Home Artigo F-X2 no limite

F-X2 no limite

66
41

Em março, o ministro da Defesa Celso Amorim disse que a decisão sobre o programa F-X2 sairia até o fim do primeiro semestre.
Em tese, as propostas entregues pelos três finalistas em junho de 2009 tinham validade de dois anos. O prazo foi renovado no ano passado e agora deve ser submetido a uma nova análise, pois no governo se trabalha com a escolha só no segundo semestre. Nada garante, porém que os americanos, franceses e suecos conseguirão manter as condições de preços e fornecimento pré-acordadas. Na FAB, já se diz que os 36 caças de quarta geração ficarão para os bisnetos do atual comandante.

FONTE: Revista IstoÉ, 13 de junho de 2012

41
Deixe um comentário

avatar
41 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
22 Comment authors
Tadeu MendesF-X2: faltam 18 dias para acabar o primeiro semestre de 2012 | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e CiviltiagobapOptimusivanildotavares Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
asbueno
Visitante
Member
asbueno

Desculpa 23.14.5?

asbueno
Visitante
Member
asbueno

Em suma, temos a FAB que os políticos nos permitem ter. E não é só o GF, não? Uma oposição decente já teria posto a boca no trombone se entendesse que isso é importnate!

Marcos
Visitante
Member
Marcos

Na verdade o limite já expirou faz tempo. Essa aeronave deveria ter sido comprada a dez anos atrás. Deveríamos estar discutindo agora um lote de aeronaves de quinta geração. A verdade é que o governo anterior do anterior havia escolhido o Mirage 2000, mas alguns milicos andaram afirmando que o avião era uma carroça. Juntou-se a isso o Magnânimo Ser das Galáticas Siderais, que haveria de escolher um avião como algo nunca antes na história desse país. Desse modo, a compra dos caças ficou a cara de seu governo: nada! E a milicada que não queria voar de carroça, ficou… Read more »

Nick
Visitante
Member
Nick

Caro Marcos,

Não existem Rafales usados disponíveis. A França ainda está recebendo os seus à uma cadência lenta, o que impede de se desfazer dos mais antigos. Mesmo porque ainda tem muitos M-2000 para serem deativados.

Sobre a notícia, já estão empurrando a previsão que era Junho/2012 para o 2º semestre. Mas como todos sabemos o 2º semestre não existe para o FX-2. Ou seja se não acontecer nada em Junho/2012, é porque É NADA MESMO.

[]’s

Nick
Visitante
Member
Nick

deativados :desativados

[]’s

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

O nosso F-X 2 deve constar em algum calendário maia, como uma tragédia de menor importância, daí o desinteresse em concluí-lo.
Seu encerramento bem sucedido, não proporcionaria os holofotes de que os políticos tanto gostam.

Corsario137
Visitante
Member
Corsario137

Eu ainda acredito.
Saberemos do FX2 antes de 1° de Agosto.

FLIGHTER
Visitante
FLIGHTER

O Brasil vai comprar caças ????, que caças ????, javali, capivara, etc…, mas isso não tem aos montes no Pantanal, pra que comprar fora…, kkkkkkk

Darkman
Visitante
Darkman

Vamos de tampão !!! Nossos F5 M Forever vão voar até os 90 anos co sua capacidade inigualável e insuperável de todos os tempos.

Essa _______já era pra ter tido um fim a muito tempo e ainda não saiu pq não interessa a ninguém que se tenha caça algum.

EDITADO

Observador
Visitante
Observador

Senhores,

Falo isto há anos.

Na verdade, o que aconteceu é que muita gente acreditou em promessa de político.

Só isto.

Sorte tem sido a MB, que pode realizar compras de oportunidade, como foram as OPVs encomendadas por Trinidad y Tobago.

A FAB não tem esta opção. Para a aviação, não existem compras de ocasião. Ou compra mais do mesmo (mais F-5) para manter-se no ar ou teria que mudar arcar com uma nova cadeia logítica para adotar um novo caça tampão.

Se vier algo novo e de ponta, será para o GTE.

helder junior
Visitante
helder junior

O fx-2 sai em 1 de abril do ano de 2045!
Pode acreditar não é uma mentira não!

