Falando no F-103 4927, fotos do caça ainda em operação, há uns 10 anos

    634
    1

    Complementando a matéria logo acima sobre o monumento inaugurado no PAMA-SP com o F-103E 4927,  estas imagens tiradas no início da década de 2000 mostram a chegada de cinco jatos F-103 (quatro monopostos e um biposto) para a celebração do Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro. Entre eles, está o 4927.

    São fotos que tirei e revelei em papel, mas que esqueci de anotar a data – foram digitalizadas só agora. Quase certamente foram feitas em 2003 –  apesar da falta de anotações de minha parte, já me lembraram ter sido aquele o ano em que a FAB abriu os portões da BASC ao público, o que me motivou a ir ao Rio de Janeiro especialmente para aproveitar a rara ocasião para um entusiasta morador de São Paulo naquela década (que ainda não fazia parte do “time” do Poder Aéreo, que só nasceria cinco anos depois). Os Mirages da FAB estavam nos últimos anos de sua operação no 1º GDA, então era uma das últimas chances de vê-los em voo.

    Já a última imagem, abaixo, mostra a última vez em que vi um Mirage III da FAB quando ainda operava. Trata-se do F-103D 4906 que visitou a Academia da Força Aérea (Pirassununga – SP) durante seu evento de “Portões Abertos” de outubro de 2004 – nesse caso posso precisar o ano pois foi tirada com minha primeira máquina digital adquirida naquele ano, adequadamente arquivada em uma pasta identificada com a data e a ocasião. Poucos meses depois, em janeiro de 2005, os F-103 da FAB atingiam a marca de 65.000 horas de voo, sendo desativados antes do final daquele ano.

    1 COMMENT

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here