O público que compareceu à Academia da Força Aérea (AFA) no último final de semana teve a oportunidade de ver de perto, pela primeira vez, uma aeronave Lockheed P-3AM Orion da FAB. O exemplar, que pousou na AFA na noite do dia 14, permaneceu em exposição estática durante os dois dias do evento.

Além de apreciar todos os detalhes externos da aeronave, o público foi autorizado pela FAB a visitar o interior do P-3. As visitas ocorreram a partir das 14h do domingo, em pequenos grupos de não mais que seis pessoas, sempre acompanhados por um dos tripulantes. Uma enorme fila se formou em frente à escada de acesso e, mesmo com as demonstrações do Hornet e do Super Hornet acontecendo naquela tarde, ninguém arredou o pé dessa chance única de conhecer uma das mais novas aeronaves do inventário da FAB.

 

 

No seu interior, o público teve a chance de conhecer um pouco sobre o trabalho e sobre as missões do Esquadrão Orungam (1º/7º GAV) baseado em Salvador. Os tripulantes também respondiam às perguntas das pessoas, que demonstravam muita curiosidade sobre a aeronave. Não era permitido tirar fotografias do interior do avião.

 

 

O Orungan levou para Pirassununga o P-3AM matrícula FAB 7200, o mais recente recebido pelo esquadrão (fevereiro deste ano). O primeiro P-3 chegou ao Brasil em 31 de julho de 2011 e até o momento três estão em operação na unidade. A FAB adquiriu 12 células usadas de P-3A nos Estados Unidos. Três foram utilizadas como fonte de peças e uma é utilizada como aeronave de treinamento.

O P-3 foi tema de uma longa reportagem da revista Forças de Defesa nº2. Para a infelicidade de muitos, os exemplares da edição 2 já se esgotaram.

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Fumaça 60 anos: público conhece o P-3AM pela primeira vez COMPARTILHE:FacebookLinkedInTwitterOrkutPDF Tagged with: P-3AM  […]