No início da década de 1980 a Grow, fabricante de jogos e brinquedos, lançou uma modificação do jogo de tabuleiro WAR (fora do Brasil era conhecido como Risk), que foi denominada WAR II. Dentre as modificações estava a introdução do Poder Aéreo no jogo, o que acabava com aquelas dezenas de peças que muitos jogadores insistiam em depositar sobre territórios minúsculos.

A imagem acima representa a capa da primeira versão do jogo (lançado por volta de 1981). Você consegue identificar todos os aviões?

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

As aeronaves eu não consigo identificar, mas com toda certeza o paquera que tirou a foto é um Learjet 23.

daniell.filho

XB-70, F-4, T-38 e F-111. Se não me engano foi na realização dessa foto que ocorreu o acidente que destruiu o XB-70 e o F-111, acarretando por outros motivos também, o cancelamento do programa.

luizblower

Não é um F-111, é um F-104. Lá no fundo tem um F-5 também, mas não dá pra ver se é A ou E

Giordani RS

Da esquerda para a direita: F-5A, F-104, XB-70, F-4 e T-38.

A tal foto do acidente foi uma ideia do fabricante, pois todos os aviões usavam motores GE. O Valkyrie iria se cancelado de qualquer forma, pois era altamente custoso de adquirir e manter e a entrada de novos ICBM´s, mais simples e baratos…

Mas convenhamos, o Valkyrie foi um notável feito de engenharia. Depois do Saab J35 Draken, é o avião mais lindo que a face da Terra já viu!

Nick

Quando era moleque joga muito isso ae 🙂

O jogo começava normal, mas depois descanbava para o modo World Domination e “só pode restar um” HASUHAUUHAUHUH!!

[]’s

Marcelo

esse era fácil,pena que cheguei atrasado. Tenho esse jogo, com essa capa, usei muito na infância/adolescência e ainda uso! Está completo, ainda!
Abraços.

asbueno

Do fundo para frente: Northrop F 5A, Lockheed F 104 B(?), North American XB 70, McDonell F 4 (?) e Northrop T 38.

asbueno

Giordani RS:

Concordo com a beleza do XB 70. Creio que o mais belo até hoje

HRotor

Aliás, bem coerente a inserção do Poder Aéreo no jogo. Mostrou que a Aviação é capaz de dizimar forças e atingir os centros de poder, mas não se pode prescindir da ocupação territorial pelas forças terrestres para atingir plenamente os objetivos estratégicos.

Giordani RS

Eu joguei muito WAR, joguei mesmo, de fazermos competições, equipes, era uma partida só, mas durava a tarde toda de sábado. Como Eu tinha dois jogos iguais e haviam cartas reservas sobrando, fiz umas modificações que foram muito bem recebidas e tornou o jogo mais equilibrado(depois da segunda rodada, eram formados os acordos e acabava todos contra um!). Dividi territórios e estes receberam porções na Antartida. Fiz novos pontos de ligação entre os continentes e introduzi a carta do ICBM e do Atáque aéreo. A cada tantas conquistas, valia a carta(assim como se conseguia exércitos). O ICBM era para ataque… Read more »

Milton

Nick, na minha época de moleque também era a mesma coisa, quando conquistava o objetivo era dominar o mundo mesmo!!!!!!! Ocorre que a fim de evitar que alguém ganhasse o objetivo os outros jogadores se uniam para destruir o que estava vencendo!!!! Aí o jogo ficava tenso! rsrsrsrsrsrsrss

Almeida

Pessoal, essa capa é uma fotomontagem, tal formação jamais existiu. Notar a pintura do XB-70, falta de escala, etc

Nick

Caro Milton,

O lance era ter tantos exércitos e caças que transbordava os países 😀

Também existia esse lance de alianças, mas também existiam quebras de alianças com ataques surpresa contra aliados ..HASUAHASUHAU!!!

[]’s

Clésio Luiz

Almeida, dá uma olhada nessa reportagem publicada aqui no Aéreo sobre o XB-70. Além do histórico da aeronave, comenta sobre essa formação que existiu sim, mas teve um fim trágico:
http://www.aereo.jor.br/2012/02/12/lenda-mach-3-o-north-american-xb-70-valkyrie/

luizblower

Olha uma outra foto da formação, bem parecida:

http://www.wingweb.co.uk/wingweb/img/600-XB-70_YF-5A_T-38_F-4B.jpg

Baschera

Putz….. eu joga este jogo com meus amigos até altas horas…. tenho, ainda hoje, este jogo, o WAR II, mas esta versão tem até mais peças que a versão anterior, o WAR. Ambos são da Grow. O pioneiro com este nome, o tabuleiro WAR (baseado no jogo da Risk), só possuia exércitos com bolinhas menores e maiores (que valiam 10 exércitos ou bolinhas menores) e foi lançado em 1972 e não nos anos 80. O WAR II (este da imagem) que tenho …. tem a novidade de incorporar pequenas peças plásticas em formato de delta, de várias cores, simbolizando “aviões”.… Read more »

Baschera

Errata: em vez de : …”eu joga”… o correto é : …”eu jogava…”

Sorry.

Sds.

jacubao

XB-70, F104, F-4D, T-38 e F-5A.