F-X2: qual seria o padrão de cores do próximo caça da FAB?

20

Dentre as propostas de pintura para a próxima aeronave de caça da FAB, o mais comum é ver um esquema cinza claro/verde atualmente empregado em boa parte das aeronaves do inventário atual.

O padrão cinza claro/verde pode ser visto nos aviões de caça e ataque F-5M, A-1, A-29 (e também em algumas aeronaves de transporte). Mas o F-2000 emprega um outro padrão com dois tons de cinza. Qual deles seria mais indicado para o futuro caça F-X2 (se é que vai sair algum dia)?

Bom, uma das opções propostas pela Saab está na maquete da foto acima, exposta no estande da empresa durante o Broa Fly-In. Ela emprega os dois tons de cinza em um padrão parecido com os atuais F-2000.

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Esse padrão de cores do Gripen E/F estaria de bom tamanho. Mas o mais importante seria incorporar o material MARE desenvolvito no DCTA.

Por outro lado, o próximo caça da FAB poderá ser o caça mais invisível jamais visto no mundo.

Faltam 6 dias.

[]’s

Nick

desenvolvito = desenvolvido.

[]’s

tplayer

A Saab entrega até com pintura personalizada, será que tem opcional de roda de liga-leve também?

Regi

Agora qualquer um pode comentar?

G-LOC

Dois A-Darter + dois Derby + duas Lizzard de 230kg = F-5EM.

Giordani RS

Segundo o Guia de Armas de Guerra CORES DA AVIAÇÃO(nova cultural, 1986) a camuflagem de Superioridade Aérea é aonde existe um certo consenso em relação as cores. Estudos britânicos da Década de 70 sugeriram que tons de cinza são mais eficientes, uma vez que algumas áreas refletem mais do que outras. Já a USAF no início optou pelo azul, mas estudos posteriores atestaram a pesquisa inglesa, tendo a USAF definida por tal e ao que parece a FAB segue o mesmo padrão. A curta distância as linhas de ambas as cores são totalmente perceptíveis, mas no ar elas se fundem,… Read more »

amigodolucena

Primeiro ante de tudo e de qualquer coisa é ter o avião,ai sim vamos às cores…Rsrs..

Livre-Pensador

As cores podem ser qualquer um desde que troquem a estrela das Forças Armadas pela do PT o caça pouco ou nada importa édisto que o lula gosta é isso que a dilma quer.

GUPPY

Off-Topic:

A Turquia acaba de solicitar uma reunião da OTAN para discutir o abate do seu Phantom pela Força Aérea Síria.

Marcos Vinícius

Gente ontem dia 23/06/12 , passaram alguns caças Mirage pela minha casa , aqui em Uberlandia MG , alguem tem informações do por que ?

Falken

A FAB deveria adotar o padrão digital camo nos novos caças nas cores da nossa fauna vegetal e não essas manchas atuais usadas.

housemaq

Imaginem só pessoal, nossos hangares vazios e cheios de latas de tinta…

Zé

Que importa a pintura?
Quando chega o avião ?

Corsario137

Nick,

Dá uma “nega” aí até 01/08. 01/07 é cruel demais pra nossa buRRocracia aPOcaLÍpTICA.

Tadeu Mendes

Bonito esquema de cores. Mas ainda bem que usaram o verbo to tempo correto: Verbo Ser apresentado na forma de SERIA, ou seja, futuro do preterito, sem a menor possibilidade de concretizacao.

Giordani RS

Seis dias…

helder junior

Contagem regressiva vamos ver ne giordani!!!!!!
EU VOTO PELO PADRÃO CINZA MESMO
E ALGUNS NAS CORES VERDES!

Fernando "Nunão" De Martini

“G-LOC disse: 24 de junho de 2012 às 10:54 Dois A-Darter + dois Derby + duas Lizzard de 230kg = F-5EM.” G-Loc, do que é visível, creio que faltou você somar os dois tanques externos sob as asas do Gripen E da foto. Com essas seis armas que vc citou e mais os tanques, a soma dificilmente daria um F-5EM, para o qual só sobraria o pilone central para um tanque externo. Não daria para levar dois tanques. A não ser que o F-5EM usasse pilones duplos para alguma arma, como na imagem aí do lado direito, da propaganda do… Read more »

alan bernini

Eu prefiro esse padrão em tons de cinza, é mais sóbrio… Nunca acreditei realmente na idéia de que esses padrões de pintura ajudam a camuflar a aeronave exceto pelo fato que os aviões que não recebiam nenhuma pintura refletiam o sol e entregavam sua posição mais facilmente.

Observador

Senhores,

Pouco importa o padrão de cores, pois seja qual for o adotado, este usará tinta invisível, igual ao avião da mulher-maravilha.

Inclusive, os caças já foram comprados e já estão nas pistas das bases aéreas, mas como são invisíveis, os pilotos da FAB nunca conseguiram encontrá-los.

Quem me contou foi o Señor Fuentes, o mesmo que contou para o jornalista Cláudio Humberto que a Boeing ofereceu um 747-8 para o GTE junto com os F-18 SH.