Home Artigo F-X2 no limite

F-X2 no limite

72
41

Em março, o ministro da Defesa Celso Amorim disse que a decisão sobre o programa F-X2 sairia até o fim do primeiro semestre.
Em tese, as propostas entregues pelos três finalistas em junho de 2009 tinham validade de dois anos. O prazo foi renovado no ano passado e agora deve ser submetido a uma nova análise, pois no governo se trabalha com a escolha só no segundo semestre. Nada garante, porém que os americanos, franceses e suecos conseguirão manter as condições de preços e fornecimento pré-acordadas. Na FAB, já se diz que os 36 caças de quarta geração ficarão para os bisnetos do atual comandante.

FONTE: Revista IstoÉ, 13 de junho de 2012

Subscribe
Notify of
guest
41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
asbueno
asbueno
8 anos atrás

Desculpa 23.14.5?

asbueno
asbueno
8 anos atrás

Em suma, temos a FAB que os políticos nos permitem ter. E não é só o GF, não? Uma oposição decente já teria posto a boca no trombone se entendesse que isso é importnate!

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Na verdade o limite já expirou faz tempo. Essa aeronave deveria ter sido comprada a dez anos atrás. Deveríamos estar discutindo agora um lote de aeronaves de quinta geração. A verdade é que o governo anterior do anterior havia escolhido o Mirage 2000, mas alguns milicos andaram afirmando que o avião era uma carroça. Juntou-se a isso o Magnânimo Ser das Galáticas Siderais, que haveria de escolher um avião como algo nunca antes na história desse país. Desse modo, a compra dos caças ficou a cara de seu governo: nada! E a milicada que não queria voar de carroça, ficou… Read more »

Nick
Nick
8 anos atrás

Caro Marcos,

Não existem Rafales usados disponíveis. A França ainda está recebendo os seus à uma cadência lenta, o que impede de se desfazer dos mais antigos. Mesmo porque ainda tem muitos M-2000 para serem deativados.

Sobre a notícia, já estão empurrando a previsão que era Junho/2012 para o 2º semestre. Mas como todos sabemos o 2º semestre não existe para o FX-2. Ou seja se não acontecer nada em Junho/2012, é porque É NADA MESMO.

[]’s

Nick
Nick
8 anos atrás

deativados :desativados

[]’s

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

O nosso F-X 2 deve constar em algum calendário maia, como uma tragédia de menor importância, daí o desinteresse em concluí-lo.
Seu encerramento bem sucedido, não proporcionaria os holofotes de que os políticos tanto gostam.

Corsario137
Corsario137
8 anos atrás

Eu ainda acredito.
Saberemos do FX2 antes de 1° de Agosto.

FLIGHTER
FLIGHTER
8 anos atrás

O Brasil vai comprar caças ????, que caças ????, javali, capivara, etc…, mas isso não tem aos montes no Pantanal, pra que comprar fora…, kkkkkkk

Darkman
Darkman
8 anos atrás

Vamos de tampão !!! Nossos F5 M Forever vão voar até os 90 anos co sua capacidade inigualável e insuperável de todos os tempos.

Essa _______já era pra ter tido um fim a muito tempo e ainda não saiu pq não interessa a ninguém que se tenha caça algum.

EDITADO

Observador
Observador
8 anos atrás

Senhores,

Falo isto há anos.

Na verdade, o que aconteceu é que muita gente acreditou em promessa de político.

Só isto.

Sorte tem sido a MB, que pode realizar compras de oportunidade, como foram as OPVs encomendadas por Trinidad y Tobago.

A FAB não tem esta opção. Para a aviação, não existem compras de ocasião. Ou compra mais do mesmo (mais F-5) para manter-se no ar ou teria que mudar arcar com uma nova cadeia logítica para adotar um novo caça tampão.

Se vier algo novo e de ponta, será para o GTE.

helder junior
helder junior
8 anos atrás

O fx-2 sai em 1 de abril do ano de 2045!
Pode acreditar não é uma mentira não!

