Piloto de caça da FAB é afastado após vidraças quebradas

23

O piloto da Aeronáutica responsável pela quebra de vidraças em prédios públicos na Praça dos Três Poderes está temporariamente afastado das atividades aéreas, passará por uma avaliação operacional e poderá sofrer sanções.

O acidente aconteceu no último domingo, na cerimônia da troca da bandeira e na comemoração dos 70 anos da Esquadrilha da Fumaça. Uma das aeronaves F-2000 ultrapassou a velocidade adequada, atingindo 1.100 Km/h, e o deslocamento de massa de ar rompeu vidradas do Supremo Tribunal Federal, do Congresso e do Palácio do Planalto.

A Aeronáutica informa que está apurando todas as circustâncias do incidente, mas assegura que os sobrevoos ocorreram em altitudes dentro das margens de segurança e que não teria havido risco de acidente com as aeronaves. As instituições afetadas terão os danos reparados pela Aeronáutica.

O vídeo abaixo mostra o momento em que os caças fazem o sobrevoo e as vidraças são estilhaçadas pela onda de choque provocada pela ultrapassagem da barreira do som pelos jatos.*

FONTE: Folha de São Paulo

*NOTA DO EDITOR 1: o jornal tem certeza de que o jato ultrapassou a barreira do som?

NOTA DO EDITOR 2: se está assegurado que “os sobrevoos ocorreram em altitudes dentro das margens de segurança”, qual a razão de afastar o piloto e, eventualmente, aplicar sanções, se ele voou dentro dessas margens? Satisfação à opinião pública ou procedimento de rotina?

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joyceandmarco

Se tornaram Hérois nacionais! nunca mais serao esquecidos!

Guilherme Poggio

É. Infelizmente aconteceu aquilo que eu esperava.

Sobrou para o mais fraco dessa história.

Marcos

Está afastado temporariamente. Procedimento normal até conclusão do inquerimento. Só!

Passo a régua no assunto.

Mauricio R.

Qnto a “Nota do Editor 2”: Excesso de zelo.

Giordani RS

Pedra cantada essa…só para satisfazer os apreciadores de bbb e afins…

Festival de bobagem o que o pseudorepórter escreveu. Foi o de sempre. Escrevem sem ao menos saber o que estão escrevendo, tudo para ir embora mais cedo. Custava acessar o “gugou” e pesquisar sobre a velocidade do som? Mas pra que né…

interessante, o cara rouba, forja contrato, superfatura, põe dinheiro na cueca, faz negócios com bandidos e outras coisas mais, mas não é afastado…?????

Vader

Por essas e outras que esse país tem que ser atirado na privada e alguém puxar a cordinha…

Corsario137

Isso é pra dar um cala-boca nos ofendidos.

O pior é que nem assim a imprensa “não especializada” fala da obsolência dos Mirage, do adiamento eterno do programa FX, do estado de penúria dos meios de defesa aérea.

O noticiário é raso como uma poça d’água.

Tadeu Mendes

Eu acho que foi consequencia das ondas sonoras ricocheteando entre o chao e o teto da varanda. A arquitetura desse edificio e muito peculiar.

Foi como um eco, ou seja, as vidracas receberam as ondas sonoras debaixo para cima e o eco de cima para baixo.

Caso contrario, outros edificios seriam afetados tambem, mas nao foi o que aconteceu.

Requena

Esse governo é uma piada.

Fernando "Nunão" De Martini

Tadeu,

O Palácio do Planalto também teve vidros trincados.

(se bem que, para essa teoria arquitetônica que vc apresentou e na qual sou um leigo absoluto, capaz que o Planalto funcione também)

joseboscojr

Se passou na AFA pra ser piloto de caça supersônico vai passar fácil no concurso pra piloto de elevador (acessorista) no “monte olimpo”, ops, no STF.
Com a vantagem de ganhar 3 x mais e ainda por cima não passar de 40 pés de altitude.

Tadeu Mendes

Fernando “Nunao” De Martini, Confere para mim e veja se o Palacio do Planalto tem o mesmo vao no teto. Os tetos me parecem bem grandes (no caso do STJ), e acho que o do palacio do planalto segue a mesma linha arquitetonica. No video se ve que existe um edificio enorme la na frente, bem mais alto e robusto, mas parece que nao sofreu nenhuma dano. Quando visitei Brasilia (1984), aquele edificio de vidros azulados nao existia. Eu nao sou nenhum perito em Fisica , mas pensei logo em ressonancia acustica. Nao sei se este seria o fator causante.… Read more »

joseboscojr

Aquele prédio azul é da Procuradoria Geral da República e existe a não mais que 5 anos.

