Estados Unidos começam a movimentar suas peças principais

5

Panetta virá ao Brasil na próxima terça

 

O secretário de Defesa americano, Leon Panetta, viajará pela primeira vez à América Latina desde que assumiu seu cargo, visitando Brasília, Rio de Janeiro, Bogotá e Santiago do Chile, informou nesta sexta-feira o porta-voz do Pentágono George Little.

Panetta “espera poder expandir a cooperação em defesa e segurança com três importantes países do mundo, cada vez mais importantes em nível regional, e também em termos de liderança internacional”, declarou Little a jornalistas.

O secretário da Defesa, que iniciará a visita por Bogotá, chegará a Brasília na terça-feira, antes de seguir para o Rio de Janeiro, na quarta. A viagem será concluída na quinta-feira, em Santiago. No Brasil, Panetta vai reforçar os vínculos bilaterais, após a anulação do contrato para fornecer aviões Super Tucano da Embraer para as forças afegãs.

O contrato de 380 milhões de dólares que seria entregue à Embraer foi suspenso após uma queixa da concorrente americana Hawker. Os altos comandos americanos decidiram fazer uma nova licitação.

O incidente ameaça prejudicar uma outra empresa, a americana Boeing, que planeja vender 36 caças F/A18 para o Brasil, ao custo de US$ 5 bilhões.

FONTE: Band

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Groo

Hehehehe! Os gringos nos colocam no mesmo saco que Chile e Colômbia. Mal sabem eles que estamos mais para Venezuela, Equador, Bolívia, Argentina e Nicarágua. Só somos um pouquinho mais elegantes, mas é só uma questão de tempo. Parece que a Colômbia está indo pro buraco também.

Marcos

Achei interessante

Principalmente o ultimo parágrafo, aquele em que cita uma possivel ameaça a uma empresa americana (em relação ao Fx ) em decorrecia do LAS.
Mal sabe ele que, o SH está praticamente morto no Fx Brasil.

DrCockroach

Gostaria de saber se dirah algo sobre o LAS, tipo: “depois das eleicoes do Obama conversamos”. Os amigos sabem que o Obama, sem saber que o mic estava aberto, disse que poderia tratar dos misseis com o Putin depois da eleicao, que vergonha! http://www.youtube.com/watch?v=iYGsadcBiFA Estah cada vez mais evidente que os EUA deverao sair do Afeganistao rapidamente e, deveriam, deixar o proprio exercito Afegao equipado (incluindo a conclusao do LAS); mas eh a eleicao… Eleicoes no Brasil, eleicoes nos EUA, agora eleicoes na Franca. Todos os indicativos dao que o Sarkozy perde no segundo turno, ainda mais agora que o… Read more »

Nick

Sem dúvidas os EUA tem tratado o Brasil se não como um grande aliado, pelo menos como um parceiro. Espero estar errado, mas as chances do Vespão ainda são pequenas.

[]’s

ernaniborges

Não fosse pela urgência da aquisição de meios, o Brasil poderia “chutar o balde” desse FX2 e, a exemplo do nosso projeto KC-390, desenvolver seu próprio caça, em parceria com fornecedores externos…