Home Noticiário Nacional Avião de pequeno porte cai e deixa dois mortos em Itirapina, SP

Avião de pequeno porte cai e deixa dois mortos em Itirapina, SP

424
5

Empresário Fernando de Arruda Botelho está entre as vítimas, diz bombeiro

 

Um avião de pequeno porte caiu em um canavial, na tarde desta sexta-feira (13), e deixou dois mortos em Itirapina (SP). Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave sobrevoava o balneário da Represa do Broa, quando caiu e explodiu.
De acordo com os bombeiros, o empresário do ramo de aviação Fernando de Arruda Botelho e Sérgio Luiz Robattino, piloto da Morro Vermelho Táxi Aéreo, morreram carbonizados com a queda.

Ainda segundo os bombeiros, o avião tinha acabado de decolar do aeródromo de Itirapina. Os destroços se espalharam por 200 metros. A Polícia Científica de Rio Claro está no local.
O comerciante Mário Ângelo Vieira, que mora próximo ao balneário, disse que foi possível perceber o momento da explosão da aeronave. “Apesar de ser uma avião pequeno, da minha casa eu consegui ouvir o barulho da explosão” contou.

Com as chamas, o canavial também acabou incendiado. Caminhões pipa e dos bombeiros foram até o local para apagar o fogo.

Réplica do Demoiselle

O empresário Fernando de Arruda Botelho é conhecido por sua paixão pela aviação. Seu último projeto foi construir uma réplica do avião Demoiselle de Santos Dumont. Ele era casado com Rosana Camargo de Arruda Botelho, herdeira do grupo Camargo Corrêa, do qual o empresário também era acionista.

O grupo Camargo Corrêa divulgou uma nota lamentando o acidente e a morte de Botelho e Robattino. A empresa informou que vai auxiliar na investigação das causas da queda da aeronave.

Confira a íntegra:

Uma aeronave particular em voo local na região da cidade de São Carlos com 02 ocupantes a bordo sofreu um acidente neste dia (13/04/2012). Estavam a bordo da aeronave Fernando de Arruda Botelho, acionista do Grupo Camargo Corrêa, e Sérgio Luiz Robattino, piloto da Morro Vermelho Taxi Aéreo.

Expressamos os mais sinceros sentimentos, trabalhando em conjunto com as Autoridades competentes. Faremos o possível para auxiliar no processo de investigação, bem como assistir as famílias dos ocupantes da aeronave.

FONTE: G1

NOTA DO BLOG: segundo informado em outras mídias, a aeronave envolvida no acidente seria um T-28 Trojan, visto na foto acima na Academia da Força Aérea em 2011.

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
asbueno
asbueno
8 anos atrás

Lendo em outras fontes, a aeronave mencionada é um T-28 Trojan.

Nautilus
Nautilus
8 anos atrás

De fato, o avião acidentado era o T-28 Trojan do empresário.

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/04/aeronautica-investiga-queda-de-aviao-que-matou-empresario-em-itirapina-fernando-arruda-botelho-camargo-correa.html

Só quem nunca viu um Trojan de perto pode afirmar, como na matéria, que trata-se de um avião de “pequeno porte”. O Trojan impressiona pelo seu tamanho, apesar de parecer compacto. É muito maior do que o T-6, por exemplo.

asbueno
asbueno
8 anos atrás

Nautilus, se um T-28 é de pequeno porte, o que seria um ultraleve? Um micro porte? Pico porte?! Coisas de não iniciados.

Vader
8 anos atrás

A qualidade do jornalismo brasileiro é assustadora…

Me lembro dessa aeronave. Uma tragédia. Condolências às famílias.

trackback
8 anos atrás

[…] tipo sem a participação do seu principal incentivador, o empresário Fernando de Arruda Botelho, falecido no dia 13 de abril durante um voo com uma aeronave tipo T-28 na região. O empresário receberá uma homenagem póstuma […]