Control
Control
8 anos atrás

Senhores Considerando que o processo do FX já tem anos sem nenhuma solução e que o cenário internacional mudou significativamente desde seu início, uma questão que se apresenta hoje é a de sua oportunidade. Dirão alguns que a FAB precisa dos aviões em função da obsolescência e fim da vida útil dos caças que dispõe, porém isto, por si, não justifica o FX pois as especificações deste não correspondem plenamente aos caças que precisam ser substituídos, havendo diferenças tanto em características como em quantidade. Na verdade, independente das necessidades e razões que definiram o processo FX, apenas o fato de… Read more »

Corsario137
Corsario137
8 anos atrás

Caro Control, Análise interessante porém não condiz (em parte) com o que está acontecendo na MB por exemplo. Se nossas pretenções fossem tão despretenciosas assim, não se justificaria o investimento no caríssimo programa do submarino nuclear brasileiro, não concorda? Afinal, o submarino nuclear é um meio mais condizente com os cenários 1 e 2 do que com o terceiro não? E o programa de aquisição de escoltas? E o programa do satélite geoestacionário brasileiro com viés estratégico-militar? Minha intenção é apenas enriquecer o debate colocando esses pontos já que a sua análise é coerente. Assim, como encaixar esses programas governamentais… Read more »

Daglian
Daglian
8 anos atrás

A meu ver as nossas FAs querem estar entre os cenários 1 e 2 mas o GF pelo visto não sabe bem o que quer. Se fosse intenção modernizar nossas forças, o FX-2 já estaria decidido há muito tempo. Por outro lado, por que (tal como o Corsário disse) então estamos adquirindo um SubNuc, senão para modernizá-las? Talvez a nossa política de defesa seja discrepante. Ninguém sabe exatamente o que quer. As nossas FAs sonham com meios mais modernos mas o governo, ao mesmo tempo que faz politicagem dizendo que devemos ter forças mais preparadas, falha gravemente ao não apoiar… Read more »

Fabio ASC
Fabio ASC
8 anos atrás
Fabio ASC
Fabio ASC
8 anos atrás

Atraso no fornecimento de peças norte americanas para Saab atrasou a entrega de caças Gripen e uma aeronave AEW Saab 340 para Força Aérea da Tailândia. (Foto: Saab) A entrega de seis aeronaves adicionais da fabricante sueca Saab para Tailândia foi adiada, disse nessa sexta-feira uma fonte da Real Força Aérea da Tailândia. A razão foi a recusa do fornecedor norte-americano de vender algumas partes importantes da aeronave. A entrega dos seis aviões de caça Gripen e uma aeronave de alerta aéreo antecipado Saab 340 estava marcada para terça-feira passada, na Base Aérea de Don Muang, e uma cerimônia de… Read more »

Corsario137
Corsario137
8 anos atrás

Complementando o que disse + comentário do Daglian:

Mantendo-se as proporções…
O PAC, menino dos olhos da presidenta, prioridade de investimento do GF, só recebeu +/- 15% dos recursos orçamentários previstos para 2012, e já estamos em junho! e num ano de eleições!! (ano em que sempre abrem a torneira mais cedo).

Nick
Nick
8 anos atrás

Caro Fabio Essa notícia tem problemas. O comandante da RTAF foi acompanhar a produção do 2ºlote do Gripen e SAAB340AEW. Link oficial da FMV, onde o planejamento das entregas prevê 2012/2013. Ou seja, não tem nenhuma previsão dizendo que seria a semana passada. http://www.fmv.se/en/News-and-media/In-focus/Delivery-of-Gripen-fighter-aircraft-to-Thailand/ Noticia sobre a visita do Comandante da RTAF na SAAB: http://www.ethailand.com/news/royal-thai-air-force-checked-out-manufacture-of-gripen-39-c-in-sweden-336868.html Ou seja ele foi lá visitar a SAAB, acompanhar a produção dos Gripen e SAAB 340 AEW. Não HAVIA NENHUMA PREVISÃO DE ENTREGA para a semana passada. Se está faltando algum componente americano e que pode POSSIVELMENTE atrasar a entrega dos caças em 2013, ae… Read more »

aldoghisolfi
aldoghisolfi
8 anos atrás

Disse o Daglian: “a meu ver as nossas FAs querem estar entre os cenários 1 e 2 mas o GF pelo visto não sabe bem o que quer.”

