Saiba mais sobre o emprego do caça A-29 Super Tucano, utilizado pela FAB nas fronteiras

O caça A-29 Super Tucano foi desenvolvido pela EMBRAER a partir de requisitos elaborados pela Força Aérea Brasileira (FAB), que hoje opera o avião em quatro unidades, três deles localizados na região de fronteira: Esquadrão Escorpião (1º/3º GAV), em Boa Vista, Esquadrão Grifo (2º/3º GAV), em Porto Velho, Esquadrão Flecha (3º/3º GAV), em Campo Grande, e Esquadrão Joker (2º/5º GAV), em Natal. Em 2009, a aeronave foi a primeira a realizar, após a aprovação da Lei do Tiro de Destruição, o procedimento de tiro de aviso contra aeronave que descumpriu determinações da Defesa Aérea e que estava envolvida com o tráfico de drogas.

O Super Tucano foi projetado especificamente para missões de contra-insurgência e atualmente é empregado por seis forças aéreas, entre elas o Brasil. A aeronave demonstrou ser extremamente capacitada para as missões de suporte aéreo leve e ajudou o governo colombiano a combater as forças revolucionárias daquele país (FARC), além de iniciativas contra atividades ilegais em outros países. As mais de 150 aeronaves em operação no mundo acumularam 130 mil horas de voo, incluindo mais de 18 mil horas de combate sem nenhuma perda.

FONTE / VÍDEO: FAB

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Sem querer ser preciosista e já sendo, mas no início do vídeo a FAB esquece de citar como fazendo parte dos armamentos do A-29 os “foguetes”.
Cita apenas as bombas, os mísseis e as metralhadoras.

Vader

Belo vídeo do futuro caça de superioridade aérea do Brasil.

Giordani RS

Ultimamente a FAB tem confeccionado uma gama muito maior de vídeos do que nos últimos anos…ou o responsável está de férias ou é uma nova mentalidade…mas infelizmente é bem o vader disse, futuro caça de superioridade aérea da Futura guarda aérea nacional…

Guilherme Poggio

O vídeo é muito bom, mas o portunhol é de doer nos ouvidos.

tiagobap

Bela máquina!

helder junior

Vader eu perdi a esperanças no FX-2 mas só existe uma coisa pra eles escolherem! Pressão do povo o que eu tenho em mente é fazer uma coisa para varias pessoas assinarem e enviarem para a senhora ”presidente”
Não é uma idéia má poderiamos usar uma pagina no facebook chamada Profissão militar pra ajudar a divulgar pra galera assinar!
Mesmo com tudo isso não sei se daria certo ainda mas sera que vale a pena tentar?

Giordani RS

“helder junior disse:
4 de julho de 2012 às 0:31”

“É preciso impor a si mesmo algumas metas para se ter a coragem de alcançá-las.” (Benito Mussolini)

Cara,
Neste país para fazer uma greve geral ou coisa parecida, para protestar contra o abusivo preço dos combustíveis, a corrupção e safadeza dos políticos e de outras coisas mais que atormentam a nação, não se consegue nem meia dúzia de gatos pingados, mas sugere um pagodinho, um carnavalzinho pra tu ver…vão milhares! Para-se a nação por causa de carnaval e futebol!

Edgar

Eu inclusive já propus aqui que a solução do FX-2 seria mandar nossos A-29 pro PAMA e mandar a galera instalar um GE F414 no cabide central de cada um 😀

Edgar

Poderíamos até batizá-lo de “Hiper Tucano” ou “Afterburning Tucano”, nosso “F-29” 😀

helder junior

Giordani RS disse:

Você tambem pode alcançar a imortalidade!
BASTA FAZER APENAS UMA COISA NOTAVEL!

ricmoriah

O lema do F-29 é: do pó veio, ao pó retornarás!!! Manda bala nesses cocaleiros desgraçados!!!