terça-feira, outubro 19, 2021

Gripen para o Brasil

Boeing entrega último ‘Wedgetail’ AEW&C para a Austrália

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Na segunda-feira, 4 de junho, a Boeing informou a entrega do sexto e último avião de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (Airborne Early Warning and Control – AEW&C) “Wedgetail” para a Força Aérea Real Australiana (RAAF). A entrega foi feita no último sábado, 2 de junho.

Com a entrega desta sexta aeronave, foi atingido um novo marco no programa do Wedgetail, segundo o diretor do mesmo na Organização de Material de Defesa da Austrália, vice-marechal do ar Chris Deeble. A entrega, segundo Deeble, “permitirá que seja declarada, mais à frente neste ano, a capacidade de operação inicial (IOC).”

A Boeing já entregou todos os segmentos de terra para apoio à frota, que opera a partir da Base Williamtown da RAAF, em Newcastle, Austrália. O 737 AEW&C Wedgetail é baseado no avião de passageiros Boeing 737-700 Next-Generation, e foi projetado para prover capacidade aérea de gerenciamento do campo de batalha com um radar multitarefa de varredura eletrônica. A aeronave é equipada com 10 consoles no estado da arte, que expõem aos tripulantes de missão os dados de alvos aéreos e marítimos simultaneamente.  Assim, podem ser direcionadas tanto forças de defesa quanto de ataque, ao mesmo tempo em que se mantém a vigilância da área operacional.

Segundo a Boeing, também foram entreguse três aeronaves “Peace Eye AEW&C” para a Coreia do Sul, com mais um programado para este ano.  Já a entrega do primeiro “Peace Eagle AEW&C” da Turquia está programada para o final do ano.

FONTE: Boeing 

FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

FAB realiza enlaces de dados entre aeronaves usando o LINK-BR2 pela primeira vez

Os voos foram realizados durante a execução da Operação Íris, como foi denominada a segunda fase de ensaios de...
- Advertisement -
- Advertisement -