joseboscojr

O caça vem do norte para o sul, o que o faz passar primeiro sobre o Palácio do Planalto, atravessa a Praça dos 3 poderes, passando em frente ao CN, sobrevoa o STF e depois passa ao lado da Procuradoria (prédio azul redondo). A frende do STF fica voltada para o norte, enquanto a frente do Palácio do Planalto fica voltado para o sul e a do CN fica voltado para o oeste. Levando-se em conta que a onda sonora (ou a massa de ar) estilhaçou a fachada do STF, é de se esperar que tenha havido algum dano na… Read more »

Vader

Assistindo o vídeo em câmera lenta percebi que quase em cima do STF o piloto dá uma ligadinha no PC. Será que pode ter a ver?

Também acredito mais em ressonância.

Giordani RS

E segue o festival de bobagens…agora de manhã, ouvindo a rádio bandeirantes, os filhotes do boechat, regujitaram palpites e bobagens…mas nenhuma linha sobre a obsolência do equipamento…nenhuma…preferiram ficar falando de passagens baixas na f´romula indy…
Go to hell!!!

RA5_Vigilante

Senhores

Vidro é um material que não é adequado para esforços de flexão. A pressão sonora (causando esforços de flexão não previstos) é que foi a causa dos vidros quebrados. O conceito de ressonância (relacionada com a frequencia natural do material) é bem diferente.

A explicação do Justin já é bastante coerente, juntamente com a questão da marquise, colocada por Gilberto.

Ozawa

Ele não está sendo ‘punido’ pela altitude, mas sim pela atitude…, e só.

Tadeu Mendes

RA5-Vigilante, Por que essa mesma “pressao sonora” nao afetou os vidros do edificio da Procuradoria Geral da Nacao, sendo que o mesmo estava na trajetoria dos Mirage logo a frente??? Tambem pude constatar que o teto do Palacio do Planalto (o que o Gilberto chama corretamente de marquise) e cujos vidros tambem sofreram danos, possui a marquise com as mesmas dimensoes das do STJ. Ou o problema aqui e a arquitetura dos edificios mencionados, e a consequente reverberacao acustica nos vidros, ou eu ainda insistiria na resonancia acustica do material (vidros), que corresponderiam a pelo menos, a uma das varias… Read more »

Tadeu Mendes

Apenas uma observAcao:

Me lembro que ha algum tempo atras, um bando de anarquistas do MST quebraram os vidros do Palacio do Planalto a base de porretes e ponta pes.

Sera que ssa corja tambem foi punida, ou por serem cumpanheros do Lula, todos foram exonerados de culpa pelos danos causados ao patrimonio publico???

Se eu fosse o Oficial do Dia encarregado da guarnicao do Palacio naquela ocasiao, a coisa iria terminar bem diferente.

RA5_Vigilante

Prezado Tadeu 1) Conceito de pressão sonora (sem aspas): *ttp://www.engineeringtoolbox.com/sound-pressure-d_711.html 2) Ressonância: In physics, resonance is the tendency of a system to oscillate at a greater amplitude at some frequencies than at others. These are known as the system’s resonant frequencies (or resonance frequencies). At these frequencies, even small PERIODIC DRIVING FORCES can produce large amplitude oscillations, because the system stores vibrational energy. *ttp://en.wikipedia.org/wiki/Resonance Repetindo: PERIÓDICO. A quebra se deu logo após a passagem da 1a. onda de pressão (pode fazer uma aproximação para pulso), a onda não se repetiu até o colapso. Exemplo de resonância: *ttp://www.youtube.com/watch?v=uWoiMMLIvco Veja no video… Read more »

Tadeu Mendes

Prezado RA5-Vigilante, Obrigado pelos esclarecimentos. Mas quando voce responde a minha pegunta dizendo: Condicoes de contorno diferentes, voce se refere a arquitetura especificamente falando, ou ao conjunto de fatores (altitude, velocidade, arranjao espacial dos edificios abaixo)??? Tentando responder a sua pergunta: quanta a possivel ressonancia, fiquei pensando na qualidade de vidros usados pelos pelos edificios da vizinhanca. Alguem tem dados sobre a velocidade dos Mirage na hora da passagem. Vou chutar: segundo o que vi no video, presumo que a aeronave estava a menos de 600 mph., mas o que me deixou curioso foi o fato de que os Mirage… Read more »

RA5_Vigilante

Prezado Tadeu

Sobre as condições de contorno:
Além dos fatores que vc citou, considere as dimensões das vidraças (vãos), forma de fixação, espessura. Tudo isso tem influência na forma de rompimento, assim como a qualidade como vc citou.

Saudações