Control
Visitante
Control

Senhores Considerando que o processo do FX já tem anos sem nenhuma solução e que o cenário internacional mudou significativamente desde seu início, uma questão que se apresenta hoje é a de sua oportunidade. Dirão alguns que a FAB precisa dos aviões em função da obsolescência e fim da vida útil dos caças que dispõe, porém isto, por si, não justifica o FX pois as especificações deste não correspondem plenamente aos caças que precisam ser substituídos, havendo diferenças tanto em características como em quantidade. Na verdade, independente das necessidades e razões que definiram o processo FX, apenas o fato de… Read more »

Corsario137
Visitante
Member
Corsario137

Caro Control, Análise interessante porém não condiz (em parte) com o que está acontecendo na MB por exemplo. Se nossas pretenções fossem tão despretenciosas assim, não se justificaria o investimento no caríssimo programa do submarino nuclear brasileiro, não concorda? Afinal, o submarino nuclear é um meio mais condizente com os cenários 1 e 2 do que com o terceiro não? E o programa de aquisição de escoltas? E o programa do satélite geoestacionário brasileiro com viés estratégico-militar? Minha intenção é apenas enriquecer o debate colocando esses pontos já que a sua análise é coerente. Assim, como encaixar esses programas governamentais… Read more »

Daglian
Visitante
Daglian

A meu ver as nossas FAs querem estar entre os cenários 1 e 2 mas o GF pelo visto não sabe bem o que quer. Se fosse intenção modernizar nossas forças, o FX-2 já estaria decidido há muito tempo. Por outro lado, por que (tal como o Corsário disse) então estamos adquirindo um SubNuc, senão para modernizá-las? Talvez a nossa política de defesa seja discrepante. Ninguém sabe exatamente o que quer. As nossas FAs sonham com meios mais modernos mas o governo, ao mesmo tempo que faz politicagem dizendo que devemos ter forças mais preparadas, falha gravemente ao não apoiar… Read more »

Fabio ASC
Visitante
Fabio ASC
Fabio ASC
Visitante
Fabio ASC

Atraso no fornecimento de peças norte americanas para Saab atrasou a entrega de caças Gripen e uma aeronave AEW Saab 340 para Força Aérea da Tailândia. (Foto: Saab) A entrega de seis aeronaves adicionais da fabricante sueca Saab para Tailândia foi adiada, disse nessa sexta-feira uma fonte da Real Força Aérea da Tailândia. A razão foi a recusa do fornecedor norte-americano de vender algumas partes importantes da aeronave. A entrega dos seis aviões de caça Gripen e uma aeronave de alerta aéreo antecipado Saab 340 estava marcada para terça-feira passada, na Base Aérea de Don Muang, e uma cerimônia de… Read more »

Corsario137
Visitante
Member
Corsario137

Complementando o que disse + comentário do Daglian:

Mantendo-se as proporções…
O PAC, menino dos olhos da presidenta, prioridade de investimento do GF, só recebeu +/- 15% dos recursos orçamentários previstos para 2012, e já estamos em junho! e num ano de eleições!! (ano em que sempre abrem a torneira mais cedo).

Nick
Visitante
Member
Nick

Caro Fabio Essa notícia tem problemas. O comandante da RTAF foi acompanhar a produção do 2ºlote do Gripen e SAAB340AEW. Link oficial da FMV, onde o planejamento das entregas prevê 2012/2013. Ou seja, não tem nenhuma previsão dizendo que seria a semana passada. http://www.fmv.se/en/News-and-media/In-focus/Delivery-of-Gripen-fighter-aircraft-to-Thailand/ Noticia sobre a visita do Comandante da RTAF na SAAB: http://www.ethailand.com/news/royal-thai-air-force-checked-out-manufacture-of-gripen-39-c-in-sweden-336868.html Ou seja ele foi lá visitar a SAAB, acompanhar a produção dos Gripen e SAAB 340 AEW. Não HAVIA NENHUMA PREVISÃO DE ENTREGA para a semana passada. Se está faltando algum componente americano e que pode POSSIVELMENTE atrasar a entrega dos caças em 2013, ae… Read more »

aldoghisolfi
Visitante
Member
aldoghisolfi

Disse o Daglian: “a meu ver as nossas FAs querem estar entre os cenários 1 e 2 mas o GF pelo visto não sabe bem o que quer.”

