F-5 e F-2000 sobrevoam São Paulo – qual o motivo?

10

Não é comum, a não ser em ocasiões especiais (como 7 de setembro ou “Portões Abertos” no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo) que caças da FAB sobrevoem a capital paulista. Mas nesta sexta-feira, 18 de maio, por volta das 11h da manhã, o som forte de uma turbina chamou a atenção.

Numa segunda passagem, pude perceber ao longe a tubeira única e o formato de uma asa em delta, denunciando um Mirage 2000 (F-2000 na FAB) sobrevoando a região central da cidade. Pouco depois, passou um inconfundível F-5, que pude fotografar muito à distância, antes que o caça fizesse uma curva em direção à Zona Norte e sumisse de vista. O que estariam fazendo? Saudando os paulistanos antes ou depois de alguma escala na Base Aérea de São Paulo (BASP)?

Lembrando que no domingo passado, o último da festa de 60 anos da “Esquadrilha da Fumaça” na Academia da Força Aérea em Pirassunga (SP), um F-2000 realizou algumas passagens, sem pousar. Já o F-5 que permaneceu exposto nos dois dias decolou juntamente com um A-1. Teriam na ocasião voltado para suas respectivas bases ou pousaram na BASP e só estão voltando agora? Se os leitores souberem as respostas, fiquem à vontade para compartilhar.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Groo

A pista da BASP não é curta para o F-5? Uma vez um soldado da FAB me disse que eles pousam em Cumbica e são transportado até a BASP sobre uma carreta à noite.

Guilherme Poggio

Caro Groo

A Basp compartilha com o aeroporto de guarulhos a mesma pista

Você deve estar se referindo ao Pama SP.

Mauricio R.

Exaurir as horas restantes das células e assim forçar esse governinho mequetrefe a decidir, essa enrolação que se tornou o F-X2!!!

No mais:

#embraerforadofx2

É bom para a FAB e melhor ainda, p/ o Brasil!!!

jura_gol

Hoje por volta das 14:00 horas , passaram sobrevoando a meia altura o parque do Ibirapuera duas aeronaves super puma, não deu para tirar fotos pois estava de moto. A proposito Mauricio , no 4-COMAR tem um F-5B em exposição, quem passa pela Av. Dom. Pedro, não tem como deixar de ver este artigo de museu, a matricula do mesmo é 4803, se vc quiser peço pro meu filho tirar umas fotos do mesmo poís ele serve nesta base.

getulio

Provavelmente fazendo a segurança da Presidenta Dilma em São Paulo.

Vassili

Getulio,

Neste caso não seria mais sensato um elemento ou esquadrilha de um único modelo??????

abraços.

Guilherme Poggio

Era tanta aeronave da FAB no ar que fiquei imaginando que fosse a divulação do resultado do F-X2.

Além do Mirage e do F-5 tinha um Black Hawk, um Super Puma e um EC-145.

Guilherme Poggio

A assessoria de imprensa da prefeitura de Taboão da Serra (sul da capital) confirmou o pouso de helicópteros da FAB no estádio municipal Vereador José Feres. Lá permaneceram por cerca de 15 minutos.

Procurada pelo Terra para esclarecer o caso, a assessoria do Palácio do Planalto afirmou que, por questões de segurança, só se pronunciará sobre o caso por meio de nota oficial.

FONTE: Portal Terra

Groo

Guilherme, vc tem razão. Eu confundi as bases aéreas.

Vader

Coisa esquisita…