Gripen para a Suíça: carta de intenção deverá ser assinada no final do mês

4

Negociações para a compra estão progredindo, assim como o ajuste do cronograma de aquisições com a Suécia, segundo declarações da porta-voz do Ministério da Defesa da Suíça

Reportagem da SFTV Suíça veiculada no último domingo, 3 de junho, noticiou que as negociações de bastidores referentes à aquisição do caça sueco Gripen pela Suíça estão progredindo. Até o dia 29 de junho o Ministro da Defesa Ueli Maurer deverá assinar com o novo Ministro da Defesa da Suécia, Karin Enström, uma “Declaração de Intenção”, ou carta de intenção para a compra de 22 caças Gripens fabricadas pela sueca Saab. A informação foi confirmada pelos dois ministérios.

O pacote final da encomenda ainda está em negociação, e não deverá ser superar os 3.12 bilhões de francos suíços, segundo a porta-voz do Ministério da Defesa da Suíça (VBS) Sonja Margelist. Ainda segundo Margelist, a Suíça não deverá participar com custos adicionais de desenvolvimento do Gripen, como teria dito um político sueco em encontro com contrapartes suíças em um encontro na Estônia. Esse encontro, assim como diversas informações que estão na reportagem da SFTV, foi citado na edição de 2 de junho do jornal suíço Der Sonntag. O político sueco também teria dado a entender, segundo o jornal, que as decisões da Suécia a respeito da nova versão do Gripen só seriam tomadas após o comprometimento suíço com a compra. Porém, o que a porta-voz  destacou foi que, ao contrário, os países já ajustaram os seus cronogramas a respeito de uma decisão conjunta de aquisição.

Pelo cronograma acertado entre os países, o Governo Sueco deverá levar ao Parlamento do país em 20 de setembro uma proposta orçamentária incluindo a futura compra do Gripen E, para que este aprove o orçamento já na primeira metade de dezembro.  Pelo lado suíço, o programa de armamento RP 12, incluindo a compra do Gripen, deverá ser adotado antes do início da seção do inverno (próximo ao último trimestre, no Hemisfério Norte). O Conselho Nacional Suíço deverá então tratar do assunto em março ou junho do próximo ano. Mas o jornal Der Sonntag destacou que o assunto ainda é controverso no Parlamento Suíço e que mesmo colegas do ministro Maurer se opõem à compra, por motivos variados.

A reportagem do Der Sonntag também expressa a opinião (não deixando claro se é uma suposição ou se a informação está baseada em fontes) que a conclusão da comissão de Defesa do Parlamento Suíço, que investiga a escolha do Gripen, deverá dizer que o mesmo ainda está em projeto, pois tem apenas um demonstrador voando, e que seu risco para o país é alto, principalmente o financeiro.

FONTES: SFTV e Der Sonntag (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTOS: Saab (visita de pilotos suíços para provas de voo na aeronave de testes do Gripen E/F, designação da Saab empregada nas legendas das fotos)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Apesar de todo o lobby francês, o Gripen E/F na Suiça avança. 🙂

[]’s

Ozawa

OFF TOPIC: 06/06/2012 – Dia D + 24838. Vida longa aos aliados ! Vida longa à França livre ! À memória daqueles que morreram, para que outros pudessem viver !

Marcos

E o Brasil,

Perdendo mais uma oportunidade.

Vader

A canalhice francesa na Suíça não viu limites. Apesar disso, a compra do GRIPEN avança a passos largos.

Bye bye Dassault! Quem não te conhece que te compre! 😉