Segundo jornal espanhol, Venezuela teria fornecido caça F-16 ao Irã

21

O jornal espanhol ABC.es noticiou, com repercussão no israelense Haaretz.com, que o Irã vem testando pelo menos um caça F-16, a fim de calibrar os seus radares e familiarizar-se com suas capacidades antes de um possível ataque de Israel ou dos Estados Unidos, de acordo com uma agência de inteligência não-ocidental.

De acordo com um membro da Força Aérea Venezuelana que pediu sigilo, um caça F-16 foi enviado à Venezuela, desmontado e carregado em um Boeing 707. A documentação fornecida por uma terceira fonte inclui um acordo entre os dois países para o fornecimento de vários caças F-16, dentro da estreita relação militar entre Caracas e Teerã.

Nas fotos, o Ministro da Defesa do Irã com um F-16 venezuelano.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Naza

Já deve estar acontecendo fz tempo…

Por isso o Irã nao ta nem ai pros comentarios

Lay

Os primeiros ataques vão ter que ser de f-15i
O sufa vai ficar para depois que a superioridade aérea for alcançada
Tomara que nossa querida presidentA, se o ataque ocorrer, não cisme de dar opinião
Deixe este conflito para Israel e o Ira, não quero venda de armas embargadas para bananolandia.

Corsario 137

Calibrar radares?
E como se calibra um radar contra um HARM? E não seriam os F-15 os primeiros a chegar já que são caças de superioridade aérea e de mais longo alcance?

Vai ter radar funcionando quando os 16 chegarem? Essa é a pergunta.

Symon

Em troca oq o Irão forneceu?

Será que foi tecnologia Nuke?

Augusto

Venezuela ao meu ver é a unica ameaça da atualidade para nossa soberania, um líder instável que prega e apoia o terror e que alem de ter dinheiro esta se armando como nunca com equipamentos de ponta em todas as áreas da defesa, o BRASIL precisa abrir os olhos!

Nick

Esse tipo de ação da Venezuela, já justifica tranquilamente qualquer embargo que vem sendo feito, e venha a ser.

No mais, os parâmetros dos F-16 da Venezuela devem estar bem defasados aos de Israel. Se fosse um F-16 B60 ae sim a coisa seria séria.

[]’s

Requena

Esse Chávez fica procurando sarna pra se coçar.
Ainda vai acabar achando.

Giordani RS

Penso que a única utilidade de se enviar um F-16A/B para o irão é de os pilotos iranianos aprenderem como ele voa, como evitá-lo e como evadir-se, assim como os israelenses fizeram com o MiG-21, porque em termos de “calibração de radar” o tal jornalista se puxou, não tem nem sentido e se tiver, vão calibrar num radar do início dos Anos 80… Chaves está seguindo a cartilha do abobádo, gritando e esperneando, fazendo um escandalo contra os EUA, mas ele precisa mais dos EUA do que os EUA precisam dele…chavez grita, grita e grita…mas não corta o fornecimento de… Read more »

ricardo_recife

Os EUA já devem saber disto a tempos. Duvido que haja ataques aéreos ao Irã no curto prazo, somente em último caso e com o apoio maciço da Arábia Saudita e outros países do golfo. Mas muito provavelmente o primeiro ataque dos EUA e Israel seja com worms tipo Flame e StuxNet para incapacitar a defesa anti-aérea iraniana, depois mísseis, mísseis e mais mísseis. Destruída a estrutura do C4I aí começa a fase dos caças. Os F-16 somente atuariam quando o Irã já não tivesse radar, comunicações, controle, etc … Por isto usar o F-16 para calibrar radares é bobagem.… Read more »

Baschera

Dos originais 24 unidades compradas pela Venezuela (18 F-16A Block 15 e 6 F-16B Block 15) e recebidas apartir de 1983, três dos F-16A/B se perderam em acidentes (dois versão A e um versão B). Seu radar (Block 15) é um AN/APG 66 e mesmo não sendo mais uma pérola, dá para o gasto. Acredito que os iranianos podem, sim, aprender alguma coisa com ele. De resto, não há grandes informações que lhes possam ser úteis, já que o F-16 I (Soufa) de Israel é muito diferente e tem eletrônica embarcada em grande parte desenvolvida em Israel mesmo. Mas, agora,… Read more »

luis

Se a EMBRAER tivesse conseguido vender Super Tucanos para a Venezuela, seguramente, hoje, haveriam vários exemplares no Iran sofrendo engenharia reversa,

Vader

É, pois é, cade a canalhada vermelhuxa agora para condenar o “embargo” americano à venda de Super Tucanos ao Chavez???

Essa corja queria mesmo eram nossos STs sendo copiados pelos aiatolás.

Baschera

Não acredito….. até porque eles já são usuários do EMB-312 Tucano e nunca se soube que o clonaram.

O ST é um avião de ataque leve, COIN, e acredito que para eles não teria grande importância estratégica…..

Até porque, o ST nunca seria vendido ao Irã….. com aviônica israelense e o resto made in USA…. seria imposísível.

Sds.

Clésio Luiz

luis, o Irã comprou direto do Brasil dezenas de unidades do EMB-312 Tucano nos anos 80. Se for do interesse deles construir um derivado, estão com a faca e o queijo na mão.

Tadeu Mendes

Cada vez mais o Chavez vai subindo no ranking de posicoes da lista negra do Mossad.

A presenca iraniana na Venezuela e alarmante, e por essa razao e ja estao na mira da CIA, NSA e Homeland Security.

Corsario137

Caro Tadeu,

Nem CIA nem Mossad, quem vai dar cabo do Chavez é o câncer mesmo. Ele tem aí no máximo mais 2 anos dando graças a Deus. No tipo de câncer que ele tem a metástase é fatal. Ele tá tentando o que pode mas não vai longe.

Corsario137

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Gostemos ou não o Chavito é aliado do governo brasileiro, ou ao menos do Lula e do PT. Assim, acho improvável que eles tivessem enviado um super tucano ao Irã se os tivessem. A Venezuela precisa e muito do dinheiro e trânsito do Brasil para suas relações comerciais. Eles fizeram isso com os F16 porque é americano. Se fosse um ajudar por ajudar, sem avaliação política eles teriam enviado um Sukhoi ao Irã.

Tadeu Mendes

Caro Corsario137,

Na ausencia do Chavez, sera que esse movimento (bolivarianismo) sobrevivera aos tempos modernos??? Kkkkkkkkk…

luis

Clesio Luiz, quem comprou EMB 312 Tucano foi o Iraque e não o Irã.
Um abs, Luis.

Fernando "Nunão" De Martini

Luis, A venda de treinadores EMB-312 Tucano ao Irã deu pano pra manga até para lobby contra a Embraer na disputa do contrato do Super Tucano da USAF. É um assunto pouco falado, mas o link abaixo, por exemplo, traz até foto: http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2011/11/embraer-e-alvo-de-campanha-nos-eua.html A venda, em meados dos anos 80, também foi matéria da revista Asas número 30 (abril/maio de 2006), assinada por Tom Cooper, Farzad Bishop e Cláudio Lucchesi, referência que está numa citação que encontrei rapidinho no google (estou com preguiça de ir lá nas minhas prateleiras procurar a revista e confirmar, mas sei que ela está lá…).… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Venci a preguiça e fui lá ver. De fato, está lá, na página 62 do número 30 da citada revista.

Estimativas sobre a quantidade adquirida pelo Irã variam entre 24 e 50 Tucanos, segundo a matéria de quatro páginas, que inclui fotos e um desenho em três vistas, muito bom para modelistas interessados.