Em parceria com empresa, FAB nacionaliza carga útil de foguete VSB-30

5

O Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) visitaram (15/06) as instalações da Empresa Orbital Engenharia, em São José dos Campos (SP), com o intuito de conhecer o primeiro protótipo da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), carga útil desenvolvida por meio de parceria com a empresa, como parte dos projetos em desenvolvimento para a nacionalização de um foguete completo voltado para pesquisas em microgravidade.

A partir deste protótipo o IAE iniciará um conjunto de testes na PSM com o intuito de aprovação do projeto e desenvolvimento de um modelo para voos de certificação para operação no Programa Brasileiro de Microgravidade.

Atualmente o Brasil utiliza nos seus experimentos em microgravidade carga útil desenvolvida pela agência espacial alemã (DLR), que é integrada ao foguete brasileiro VSB-30. Após os futuros testes e certificações exigidas, o país contará com um foguete para experimentos em ambiente de microgravidade totalmente brasileiro.

O projeto da PSM, subvencionado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e desenvolvido pelo IAE em conjunto com a Empresa Orbital Engenharia, vem sendo desenvolvido a cinco anos utilizando-se os mais modernos sistemas de controle de voo e de gerenciamento de veículo, aliados a baixo custo de produção e irrestrita oferta de seus componentes no mercado mundial.

FONTE: ACS/DCTA

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Espero que esta parceria tenha sido estabelecida, através de concorrência pública.
Me engana, que eu gosto.

Marcos

Aquela parte em amarelo na imagem é onde eles colocam o dinheiro para mandar para o espaço?

Um negócio que ia fazer bastante sucesso seria a criação de um Banco Espacial: ao invés de mandar o dinheiro para um paraíso fiscal, sempre sujeito a alguma lei local, confisco, etc, mandaríamos o dinheiro para o espaço, livre de tudo, de leis, de confisco, de pressões internacionais para devolver o dinheiro e coisa e tal.

Marcos

Mauricio R.: Você já viu alguém ser preso no Brasil por conta de corrupção? Evidente que não. E ninguém foi preso por que não há corrupção nesse país. Quando muito, o que acontece é que a pessoa não sabia o que estava acontecendo. Note que todo acusado de alguma coisa desconhecia o fato: o político, o empresário, o funcionário público, todos desconhecem que algo acontecia. Desconfio inclusive que todos aqui nesse país são ingênuos, uns menos dos que os outros. Por isso, caro Mauricio R., pare de reclamar, pague seus impostos em dia e confie em nossos políticos e empresários.… Read more »

Mauricio R.

Marcos,

Sim, senhor!!!

wallace

Marcos, a verdade é que os políticos e empresários daqui são corruptos porque o povo brasileiro o é (também conhecido como “levar vantagem em tudo”, ou lei de Gerson)… Eles “somos nós”, essa é a triste verdade que não mudará enquanto não encararmos a nossa própria realidade… Não adianta só reclamar dos outros, pois os outros somos nós amanhã…