Estaria o F-22 deixando seus pilotos doentes?

10

Dois pilotos de F-22 falam sobre os problemas relativos ao sistemas de suporte à vida (incluindo o OBOGS) da aeronave em uma entrevista para o programa norte-americano “60 minutes”. A rede de TV CBS, em seu site, divulgou estes três vídeos sobre a entrevista.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DrCockroach

Come on, 18% de taxa de hypoxia eh inaceitavel. Os pilotos sao somente elogios ao F-22, o melhor caca do mundo, mas dizem que nao podem pilotar com uma mascara amarrada ao rosto que: a) nao fornece oxigenio suficiente ou b) fornece com toxinas. Nao me parece que existam razoes suficientes p/ forcarem este seleto grupo de pilotos a voarem sem condicoes de seguranca. Primeiro, eh necessario identificar o problema, o que nao foi feito ainda. Os pilotos sao treinados p/ enfrentarem o perigo de combate ou “normais” de voo, mas por que deveriam aceitar um risco desnecessario em voos… Read more »

Nick

Caro Dr Barata,

Se os pilotos se sentirem desconfortáveis em voar o F-22, é só pedir baixa, ou uma escrivaninha. 🙂

[]’s

Ricardo Cascaldi

Se eles estão com problemas é só me chamar pô! Eu adoraria voar um desses!

DrCockroach

Prezado Nick, Acho que uma resposta assim, p/ um problema serissimo, cabe bem p/ a Forca Aerea da China ou Russia.; felizmente nos EUA existe o Whistleblower Protection Act. Repare que eles se recusaram a voar depois que o filtro de carbono instalado depois que os F-22 foram groundeados (agora o filtro serah retirado) agravou os problemas dos pilotos que inalaram ainda mais toxinas. Os pareceres medicos de ambos era/eh de quem nao poderiam voar. O que penso que deve ser feito eh suspendar os voos ateh que o problema seja identificado e resolvido, ou poderemos ver mais um acidente… Read more »

DrCockroach

Department of Defense, 23/07/2007, Military Whistleblower Protection:

http://www.dtic.mil/whs/directives/corres/pdf/705006p.pdf

[]s!

Gilberto Rezende

Antes de mais NADA um problema de POLÍTICA MILITAR onde uma empresa “queridinha” da USAF, a Lockhhed Martin, que já está com problemas sérios com o programa F-35 e concorrentemente o seu “invencível” F-22 tem exposta uma falha de projeto potencialmente catastrófica. Deve ser uma falha PEQUENA e que não é simples de falta de oxigênio mas sim um diminuto envenenamento por um contaminante qualquer do sistema da aeronave, seja de óleo ou combustível ou de um subproduto dos dois produzido pelo sistema, que só depois de um certo tempo de atividade de voo no F-22, variável de acordo com… Read more »

Marcelo

Apesar de concordar que a LM é uma empresa bastante problemática que vem dando provas seguidas de incompentência no programa F-35, gostaria de colocar também que muitos pilotos tomam conclusões baseadas em “achismos” ou até mesmo, como nesse caso por medo. Caso se comprove por laudos de engenharia ou médicos que o sistema não está apto, sim o F-22 deve ter as atividades de voo suspensas. Caso existam laudos indicando que não há problemas, se recusar a voar é insubrodinação. Simple as that.

Marcelo

ops –> incompetência é a palavra correta. Erro de digitação.

DrCockroach

Prezado Marcelo, Se vc observar a materia perceberah a presenca do congressista republicano Adam Kinzinger, Piloto/Major, dando suporte aos pilotos. Dois fatos interessantes: 1) Ele sugeriu que os pilotos ficassem sobre protecao do “Whistleblower Protection Act”, portanto os pilotos nao serao acusados de insubordinacao (veja que jah nao eh tao “simple as that”). 2) Afirmar que os pilotos estao com medo me parece alem do razoavel, talvez eles tenham muito mais discernimento do que imaginamos. O congressista que apoia eles recebeu em 2006 3 decoracoes por heroismo. Numa rua ele assistiu um homem com uma faca cortar o pescoco de… Read more »

[…] o secretário de Defesa, Leon Panetta, no mês passado ordenou novas restrições de voo depois que o programa “60 Minutes” da CBS foi ao ar com entrevistas de pilotos de F-22 que se queixaram sobre o problema de […]