F-X2 pode ser assunto do encontro entre Dilma e Hollande

16

A presidente Dilma Rousseff terá às 13h desta quarta-feira o primeiro encontro com o presidente francês, François Hollande, que tomou posse em maio. O almoço, em um hotel da Barra da Tijuca, será o início da aproximação dos dois governos e, possivelmente, a retomada das negociações de compra de 36 caças da francesa Dassault para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Em sua primeira visita oficial ao Brasil, Hollande pretende agilizar as conversas de venda de aeronaves que foram interrompidas no ano passado, com o processo eleitoral francês. Diplomatas e ministros brasileiros evitam comentar sobre a questão dos caças, mas interlocutores de Hollande deixam claro que o presidente francês está empenhado em retomar a conversa.

O Itamaraty divulgou que o encontro dos dois presidente na Rio+20 vai priorizar a discussão sobre a sustentabilidade, mas a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius, criou uma expectativa para o reinício, ao menos por parte do país europeu, de recomeço das negociações dos caças.

Marco Aurélio Garcia, assessor de Assuntos Internacionais, afirmou que a agenda do encontro de Dilma e Hollande é “vastíssima” e discordou que o tema será a retomada da discussão sobre os caças. Em tom de brincadeira, ele disse que a imprensa aborda o assunto porque quer “guerra”. Garcia, no entanto, admitiu que “a vida é sempre um recomeço”.

Além de Garcia, também participam do encontro dos dois chefes de Estado a ministra francesa Nicole Bricq (Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia) e os ministros brasileiros Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente).

FONTE: OESP

NOTA DO EDITOR: o Poder Aéreo informa que faltam dez dias para o término do semestre.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Hollande está interessado somente em pressionar os alemães e p/ tanto quer o apoio do Brasil.
Trouxa de nós, se entrarmos nessa.
Qnto a Le Jaca, o interesse é em manter empregos franceses, de e para franceses, na França; nada mais.
Assim como ocorre a mais de 30 anos, c/ os helicópteros da Eurocopter.
O jato mequetrefe francês, deveria ser portanto definitivamente descartado.
A Franaça não tem nada a nos oferecer, que suecos e americanos não possam faze-lo, melhor.

asbueno

Não é estranho haver uma conversa sobre compra de aeronaves de combate e o Ministro da Defesa não estar presente?

Nick

Caro asbueno,

E por falar em Ministro da Defesa, por onde andará o dito cujo? 🙂

Sobre a nota, vamos ver se vai mais blá-blá-blá, ou teremos um anúncio oficial.

[]’s

PS: Faltam 10 dias.

asbueno

Irá Hollande partir do ponto onde “paramos” ou realizar nova proposta, aumentando ainda mais o “drag”?

asbueno

Nick, quanto a presença do cujo dito, não sei se ela é maléfica ou benéfica!

Mauricio R.

O MD não decide nada é somente “pau mandado”, não faz falta.

asbueno

Com certeza Mauricio R., e isso só mostra o quanto a coisa está errada.

aldoghisolfi

Nada de positivo vai acontecer em termos de FX2.
A ideologia instalada não tem interesse em FFAA armadas, positivas e atuantes; tudo o que ela faz é no sentido da desmoralizaçao das FFAA, que, inexplicavelmente!, estão impotentes e de rédeas muito curtas. Nada acontecerá que não esteja de acordo com a planejada demissão de cidadania. Um dia, apesar dos votantes mendigos institucionalizados haveremos de despachar essa gente toda…

Mauricio R.

Enquanto isso na América Latina bolivariana…

“All 12 of the South African Cheetah supersonic fighters sold to Ecuador have successfully completed their test flights and are now ready for deployment by the Ecuadorian air force.”

(http://www.defense-aerospace.com/article-view/release/136149/denel-delivers-final-cheetahs-to-ecuador.html)

asbueno

O almoço com o companheiro Hollande já aconteceu.
Teremos em breve algum declaração?

Ozawa

“O governo brasileiro tem uma agenda de cooperação com a França vastíssima — disse Marco Aurélio Garcia, que acredita que as negociações podem avançar — Sim, uma hora vai ter (que recomeçar as negociações). A vida é um eterno recomeço. Vocês estão doidos para que a gente entre numa guerra né? — completou o ministro brasileiro.” Depois de uma declaração debochada e evasiva de um Assessor “Especial” da Presidência, Sr. Marco A. (DE ASQUEROSO) Garcia…, o que esperar dessa gente sobre suas intenções quanto à Defesa (Aérea) no país ? Por essa gente esse dinheiro seria canalizado para reeleição perpétua… Read more »

asbueno

Apoiado Ozawa.

Lembrando que, além da Defesa, eles debocham da educação, saúde, habitação …

Observador

Senhores: Mais blá-blá-blá. Lembrem sempre: gastar dinheiro com Defesa não dá voto. A catrefa política está mais preocupada é com a paralisação da eonomia brasileira, com o julgamento do Mensalão, com as eleições municipais, com o PAC, com Rio + 20, com a Copa… Caro Ozawa: Por isto que invadir o Brasil é fácil. E mantê-lo também. É só o Invasor colocar nossa classe política toda no paredão e fazer a faxina. Vai ter gente aplaudindo. Deve ser por isto que o GTE tem aparelhos que são a nata da aviação civil. Porque a esculhama quer uma garantia de que… Read more »

DrCockroach

“Para o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, a decisão sobre esse tema pode demorar.

“[A decisão sobre o tema] não está em um horizonte próximo…”

http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2012/06/20/rio20-crise-economica-internacional-e-venda-de-cacas-dominam-almoco-de-dilma-com-hollande.htm

[]s!
P.S.: %*#*@&^#(!(@!#&^# *)!(#^)!# &*^#(!*& !!!!

DrCockroach

O Brasil estah tranquilo em termos de financas p/ concluir o FX-2. A conclusao tb movimenta um parte da ind. do setor e irah gerar empregos (com muita diferenca de grau, dependendo do escolhido). Com o nosso setor ind. de manufaturas e tecnologico definhando, concluir o FX-2 eh bem melhor do que distribuir presentes aos amigos (empresas) da corte. Mas parece que a Dilma, o Mantega e o Pimentel nao veem assim. Mesmo que todo processo seja correto no andar de cima, e nenhuma das tres empresas use malas pretas mesmo que solicitadas (!?), existem prefeitos/vereadores, deputados estaduais/federais, e senadores… Read more »

Giordani RS

9…