OTAN condena ato inaceitável da Síria e respalda Turquia após ataque a avião

5

Primeiro-ministro turco admitiu que caça violou o espaço aéreo sírio, mas condenou medida extrema

O Conselho do Atlântico Norte da Otan considerou “inaceitável” a destruição de um avião de combate turco pela Síria e manifestou apoio e solidariedade a Ancara, afirmou o secretário-geral da Aliança, Anders Fogh Rasmussen.

— Consideramos este ato inaceitável e o condenamos nos termos mais enérgicos. Os Aliados expressaram seu forte apoio e solidariedade à Turquia — declarou Rasmussen, antes de afirmar que a Otan continua envolvida na questão.

Em Ancara, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, denunciou um “ato hostil” da Síria e um “ataque covarde” do regime de Bashar al-Assad, depois que um caça turco foi derrubado na sexta-feira pelo país vizinho.

— Não houve a mínima advertência, nem a mínima nota por parte da Síria. Atuaram sem fazer nada disto e depois afirmam, sem vergonha alguma, que são nossos amigos. É um ato hostil — disse o premier em um discurso no Parlamento.

Erdogan admitiu que o caça do país violou “momentaneamente” e “por engano” o espaço aéreo sírio, mas advertiu que a Turquia responderá com determinação a qualquer violação de sua fronteira por parte da Síria.

— As regras de compromisso do Exército turco mudaram a partir de agora. Qualquer elemento militar procedente da Síria que represente um risco e um perigo de segurança contra a fronteira turca será considerado um objetivo militar — advertiu.

FONTE: Zero Hora, com informações da AFP

FOTO: OTAN

Colaborou: Tiago Bap

NOTA DO EDITOR: segue abaixo nossa tradução da nota escrita (clique no link para acessar texto em inglês, assim como o áudio e a transcrição da coletiva de imprensa) divulgada pela OTAN hoje:

“O Conselho do Atlântico Norte se reuiniu a pedido da Turquia para realizar consultas no contexto do Artigo 4 do Tratado de Washington, que afirma que ‘as partes devem consultar todas as vezes em que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, independência política ou a segurança de qualquer uma das partes está ameaçada’. O Conselho do Atlântico Norte discutiu a derrubada de uma aeronave turca pela Síria. Nós consideramos esse ato inaceitável e o condenamos nos mais fortes termos.

Este é mais um exemplo do desprezo das autoridades sírias pelas normas internacionais, paz e segurança, e vida humana. Nossas preocupações nesse momento difícil são com o desaparecimento da tripulação turca, pelas suas famílias e entes queridos. Continuamos a seguir a situação de maneira próxima e com grande preocupação, e continuaremos a nos ocupar dos desenvolvimentos na fronteira sudeste da OTAN.

A segurança da Aliança é indivisível. Nós estamos ao lado da Turquia no espírito da forte solidariedade.”

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

É muita cara de pau mesmo. Invadem o espaço aéreo de outro país para espionar (se for mesmo um RF-4) e depois se dizem indignados com o abate. Aviso? A Síria não é o Brasil não Erdogan…

Os turcos adoram invadir o espaço aéreo da Grécia, em provocações por causa da ilha de Creta. Acharam que estava tudo bem em fazer o mesmo com a Síria…

Blind Man's Bluff

Estão usando a Turquia para invadir a Siria.

Giordani RS

Mas Clésio, quantas vezes a marinha soviética, os bombardeiros russos invadiram os espaços aéreos da OTAN e dos EUA? E nem por isso foram abatidos. Já a URSS…era faca na bota! Lembra quando um avião da USN se chocou no ar com um caça chinês?
Os sírios pensaram: é um jacto americano, fogo! Só que não era…

Clésio Luiz

Os americanos já passaram por aqui com uma versão do P-3, mas o assunto não chegou a virar manchete. Já na URSS, um KC-135R entrou várias vezes no espaço aéreo soviético no pacífico. Chegou uma hora que os russos disseram “chega” e mandaram derrubar. Justamente nessa vez era um 747 da KAL e mandaram ele pro chão, matando centenas de civis. Mas voltando a Síria, o fato de violações de espaço aéreo entre outros países geralmente terminar apenas em protestos na ONU não dá o direito da Turquia mandar uma caça de reconhecimento voar no litoral de um país que… Read more »

Black Hawk

eita que tenso…
um aviao invade um pais e se e derrubado e motivo pra mais problemas…
tipo e o mesmo q ter que pagar inenizaçao a um ladrao que tentou pular o muro da su casa pra roubar sua casa e se machucou…
e por isso q esse mundo nao vai pra frente!!
estranho!!
na epoca da URSS sempre acontecia de um aviao ser derrubado e nao dava em nada..
acho q e poruqe a urss era muito mais vida louca q os eua…