Novela do F-X2: visita de Hollande será o último capítulo?

14

O que virá primeiro, o fim da novela ou o fim das desculpas?


A presidente Dilma Rousseff quer pôr um ponto final na novela da compra dos novos aviões de caça da Força Aérea Brasileira (FAB) durante a visita do novo presidente francês, François Hollande, ao Brasil. Os estudos técnicos da Aeronáutica já foram concluídos.

Estimada em US$ 5 bilhões, a licitação é disputada pelos aviões Rafale, da francesa Dassault; F/A-18 Super Hornet, da americana Boeing; Gripen NG, do sueco Saab. Hollande chegará ao Brasil para a Rio+20 no próximo dia 20 e deve esclarecer a proposta final e as novas condições da França durante encontro reservado com Dilma.

A propósito da situação da FAB, a Aeronáutica teve que deslocar, de Boa Vista para a Base Aérea de Santa Cruz, na capital fluminense, as esquadrilhas de F-5M (alta performance) e Super Tucano (baixa performance) que guarnecerão o espaço aéreo da Rio+20, em um raio de 50 quilômetros em torno do Rio Centro, em Jacarepaguá. O grupo empregará também quatro caças AMX, dois F-5 Tiger e os aviões radares da própria base.*

FONTE: Correio Braziliense (texto de Luiz Carlos Azedo), via Notimp

*NOTA DO EDITOR: o título e o subtítulo são nossos, e brincam com a chamada da matéria original, “Fim da Novela”, e com o tema de outras matérias que já publicamos (veja links a seguir). Mas vale fazer alguns reparos a “equívocos” do último parágrafo da matéria do jornal, que marcamos com asterisco. Nenhum esquadrão (ou “esquadrilha”, como diz o texto da matéria) de F-5M tem Boa Vista como base principal. A unidade baseada em Boa Vista é o 1º/3º Grupo de Aviação, o esquadrão Escorpião, equipado com o A-29 Super Tucano. E, falando em F-5M, os caças operam no próprio Rio de Janeiro, na Base Aérea de Santa Cruz – e pudemos fotografá-los realizando treinamentos na semana passada, quando visitamos a base e captamos imagens que em breve vão ilustrar matérias exclusivas aqui no Poder Aéreo. Já os “aviões radares”, no caso os E-99, são baseados em Anápolis, em Goiás, mas frequentemente operam desdobrados em outras bases – de fato, também tivemos a oportunidade de vê-los em Santa Cruz, na semana passada.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
danra2

Devo presumir q se o tal Hollande der “desconto pra freguesa” a gente compra o Rafale? O Gripen não é mais barato?

Marcos

A questão nunca foi preço,

Mas sim, aquele que pode mentir melhor (tot irrestrita), e neste quesito, os franceses estão dando um banho nos concorrentes.

Vader

Que venha logo essa jaca francesa e o Brasil que se exploda com suas novas rainhas de hangar.

Se tem uma coisa que aprendi em Pirassununga foi a ter pena da nossa FAB. Sem sacanagem e com dor no coração de dizer isso: temos uma Força Aérea cheia de cacarecos. E longe de serem só os caças.

Não dou cinco anos pra essas tralhas francesas estarem defasadas e desdentadas. Isso se estiverem voando até lá.

Somos o país das oportunidades… perdidas.

Edgar

Acho que a solução caseira da FAB para o F∞-2 vai ser adaptar um GE F414 no cabide central dos Super Tucanos.

Edgar

Mas falando sério, nossos honestos políticos dificilmente farão, numa conferência mundial(?) sobre meio-ambiente, o anúncio da compra de 36 “máquinas-de-matar-e-causadoras-do-aquecimento-global”.

Acho mais fácil colherem um depoimento de confissão do Cachoeira & Gangue de Terno do que sair a decisão do FX-2.

O que virão mesmo, companheiros, serão mais e mais tampões.

E que compremos por esse mesmo preço a mesma quantidade ou mais de F-35.

Observador

Senhores, Continuo acreditando no infinito desfiar do rosário de desculpas. O momento propício para a compra dos caças era no final da Administração do Molusco. Popularidade nas alturas, crise mundial ainda distante, sucessora eleita, e a oposição mortinha, mortinha. Como não era – e nunca foi – prioridade, a janela de oportunidade passou. Agora, com crise internacional, corte de gastos e a base aliada e “mui amiga” sempre pressionando por mais verbas, fica difícil anunciar uma compra deste tamanho. Sem contar que a nossa classe política está mais preocupada com a CPI do Cachoeira, com o Julgamento do Mensalão, com… Read more »

Nick

Estamos olhando para a última oportunidade de fechar o FX-2 em 2012. Depois de Junho, o foco vão ser as eleições, com seus discursos populistas e inaugurações de obras inacabadas e superfaturadas.

Se o GF quer o Rafale. Que assuma que é mais caro, que estão comprando porque não querem pecinha made in USA (apesar do Rafale também ter :)).

[]’s

Baschera

Mais uma matéria da série “speculation”…..

Que eu saiba, as ofertas finais (BAFO) dos três “short-listados” foram entregues lá em 12 de junho de 2009, segundo o COMAER, à três anos atrás portanto !!

O que sei é que a PresidentA já tem um escolhido…. mas os outros participantes de conselho de defesa (leia-se MRE e outros figurinhas…) teimam em tentar a última cartada com os franceses, cuja proposta é a mais cara das três…..

Se o Sr. Hollande (leia-se tesouro françês) bancar um desconto sobre a proposta da Dassault….. quem sabe !!

Sds.

Vader

Ah sim, a propósito: esse cara escreve muita bobagem, como se nota de seu texto. Já escreveu antes e continua escrevendo. Consta ser pupilo de um certo “jornalista especializado” que hoje “trabalha” no MinDef (garoto de recado e plantador-mor de notícias de Celso Amorim). E além do mais é do Correio Braziliense.

Então já sabem né?… 😉

Tadeu Mendes

Eu prefiro comprar os F-16 la do deserto do Arizona e fazer um upgrade, com isso voce tem uma maquina mortal e bem mais eficiente do que o perfume frances.

helder junior

Os avioes estão voando só no batlefiel 3!

danra2

Mas comprar f16 modernizados seria mais uma medida tampão. Será possível q eu vou ter q me candidatar a presidência para poder modernizar as forças armadas? Kkkkkkk

Marcos

12 Rafales…. usados!!!

Black Hawk

incrivel incrivel…
nao se se choro de alegria ou de desespero!!
se fico feliz com avioes novos em folha,ou choro com avioes novos em folha q parece ser feitos de ouro,com parafusos de diamantes….
aonde esse brasil vai parar??
alguem arisca um palpite?