segunda-feira, maio 17, 2021

Gripen para o Brasil

Fumaça 60 anos: Hornet ou Super Hornet?

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Diferenciar um Hornet de um Super Hornet para um especialista em aviação militar pode parecer algo trivial, mas para os oficiais de sinalização de pouso (LSO) da US Navy esta não era uma questão tão simples assim.

Embora sejam aeronaves distintas, o Hornet e o Super Hornet apresentam um formato externo muito semelhante. Durante os pousos a bordo de porta-aviões, dependendo da distância, fica difícil distinguir um do outro.

É interessante observar que esta confusão também ocorria entre o A-6 Intruder e o EA-6B Prowler. Mas no caso das duas aeronaves da Grumman, um símbolo de radiação bem no centro do nariz do Prowler foi pintado para distingui-lo do seu irmão mais velho.

Para diferenciar as duas aeronaves, a Boeing instalou um dispositivo na perna do trem de pouso do nariz do Super Hornet, um dos poucos componentes realmente comuns aos dois aviões. Localizado logo abaixo e um pouco para a esquerda do farol do trem existe uma pequena caixa retangular branca com três luzes. Este dispositivo não existe no “Legacy Hornet”.

É interessante observar que esta confusão também ocorria entre o A-6 Intruder e o EA-6B Prowler.

Agora que você já sabe distinguir ambos durante uma aproximação, qual é a resposta para a pergunta do título, considerando a imagem de cima?

- Advertisement -

6 Comments

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo José

Vou de Hornet!

Abc

martins

É Hornet.
Ou vou ter que ir no oftalmologista?

Marcelo Martins

Pra mim é Hornet! Tá mais fácil identificar pelas tomadas de ar redondas do que pelo farol do trem de pouso.

Vader

CF-18 Hornet: as “pernocas” são mais finas e abertas.

sergiocintra

Realmente só se especializando, pois com o farol acionado e as luzes guia de pouso acionadas, como o especialista vai enxerga-las, num pouso noturno? Só desligando o farol, ou talves por outro meio eletrônico. Em uma menção feita por vocês nos AF-4, o trio de luzes ficam nas asas. No Rafale naval, tambem é algo próximo do SH. Um farol do lado e a “caixa” ao lado, mas no normal, são dois faróis, fora o trem de pouso bem diferentes.

Reportagens especiais

Primeiras fotos da apresentação do protótipo do KC-390

Os editores do Poder Aéreo estão nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, participando da...
- Advertisement -
- Advertisement -