Digo eu: SABE SIM! O GF não quer as FFAA atualizadas e operantes, assim como não quer educação e nem segurança. Qualquer nação um pouqinho bem armada entra no pré-Sal e não temos como fazer nada.

Lástima…

Control
Control
8 anos atrás

Caros Corsario137 e Daglian Como vocês bem citaram há uma grande discrepância entre as intenções declaradas e as realizações. Mesmo no caso da MB com o Subnuc e suas duas frotas com dois Porta Aviões. O Subnuc se arrasta há anos, o contrato com os franceses trata apenas do casco ficando o reator e seus acessórios por conta da engenharia nacional e esta caminha a passos de tartaruga. Quanto aos PA´s, o A12 passa por uma manutenção infindável, os meios de asa fixa estão com um programa de modernização que caminha, também, em marcha lentíssima e com isto não há… Read more »

Corsario137
Corsario137
8 anos atrás

Caro Control, Então você concorda que é mais um problema de gestão do que de visão? Ou seja, que o GF quer FAs modernas (cenários I e II) porém falta competência para implementar tal plano? Na minha humilde opinião o problema está na democracia e governança nacionais. O sistema legislativo brasileiro (as duas câmaras) são ineficientes e o jogo político e a corrupção corroem a gestão da coisa pública. Assim, sempre com “prioridades maiores”, carências eternas, pautas trancadas, temas de comoção nacional, enfim, sempre envolvido dentro de si mesmo e de seus problemas, o GF nunca consegue dar os passos… Read more »

Fabio ASC
Fabio ASC
8 anos atrás
Groo
Groo
8 anos atrás

Acho que o FX2 não sai. Não saiu quando a economia estava bombando e não vai sair agora que a economia está dando sinais de desaceleração.

Provavelmente vão usar os F-5M até o osso, ou melhor, até o tutano do osso. No máximo um novo caça tampão como um leasing do Gripen A/C, F-16 ou – Deus me livre – Mirage 2000.

Grifo
Grifo
8 anos atrás

Link oficial da FMV, onde o planejamento das entregas prevê 2012/2013. Ou seja, não tem nenhuma previsão dizendo que seria a semana passada. Caro Nick, além também do erro óbvio que a Tailândia não comprou 6 AEW e portanto este suposto lote atrasado não pode ser de 6 SAAB 340. A material confunde o tempo todo o 340 com o Gripen, e dá a impressão que quem escreveu não entende nada daquilo ali. Outra coisa bizarra da notícia é a questão da cerimônia de recebimento, que segundo o jornal já tinha sido até marcada.Quando um componente de avião militar não… Read more »

Vader
8 anos atrás

Grifo disse:
11 de junho de 2012 às 3:20

Pelo visto na Tailândia também existem “jornalistas especializados”… 😉

Vader
8 anos atrás

Super Hornet com potencial para lançar seus próprios UCAVs:

http://www.dodbuzz.com/2012/06/08/boeings-high-hopes-for-the-super-hornet/

Alexandre
Alexandre
8 anos atrás

Caro Corsário 137, essa da diferença ser 17 foi ótima. A questão “povo clama” ou “dá voto” não são o centro da questão. Veja só, o povo clama segurança, saúde, transporte digno, moralidade no trato da coisa pública, honestidade no manuseio do erário… e são atendidos? Não. A classe política se importa com esses clamores? Não. Estes anseios dão voto? Dão. Sendo assim, acho que se qualquer governante aplicar, digamos, 5% do PIB anualmente na defesa o “povão” não irá reclamar. O grande problema reside na classe política. Onde ela obterá mai$ dividendo$ político$, na aquisição de 36 caças ou… Read more »

Giordani RS
8 anos atrás

A frase O Céu é o Limite terá de ser reescrita para o FX é o limite…no mais…Zzzzzzzzzzzz…

ivanildotavares
ivanildotavares
8 anos atrás

“Se perguntarem a um cidadão comum, mesmo um bem instruído, qual a diferença entre um F-5 e um F-22, ele dirá, na melhor das hipóteses: 17???”

Caro Corsário137, um cidadão bem instruído responderia: – 17 (menos dezessete). Ou seja, ainda assim, analfabeto em aviação militar. Muito bom o seu comentário.

