IAE realiza ensaio de separação dos propulsores do VLS-1

2

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou em (3/5) no Laboratório de Integração de Propulsores, mais um ensaio de separação dos quatro propulsores do primeiro estágio do Veículo Lançador de Satélite-1. Participaram do ensaio, uma equipe de 30 servidores entre técnicos e engenheiros do Instituto.

Esta foi a terceira campanha de ensaio de separação. O protótipo de teste estava instrumentado com aproximadamente 180 sensores para as medições de parâmetros físicos como: choque mecânico, vibração quase estática, deformação, simultaneidade de separação dos quatro propulsores do primeiro estágio, deslocamento, além da cobertura fotográfica e de vídeo (HD e alta velocidade).

Os dados coletados neste ensaio serão analisados e confrontados com os dos outros dois ensaios, realizados anteriormente. As informações servirão de base para conhecer os fenômenos e cargas mecânicas geradas no veículo durante esta fase importante de voo.

O Ensaio foi acompanhado pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Polhmann, Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, do Brigadeiro do Ar Wander Almodóvar Golfetto, e do Diretor do IAE, Brigadeiro-Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel.

FONTE: DCTA

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

Pogggio, você tem a data (prevista) para a próxima tentativa de voo (com satélite) ?
Tenho a impressão que este programa avança em passos de tartaruga AINDA mais lentos que o F-X2…
Abraços.

Dario

Marcelo
” Esta ” tartaruga “, além de ter ” unhas encravadas “, só tem ” 3 pernas “.
O programa só sobrevive por amor de poucos.