Há 25 anos, em 31 de outubro de 1986, a USAF anunciava que a Lockheed e a Northrop tinham conseguido dois contratos para a fase Dem-Val (demonstration-validation) do programa Advanced Tactical Fighter (ATF).

Na época, a introdução dos caças MiG-29, Su-27 e MiG-31 obrigou os americanos a investirem num caça superior. A administração Reagan estava pronta para gastar o que fosse preciso para enfrentar o urso soviético. Foi aí que nasceu o projeto YF-22 e do YF-23.

O YF-22 venceu o ATF e depois de décadas de desenvolvimento, ainda enfrenta problemas técnicos que o obrigam vez por outra a ficar “groundeado”.

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Clésio Luiz

Eu ainda tenho pra mim que a USAF pegou o YF-22 porque ele era mais ágil que o YF-23, embora este fosse mais veloz e mais steath.

Leonardo

Clésio,

Quanto a velocidade, pelo menos em regime supercruise, me lembro que existia a coleção “Tudo sobre Aviões de Combate”, da qual vinha uma revista e um vídeo VHS e acho fascículo 3 era sobre “Aviões Invisíveis”, e falam da concorrência entre o YF-22 vs YF-23, no vídeo há o comentário que o YF-22 atingiu Mach 1,48 antes de acionar o pós-combustor, desempenho este que o YF-23 não conseguiu atingir.

Já em relação a furtividade não me recordo de nenhum comentário relevante no vídeo.

Nick

Concordo com o Clesio.

Mas o YF-23 teria sido um caça ainda mais revolucionário que o F-22. O F-22 sempre me pareceu mais conservador, e suas linhas até lembram o antecessor o F-15.

[]’s

Clésio Luiz

@Leonardo Boa parte do que se fala sobre os desempenhos dos caças dessa competição é especulação, pois nem tudo é revelado e as vezes aparece por aí alguns dados “do fabricante” mas que nem sempre são confiáveis. Em algumas fontes que vi, e que não são mais ou menos confiáveis do que as que você deve ter tido acesso, falavam o contrário, que o YF-23 teria velocidade “supercruise” um pouco maior que o YF-22. Tem um documentário sobre o concorrente da northrop, acho que feito pelo History Channel, com entrevistas com o pessoal da Northrop envolvido no projeto, onde eles… Read more »

Marcelo

lembro-me que torcia para o YF-23, pois achava o YF-22 muito feio, pelo menos melhoraram na versao de produção, e colocaram o cockpit mais à frente.

Leonardo

Clésio,

Também sempre achei estranho a tal superioridade do YF-22, pois o design do YF-23 é muito avançado não somente para época na década de 80 e até mesmo para os dias de hoje, mas como é difícil obter informações de fontes confiáveis, a dúvida sempre fica no ar.

Mas a hipótese pela escolha do desenho mais conservador pareça ser a mais aceitável.

Guilherme Poggio

Já li comentários que a Northrop sempre foi injustiçada pelo Pentágono. O caso do F-20 e do YF-23 seriam exemplos.

Tanto no ATF como no JSF o Pentágono optou por projetos mais convencionais. Cadê a ousadia?

Clésio Luiz

No final das contas pareceu ser a decisão correta. Mesmo hoje, os concorrentes não parecem poder superar as características de baixo RCS, supercruise e carga paga/alcance. Quando se fala (na verdade se especula) sobre as capacidades dos concorrentes chinês e russo, não me parece que eles devam exceder por larga margem qualquer das características do F-22A. O Pak-Fa promete ser mais ágil, e J-20 promete ter maior carga/alcance, mas nenhum deles deve abrir uma vantagem como o Su-27 foi em cima do F-15 na década de 80.

Guilherme Poggio

E pensar que isto aconteceu em 1986, quando a gente desenvolvia o AMX.

