Chávez exibe avião não tripulado da Venezuela

4

Ele foi desenvolvido com apoio de Irã, Rússia e China e deve ser exportado

 

 

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, exibiu nesta quarta-feira (13) o primeiro avião não tripulado – para uso civil e militar – fabricado na Venezuela, com o apoio de Irã, Rússia e China, destacando que já prevê sua exportação, ao lado de outras armas de fabricação nacional.

É “um dos três aviões que já fabricamos aqui e vamos seguir fabricando (…) e não apenas para uso militar, mas também para emprego civil”, disse Chávez durante reunião com comandantes no ministério da Defesa.

Os aviões não tripulados (drones) foram desenvolvidos com a ajuda de “Rússia, China, Irã e outros países aliados”, revelou Chávez, que atualmente se recupera do tratamento de radioterapia contra um câncer.

O presidente citou ainda o progresso da construção da fábrica de fuzis AK103, com o apoio da Rússia, que deve produzir 25 mil armas e até 70 milhões de balas ao ano. “É um direito nosso, que não teríamos se fôssemos uma colônia, mas somos um país livre e independente”.

O general Julio Morales, presidente da Companhia Anônima Venezuelana de Indústrias Militares (Cavim), precisou que o drone “não transporta armamento”, tem raio de ação de 100 km, “autonomia de voo de 90 minutos e pode atingir uma altitude de 3.000 metros”.

Segundo Morales, é “um sistema de aviões não tripulados exclusivamente para defesa” com “função de reconhecimento”, que pode ser utilizado para “trabalho de vigilância de tubulações, florestas, estradas, diques e qualquer outra estrutura”.

O drone foi montado com peças fabricadas na Venezuela sob a orientação de engenheiros militares capacitados no Irã.

O avião tem 4 metros de envergadura por 3 metros de comprimento, e pode transmitir em tempo real e simultaneamente fotos e vídeos de observação, incluindo “imagens noturnas” em um futuro próximo, destacou Morales.

FONTE/FOTO: G1 /AFP

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carcará 01

Um louco metido a ditador, sentando numa montanha de dinheiro (nesse caso petróleo), se armando até os dentes, e ainda por cima dizendo “nos temos direito de fazer isso…”

Já vi esse filme algumas vezes no século passado e em todas elas só deu m….

Baschera

Que meda !!!

Isto..isto…isto…isto…isto …. RSSSSS.

Sds.

Carcará 01

Baschera, “meda” dele eu nao tenho, tenho receio das consequencias dos atos dele pra o continente como um todo…

Ivan

Carcará,

Acho que o Baschera tava falando daquela que fede mesmo…

Sds,
Ivan.