferência da ONU Rio +20 sobre uma nova proposta da Dassault.

Valores altos de aquisição e manutenção continuam sendo os principais entraves para que um acordo seja fechado, segundo algumas fontes informaram e uma nova proposta deve ser o ponto de partida quando a presidente e o ministro da defesa, Celso Amorim, visitarem a França no final do mês.

Altos membros da Força Aérea Brasileira demonstraram preocupação sobre um novo adiamento, cujo programa inicial deveria ter escolhido um caça em 2000. Possivelmente, no ano que vem deverá acontecer a retirada de serviço dos 12 caças Dassault Mirage 2000C/B adquiridos pela FAB em 2005 para preencher a lacuna com o cancelamento do programa original, F-X.

Além do Rafale, o Boeing F/A-18E/F Super Hornet e o Saab Gripen continuam na disputa.

FONTE: Flight Global

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

COLABOROU: Justin Case

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

Como já disse várias vezes: o tempo de fazer a compra já passou. Até outubro o GF (ou pelo menos grande parte dele) vai estar voltado para as eleições municipais. Depois, quando a crise econômica estiver ainda mais forte Brasil, vai ficar muito difícil anunciar uma compra bilionária de armamento. A “base aliada” do GF, cada vez mais sedenta por verbas, não vai aceitar tal compra quando por outro lado o GF tenta reduzir gastos. E Dilma e companhia, reféns do “pacto de governabilidade” inventado na gestão anterior, não vão querer se indispor. De mais a mais, se a preocupação… Read more »

Nick

Nenhuma desculpa cola mais essa é a verdade. Não querem anunciar, porque não querem.

A razão me parece óbvia: Custo político de se anunciar US$bilhões com a opção mais cara. E quando for Dezembro de 2012, esse custo político vai continuar, então é NADA mesmo.

[]’s

Almeida

O Brasil é um circo e os palhaços somos nós!