Astronautas chineses concluem atracação em módulo espacial

13

PEQUIM, 18 Jun (Reuters) – Uma espaçonave tripulada chinesa atracou com sucesso nesta segunda-feira em um módulo experimental espacial, em mais um marco no ambicioso projeto da China de construir uma estação espacial.
A Shenzhou 9, com três pessoa a bordo –inclusive a primeira mulher chinesa a viajar ao espaço, Liu Yang– se acoplou ao módulo Tiangong (Palácio Celestial) 1, com transmissão ao vivo da TV estatal.

Quase três horas depois, os três tripulantes entraram no módulo. Foi a primeira vez que a China conseguiu transferir astronautas entre duas naves em órbita.

Durante 13 dias, os astronautas vão trabalhar e dormir na Tiangong 1, segundo a imprensa chinesa. A missão motivou arroubos nacionalistas e teve ampla cobertura da mídia, incluindo detalhes sobre o tempero que será usado na comida de bordo.
A China ainda está distante das superpotências espaciais estabelecidas, EUA e Rússia. O Tiangong 1 é um modulo de testes, e não a primeira parte da eventual estação espacial chinesa. O sucesso na aproximação e acoplagem é crucial para o prosseguimento do projeto.

Essa é a quarta missão tripulada da China ao espaço, começando pelo envio, em 2003, de Yang Liwei, o primeiro ”taikonauta” (como os chineses chamam seus astronautas).

A China planeja também enviar um jipe teleguiado à Lua, e cientistas do país aventam a possibilidade de lançar uma missão tripulada ao satélite natural, mas não antes de 2020. (Reportagem de Michael Martina e Ben Blanchard)

FONTE: Terra/Reuters

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Pois é, enquanto muitos xingam e duvidam dos chineses, eles estão aí, avançando e concluindo seus projetos de tecnologia.

Para o pessoal daqui o que resta é continuar a falar mal, porque não tem dinheiro nem tecnologia para fazer o mesmo.

Giordani RS

Enquanto isso num paístropicalabeçoadopordeusmasquebelezatemcarnaval…

Corsario137

Pra quem ainda acha que a China só sabe fazer Ctrl C + Ctrl V…

Enquanto isso, na sala de justiça…quer dizer, no Palácio da Alvorada…

Corsario137

Não que eu confie no bagre voador, quer dizer J-20.
Este eu só acredito vendo, em combate é claro.

Giordani RS

Mas nobre pirata(em italiano corsaro) autorizado a pilhar navios de outras nações, não foi sempre assim? A tecnologia nunca foi difundida, mas sempre copiada. Foi assim na Era do Bronze, foi assim na Idade Média(com os mestres fazedores de vidro sendo aprsionados nas ilhas italianas), foi assim com as caravelas, foi assim com a revolução industrial, com a cerveja, com o whisky, com o chá e com o Japão nos Anos 60 e a Coréia/Taiwan nos Anos 80. Enquanto uns sonham com transferência de tecnologia, uns copiam e aperfeiçoam…

marcelo888555

A China era nada um tempo atras, um pouco de boa vontade de querer ser grande , esta ai …..rumo a ser 1º potência mundial!!!! enquanto o brasil com b minusculo mesmo!!! continua sendo o eterno pais do futuro!!!

Corsario137

Caro Giordani, Obrigado pelas palavras. E é isso mesmo meu caro, quem sabe faz, quem não sabe chora (e compra de quem faz). E depois falam de desindustrialização no Brasil. Não é desindustrialização, é falta de competitividade! A índústria nacional e suas reservas de mercado, sempre buscando o lucro rápido e fácil, sem inovação, sem gasto em P&D, no mimimi eterno da carga tributária. Já trabalhei como gerente de custo de produção em uma indústria de médio porte do Rio de Janeiro e posso te dizer de cadeira que os impostos são caros, a mão de obra deixa a desejar,… Read more »

Daglian

Ahhh, é agoniante! O mundo inteiro progride e nós aqui, piorando. Piorando…

Agradeçam pelo nível da nossa educação atual. Sabem por quê? Porque amanhã piora.

Control

Senhores

Os chineses tem um projeto para seu país e um planejamento para executá-lo.
O Brasil tem projetos de seus políticos.
Os brasileiros não tem projeto para seu país e seu planejamento tem um horizonte que não excede alguns meses, quando não fica em poucos dias.

Sds

Vader

Mandar gente pro espaço? Oras, EUA e URSS faziam isso na década de 50, sem computadores avançados ou eletrônicos diversos…

Isso aí é fácil. Basta vontade política e investimento.

Tadeu Mendes

Clesio Luiz,

E que novidade essa??? O Marcos Pontes tambem pegou carona na nave russa para visitar a ISS.

Os chineses foram la de carona, porque eles tambem nao possuem tecnologia (nao copiaram nada) para tal empreendimento.

Pagaram a viagem, assim como fez o Lula. Comprou o Ticket e foram dar um passeio.

Se eu tivesse essa grana, tambem iria fazer uma visita ao ISS. Mas isso nao significa que estou pronto para uma corrida ao espaco.

Tadeu Mendes

Control,

Grande comentario.

Realmente o Brasil nao tem uma visao estrategica de longo prazo. Os projetos sim demoram muito tempo para serem concluidos, e nao estao investindo em tecnologia de ponta mas sim em produtos que ja estao no mercado ha decadas.

Os politicos brasileiros sao imediatistas, pois querem ser glorificados em vida, mas os grandes projetos estrategicos sao multigeneracionais.

Tadeu Mendes

Lendo e relendo o artigo, tenho que refazer minha observacao.

Quer dizer que os chineses nao estao na ISS. e sim em seu proprio modulo (estacao espacial), e que docaram uma capsula espacial no modulo e que depois irao regressar a Terra. E isso mesmo???

Pode parecer despeito (mas nao e assim), porque eu nao creio que os chineses tenham essa tecnologia, especialmente no que se refere a telemetria, para localizar um objeto flutuando (geoestacionario ou nao) a nivel suborbital, para fazer uma acoplamento e depois retornar (talvez de paraquedas). A nao ser que os russos os tenham ensinado.