Força Aérea Turca recebe primeiro T-38 modernizado. Frota voará além de 2020

 

A Força Aérea Turca (TurAF) recebeu o primeiro protótipo do avião de treinamento a jato T38 modernizado com uma nova suíte de aviônicos da Turkish Aerospace Industries (TAI).

A entrega segue o contrato anteriormente concedido pelo Subsecretário para as Indústrias de Defesa (SSM) para projetar, desenvolver e implementar uma atualização de aviônicos para a TurAF como parte do programa de modernização de aviônicos do T-38 (ARI).

Nos termos do contrato, assinado em 2007, a TAI atualizará um total de 55 aeronaves T-38A da TuAF com o propósito de  estender a vida útil além de 2020.

As atualizações das aeronaves T38 incluem um novo computador de controle central, monitores multi-função no painel, HUD, HOTAS e novos equipamentos de navegação e comunicação.

Como parte do programa de modernização, com conclusão prevista para 2014, cinco aeronaves estão atualmente passando por processo de atualização nas instalações da TAI, das quais duas são protótipos e três são exemplares de produção.

As 50 aeronaves restantes serão modernizadas pelo  Primeiro Centro de Manutenção Suprimentos da TurAF, com apoio técnico da TAI.

As características adicionais incluem um sistema tático de nagevação TACAN AN/ARN-65, um transponter IFF Hazeltine AN/AP-64 e um ILS  Rockwell Collins AN/ARN-58.

Mais de 500 T-38 estão em serviço com a Força Aérea dos EUA e também são usados ​​pelas forças aéreas da Alemanha, Coréia do Sul e Taiwan.

FONTE/FOTO: Air force tecnology/TAI

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Outro que poderá ter a mesma “versão” do F16 e B52: “Ad eternum” …..

Marcelo

mais uma empresa aeronáutica nacional, além da EMBRAER e da RUAG, que sabe revitalizar a célula do F-5/T-38.

Mas tem gênios da internet que vão morrer dizendo que fazer isso é muito difícil….

Abraços.

Giordani RS

O título da matéria não poderia ter sido mais feliz…

fragatamendes

Daqui a pouco os abutres de plantão vão falar que eles (F-5/T-38) não servem para nada.Abraços do MENDES.

Justin Case

Poggio, boa tarde.
F-5 do Chile acho que foi IAI, não Elbit.
Abraço,
Justin