Fernando "Nunão" De Martini

Poggio, se o “mais convencional” há 25 anos ainda dá problemas, imagina só o que se poderia esperar do “menos convencional”… Mas a Northrop Grumman não se deu tão mal assim nesse período, pois produziu o bombardeiro furtivo mais caro de todos os tempos, num programa nada desprezível em verbas, comparado ao programa do Raptor, que lhe sucedeu na categoria dos programas absurdamente caros de aeronaves, bola que hoje está com o F-35. Programas que se sucedem temporalmente e que se superam em custos em relação ao antecessor, atendendo às leis daquele sujeito que eu esqueci o nome, que dizia… Read more »

Ops,

Enquanto escrevia o Clésio já dizia praticamente a mesma coisa sobre o conservadorismo não dar em nada.

Mas será que o “não conservadorismo” daria em algo menos ou mais problemático? Fica para o campo das conjecturas eternas.

Guilherme Poggio

Nunão,

Repare que no mesmo dia que o Pentágono colocou uma pá de cal no F-20 a Northrop recebeu verbas para o programa B-2.

Coincidência?

Clésio Luiz

@ Poggio Eu acho que a USAF tinha interesse que o F-20 não fosse pra frente. Se o avião entrasse em produção, menos unidades do F-16 seriam vendidas, aumentando o custo dele para a USAF. E a compra do F-20 pelos EUA para a defesa continental, não sairia barato (para a USAF) como a Northrop alardeava, pois apesar de custar menos para comprar e operar, seria um projeto alienígena dentro da USAF, sem peças em comum com o F-15/16. Ele tinha um tempo de reação (do alerta até a decolagem) menos que os outros tipos, mas também era o de… Read more »

Guilherme Poggio

Clésio

A história do F-20 é mais política do que técnica.
O tratamento dado durante o governo Carter era um e no governo Reagan foi outro.

DrCockroach

25 anos e… “parece que foi ontem”; quado a idade vai chegando eh assim: “parece que foi ontem”…. 🙂

[]s!
P.S.: E o galante que, outro dia, fez uma pegadinha p/ saber da idade dos leitores… 🙂

DrCockroach

Evidentemente Galante com maiuscula porque: a) eh o chefe; b) deve-se respeitar a idade… 🙂

[]s!
P.S.: na verdade estas porcarias de dedos, com a idade chegando, jah se atrapalham todos na digitacao 8)

Grifo

Repare que no mesmo dia que o Pentágono colocou uma pá de cal no F-20 a Northrop recebeu verbas para o programa B-2.

Caro Poggio, além do B-2 a Northrop Grumman ficou com uma parte substancial do próprio programa F-22, seguindo a política do DoD de dar uma fatia do trabalho para a empresa perdedora. No caso ganhou os radares e boa parte dos aviônicos, um “contratinho” da ordem de bilhões de dólares. Dizer que ela é discriminada não faz sentido.

Tadeu Mendes

O que parece que foi ontem e pura ilusao cronologica…rsrsrsrs.

Realmente faz muito tempo que o F-22 foi projetado e desenvolvido, somos nos (brasileiros) e que estamos atrasados no tempo.

Ainda estamos tentando decidir qual sera o jato de 4+ generation, vamos querer comprar….sabe la Deus quando isso se materializara.

Equanto isso o mundo avanca…. sera que vamos ser pegos com as calcas nas maos, assim como foi a Polonia, quando os Panzers comecaram a invadir o pais polaco???

Giordani RS

Como o YF-23 era bonito. A USAF cautelosa…preferiu não arriscar com uma tecnologia totalmente nova…e da mesma forma foi com F-35 em detrimento do Boeing X-32…o Raptor é “convencional” perto do BlackWidow…
Na minha modestíssima opinião o YF-23 sería muito mais revolucionário e detalhe, ele tem algo que o F-22 não tem; Capacidade de crescimento. A Northrop pensou já na capacidade de polivalência da máquina.

Foi há 25 anos…estamos a 15 anos esperando o que mesmo?

Vader

Fernando “Nunão” De Martini disse:
1 de novembro de 2011 às 21:07

Ia dizer exatamente isso. A Northrop-Grumman “só” produziu o avião mais caro de todos os tempos, o B-2… E ainda de quebra ganhou o radar do F-22.

Giordani: X-32 não, pelamordedeus… 🙂

Abraços…