Abraços
GUPPY

Corsario137
Corsario137
8 anos atrás

Caro Alexandre, A ótica é essa sim porém o governo é ineficiente na resposta aos anseios da população. Ainda sim, este é permanentemente focado em projetos de curto prazo, funcionando ou não. O orçamento federal é apertado, gasta-se mal, e do que se tem para investimento, o foco certamente não será em Defesa porque defesa “não emprega”, Defesa não dá voto. Longe de mim querer entrar aqui em “politiquês”, até porque o espaço não é pra isso, mas é como eu vejo o atraso no FX2: Substituição de caças traz mais prejuízos do que dividendos políticos. Já flexibilizaram a 8.666… Read more »

Corsario137
Corsario137
8 anos atrás

Caro Ivanildo,

Mesmo o cidadão comum e bem instruído, quando perguntado, só raciocina em números naturais 😉

Você está acima da média.

Abraço.

Giordani RS
8 anos atrás

ivanildotavares disse:
11 de junho de 2012 às 9:51
“Se perguntarem a um cidadão comum, mesmo um bem instruído, qual a diferença entre um F-5 e um F-22, ele dirá, na melhor das hipóteses: 17???”

Nobre,

Se um piloto da FAB diz que a força possui e ele voa de “F-5 Eagle” e que este é capaz de 2.400km/h, o que dirá o cidadão comum…

helder junior
helder junior
8 anos atrás

Piada a essa hora do dia?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vão é comprar uns aviãozinho de plastico pro pessoal ficar brincando!

FLIGHTER
FLIGHTER
8 anos atrás

kkkkkkkkkkkkk

ivanildotavares
ivanildotavares
8 anos atrás

Prezados Corsario137 e Giordani RS,

A nível cultural desse povo tá muito fraco mesmo. Enquanto não investirem em educação adequada e quantitativamente a situação só vai piorando, piorando, piorando…
Agora, abobrinhas ditas por um piloto da FAB não tem perdão. Só pode ter sido de propósito, porque é inadimissível que ele não saiba o nome correto do F-5! E mesmo do F-15.

Abraços aos dois

Corsario137
Corsario137
8 anos atrás

Caro Ivanildo, Piloto é um profissional como qualquer outro e da mesma forma que existem maus engenheiros, médicos e etc… Pilotos não estão imunes a isso. Desde 2007 eu não faço outra coisa da vida senão lidar com pilotos. Procurar, contratar, gerir e demitir. Foram uns 50 pelas minhas contas. E te digo que já vi de um tudo. Certa vez conversando com um piloto de A4 da MB, este teve a pachorra de me dizer que os A4 modernizados serão tão bons quanto os F18, apenas diferindo na capacidade de carga inferior da primeira aeronave em relação a segunda.… Read more »

ivanildotavares
ivanildotavares
8 anos atrás

Corsario,
Então a situação é mais grave do que pensei. Lastimável.

Abraços

Optimus
Optimus
8 anos atrás

Caro aldoghisolfi: Permita-me fazer de suas palavras as minhas! Já disse… sintam-se contentes se surgir uma dúzia de “Tampax” pro GDA pra calar a boca dos brigadeiros e dos críticos… e pelo (correto) raciocínio dos colegas Nick e Marcos, continuo afirmando: por não ter a possibilidade de 12 rafales usados, cada dia que passa os M-2000-9 dos EAU (infelizmente) se tornam os candidatos mais naturais para o próximo “Tampax definitivum” da FAB – mata-se dois coelhos: dá-se uma forcinha pros parceiros estratégicos a vender Le Jaca pros Sheiks e fica-se (na cabeça deles) tranquilo pra postergar o “eternum” F-X2 pelos… Read more »

tiagobap
tiagobap
8 anos atrás

Quanto ao piloto que menciona “F-5 Eagle” nada mais é que um “ato falho”, quando a pessoa externa sem intenção um desejo secreto…

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
8 anos atrás

Tem problema nao. A Venezuela ira se encarregar de defender o espaco aereo brasileiro.

Sabem como e a coisa: tudo ente hermanos bolivarianos e petistas.

O Brasil nao tem jeito. Com tanta cabeca estupida comandando o pais, me surpreende que ainda nao tenha afundado.