Digo eu: SABE SIM! O GF não quer as FFAA atualizadas e operantes, assim como não quer educação e nem segurança. Qualquer nação um pouqinho bem armada entra no pré-Sal e não temos como fazer nada.

Lástima…

Control
Visitante
Control

Caros Corsario137 e Daglian Como vocês bem citaram há uma grande discrepância entre as intenções declaradas e as realizações. Mesmo no caso da MB com o Subnuc e suas duas frotas com dois Porta Aviões. O Subnuc se arrasta há anos, o contrato com os franceses trata apenas do casco ficando o reator e seus acessórios por conta da engenharia nacional e esta caminha a passos de tartaruga. Quanto aos PA´s, o A12 passa por uma manutenção infindável, os meios de asa fixa estão com um programa de modernização que caminha, também, em marcha lentíssima e com isto não há… Read more »

Corsario137
Visitante
Member
Corsario137

Caro Control, Então você concorda que é mais um problema de gestão do que de visão? Ou seja, que o GF quer FAs modernas (cenários I e II) porém falta competência para implementar tal plano? Na minha humilde opinião o problema está na democracia e governança nacionais. O sistema legislativo brasileiro (as duas câmaras) são ineficientes e o jogo político e a corrupção corroem a gestão da coisa pública. Assim, sempre com “prioridades maiores”, carências eternas, pautas trancadas, temas de comoção nacional, enfim, sempre envolvido dentro de si mesmo e de seus problemas, o GF nunca consegue dar os passos… Read more »

Fabio ASC
Visitante
Fabio ASC
Groo
Visitante
Member
Groo

Acho que o FX2 não sai. Não saiu quando a economia estava bombando e não vai sair agora que a economia está dando sinais de desaceleração.

Provavelmente vão usar os F-5M até o osso, ou melhor, até o tutano do osso. No máximo um novo caça tampão como um leasing do Gripen A/C, F-16 ou – Deus me livre – Mirage 2000.

Grifo
Visitante
Grifo

Link oficial da FMV, onde o planejamento das entregas prevê 2012/2013. Ou seja, não tem nenhuma previsão dizendo que seria a semana passada. Caro Nick, além também do erro óbvio que a Tailândia não comprou 6 AEW e portanto este suposto lote atrasado não pode ser de 6 SAAB 340. A material confunde o tempo todo o 340 com o Gripen, e dá a impressão que quem escreveu não entende nada daquilo ali. Outra coisa bizarra da notícia é a questão da cerimônia de recebimento, que segundo o jornal já tinha sido até marcada.Quando um componente de avião militar não… Read more »

Vader
Visitante
Active Member

Grifo disse:
11 de junho de 2012 às 3:20

Pelo visto na Tailândia também existem “jornalistas especializados”… 😉

Vader
Visitante
Active Member

Super Hornet com potencial para lançar seus próprios UCAVs:

http://www.dodbuzz.com/2012/06/08/boeings-high-hopes-for-the-super-hornet/

Alexandre
Visitante
Alexandre

Caro Corsário 137, essa da diferença ser 17 foi ótima. A questão “povo clama” ou “dá voto” não são o centro da questão. Veja só, o povo clama segurança, saúde, transporte digno, moralidade no trato da coisa pública, honestidade no manuseio do erário… e são atendidos? Não. A classe política se importa com esses clamores? Não. Estes anseios dão voto? Dão. Sendo assim, acho que se qualquer governante aplicar, digamos, 5% do PIB anualmente na defesa o “povão” não irá reclamar. O grande problema reside na classe política. Onde ela obterá mai$ dividendo$ político$, na aquisição de 36 caças ou… Read more »

Giordani RS
Visitante
Member

A frase O Céu é o Limite terá de ser reescrita para o FX é o limite…no mais…Zzzzzzzzzzzz…

ivanildotavares
Visitante
Member
ivanildotavares

“Se perguntarem a um cidadão comum, mesmo um bem instruído, qual a diferença entre um F-5 e um F-22, ele dirá, na melhor das hipóteses: 17???”

Caro Corsário137, um cidadão bem instruído responderia: – 17 (menos dezessete). Ou seja, ainda assim, analfabeto em aviação militar. Muito bom o seu comentário.

Abraços
GUPPY

Corsario137
Visitante
Member
Corsario137

Caro Alexandre, A ótica é essa sim porém o governo é ineficiente na resposta aos anseios da população. Ainda sim, este é permanentemente focado em projetos de curto prazo, funcionando ou não. O orçamento federal é apertado, gasta-se mal, e do que se tem para investimento, o foco certamente não será em Defesa porque defesa “não emprega”, Defesa não dá voto. Longe de mim querer entrar aqui em “politiquês”, até porque o espaço não é pra isso, mas é como eu vejo o atraso no FX2: Substituição de caças traz mais prejuízos do que dividendos políticos. Já flexibilizaram a 8.666… Read more »

Corsario137
Visitante
Member
Corsario137

Caro Ivanildo,

Mesmo o cidadão comum e bem instruído, quando perguntado, só raciocina em números naturais 😉

Você está acima da média.

Abraço.

Giordani RS
Visitante
Member

ivanildotavares disse:
11 de junho de 2012 às 9:51
“Se perguntarem a um cidadão comum, mesmo um bem instruído, qual a diferença entre um F-5 e um F-22, ele dirá, na melhor das hipóteses: 17???”

Nobre,

Se um piloto da FAB diz que a força possui e ele voa de “F-5 Eagle” e que este é capaz de 2.400km/h, o que dirá o cidadão comum…

helder junior
Visitante
helder junior

Piada a essa hora do dia?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vão é comprar uns aviãozinho de plastico pro pessoal ficar brincando!

FLIGHTER
Visitante
FLIGHTER

kkkkkkkkkkkkk

ivanildotavares
Visitante
Member
ivanildotavares

Prezados Corsario137 e Giordani RS,

A nível cultural desse povo tá muito fraco mesmo. Enquanto não investirem em educação adequada e quantitativamente a situação só vai piorando, piorando, piorando…
Agora, abobrinhas ditas por um piloto da FAB não tem perdão. Só pode ter sido de propósito, porque é inadimissível que ele não saiba o nome correto do F-5! E mesmo do F-15.

Abraços aos dois

Corsario137
Visitante
Member
Corsario137

Caro Ivanildo, Piloto é um profissional como qualquer outro e da mesma forma que existem maus engenheiros, médicos e etc… Pilotos não estão imunes a isso. Desde 2007 eu não faço outra coisa da vida senão lidar com pilotos. Procurar, contratar, gerir e demitir. Foram uns 50 pelas minhas contas. E te digo que já vi de um tudo. Certa vez conversando com um piloto de A4 da MB, este teve a pachorra de me dizer que os A4 modernizados serão tão bons quanto os F18, apenas diferindo na capacidade de carga inferior da primeira aeronave em relação a segunda.… Read more »

ivanildotavares
Visitante
Member
ivanildotavares

Corsario,
Então a situação é mais grave do que pensei. Lastimável.

Abraços

Optimus
Visitante
Optimus

Caro aldoghisolfi: Permita-me fazer de suas palavras as minhas! Já disse… sintam-se contentes se surgir uma dúzia de “Tampax” pro GDA pra calar a boca dos brigadeiros e dos críticos… e pelo (correto) raciocínio dos colegas Nick e Marcos, continuo afirmando: por não ter a possibilidade de 12 rafales usados, cada dia que passa os M-2000-9 dos EAU (infelizmente) se tornam os candidatos mais naturais para o próximo “Tampax definitivum” da FAB – mata-se dois coelhos: dá-se uma forcinha pros parceiros estratégicos a vender Le Jaca pros Sheiks e fica-se (na cabeça deles) tranquilo pra postergar o “eternum” F-X2 pelos… Read more »

tiagobap
Visitante
tiagobap

Quanto ao piloto que menciona “F-5 Eagle” nada mais é que um “ato falho”, quando a pessoa externa sem intenção um desejo secreto…

Tadeu Mendes
Visitante
Member
Tadeu Mendes

Tem problema nao. A Venezuela ira se encarregar de defender o espaco aereo brasileiro.

Sabem como e a coisa: tudo ente hermanos bolivarianos e petistas.

O Brasil nao tem jeito. Com tanta cabeca estupida comandando o pais, me surpreende que ainda nao tenha afundado.