Completada a fuselagem do último F-22, que deverá ser entregue em 2012

A Lockheed Martin divulgou que a fuselagem do último F-22 Raptor a ser entregue à Força Aérea dos EUA (USAF) foi completada na terça-feira, 23 de agosto de 2011. A fuselagem do Raptor que receberá a numeração 09-4195 da USAF receberá, nos próximos meses, as  asas, trem de pouso, estabilizadores verticais e horizontais, motores Pratt & Whitney F119 para a finalização da montagem.

O Raptor 4195 deverá deixar a linha de montagem no início de janeiro, e sua entrega à USAF está prevista para o segundo trimestre de 2012.

FOTO: Lockheed Martin (linha de montagem do F-22)

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Interessante a posição da USAF (?) em não querer vender o Raptor para outros países, como o Japão e Israel, que demonstraram forte interesse na aeronave. Outros operadores importantes de F-15, como a Arabia Saudita e a Coreia do Sul com certeza estariam interessados na aeronave se ela estivesse disponível para venda. O F-15 foi comprado por Israel quando tinham acabado de entrar em operação na USAF, sendo que o Japão comprou assim que saiu a versão C, que trouxe importantes aperfeiçoamentos. E na época o F-15 trazia um avanço tão grande sobre os caças anteriores quanto o Raptor sobre… Read more »

Corsario137

Olá Clésio, Engraçado que eu pensei a mesma coisa sobre os F-15. A tecnologia do Raptor é sensível a tal ponto que nem para um aliado de primeira grandeza como o Japão pode levar a aeronave? Explica-se: O medo dos EUA é quanto a proliferação da tecnologia sensível, trocando em miúdos, de os japoneses aproveitarem o conhecimento do Raptor nas diversas áreas (não só o conhecimento aeronáutico em si mas em eletrônica, micro-processadores desenvolvidos exclusivamente e etc..) e aplicarem isso na industria comum, ou seja, criando um concorrente comercial. Em síntese, é defesa de patentes! Eis aqui um relatório do… Read more »

Ivan

Clésio, A venda do F-22 Raptor para aliados é uma questão delicada para os Estados Unidos da América. Acredito que a questão maior está em torno da segurança dos segredos tecnológicos destes caça. Vamos relacionar os aliados referidos. ISRAEL Se vender para o Estado Judeu terá que vender também para a Arábia Saudita e quem sabe até mesmo o Egito. Mesmo Israel já demonstrou uma capacidade incrível de absorver, replicar e vender a tecnologia norte americana que recebe, inclusive para a China, o que já provocou sérios atritos. Imagine o que faria com um Raptor. ARÁBIA SAUDITA Em que pese… Read more »

Ivan

Corsário,

Acredito que o total será de 186 F-22 Raptors.
http://www.aereo.jor.br/2010/07/30/lockheed-vai-preservar-ferramental-do-f-22-para-uso-futuro/

Sendo que ano passado as entregas estavam em 166 unidades.
http://www.aereo.jor.br/2010/09/14/producao-do-f-22-chega-a-166-avioes-entregues-a-usaf/

Sds,
Ivan.

Tadeu Mendes

E o fim de uma era. Mas o Raptor e tao desconhecido do publico em geral, que tem muita gente que pensa que os F-22 sao contemporaneos dos F-35. Mal os F-35 estraram em servico e ja estao pensando no futuro substituto dos B-52 e B-1B. O proximo bombardeiro estrategico da USAF sera Stealth. Existe tambem o GPS (Global Prompt Strike) sendo desenvolvido e talvez ja vem sendo testado. Fico me perguntando se essa arma (Scramjet/missil) ficaria estacionada em orbita; o que contrariaria o Tratado de Uso Pacifico do Espaco)??? Mas se nao estiver estacionada em orbita, como entao poderia… Read more »

Ricardo Cascaldi

Tadeu Mendes disse:
26 de agosto de 2011 às 15:48

Este GPS que você está falando não é o projeto da DARPA para misseis hipersônico?
Se for o mesmo que estou pensando, acredito que será por meio do lançamento com algum tipo de propulsor(foguete) e depois o míssil ativa sua própria turbina. Basicamente como foram feitos os testes até agora.

Obs.: Lembrando que nos dois testes o veículo foi perdido no meio do oceano por problemas de comunicação.

Abraço

Nick

Caro Tadeu Mendes,

Os EUA estão desenvolvendo a tecnologia Hipersônica, (X-51, WaveRider).

Se aplicados a mísseis de cruzeiro, com capacidade de 20.000km/h, seriam capazes de atingir qualquer ponto do planeta nesse prazo.

Sobre o F-22, não sei se a decisão de parar com a produção do F-22 foi a mais acertada. Poderiam evoluir a plataforma para uma versão C, com novo RAM, EOTS e outros recursos, além de atualização na eletrônica. Sairia mais barato que partir para uma nova plataforma, do zero, novamente.

[]’s

joseboscojr

Tadeu, Na verdade a tecnologia de atingir qualquer alvo na Terra em 1 hora já existe. São os mísseis balísticos intercontinentais, que podem fazê-lo não em 1 hora, mas em meia hora. O problema é que os mísseis balísticos intercontinentais são armados com ogivas nucleares. Existe tecnologia para dotar um ICBM de uma ogiva convencional e guiada, mas há um preconceito contra esses mísseis e seu lançamento poderia ser confundido com um ataque nuclear. A proposta americana é criar armas hipersônicas de alcance global mas sem utilizar a trajetória balística tão relacionada a um ataque nuclear. Algumas das propostas incluem… Read more »

Corsario137

Caro joseboscojr, Vejo que você está bem informado sobre o assunto. Também tenho grande curiosidade sobre essa tecnologia hipersônica porque creio que o próximo grande passo transformador na tecnologia aeronáutica vira daí. Sendo assim, você saberia me informar sobre: 1. Utilização dessa tecnologia para uma nova geração de mísseis ar-ar? 2. Se o lançamento viesse do espaço, isso não seria uma violação ao tal tratado “Star Wars”? 3. É verdade que a Austrália é o país que, depois dos EUA, mais está avançando nessa área? 4. Independente de não ter a finalidade de arma estratégica (do ponto de vista nuclear),… Read more »

joseboscojr

Corsário, 1-Provavelmente a nova geração de mísseis ar-ar de grande alcance (LRAAM) irá contar com a tecnologia scramjet, usando hidrocarbonetos como combustível. Exemplo é o 3T e o JDRADM 2-Eu creio que o tratado proíba que armas sejam colocadas em órbita. No caso, elas não chegam a entrar em órbita embora passem por ela. 3-A Austrália trabalha muito ligada aos EUA e parece estar mesmo muito avançada em tecnologia hipersônica. Outros são os franceses, russos, alemães e nós, brasileiros, dentre outros. 4-Em relação a “substituir a ogiva” tudo indica que haverá negociação por parte dos países com o dedo no… Read more »

joseboscojr

Em relação à proibição de armas no espaço, salvo engano, ela é direcionada a “armas de destruição em massa”.
Realmente teria que pesquisar pra saber se é relativa a qualquer tipo de arma.

Corsario137

Ivan, Obrigado pela informação. Pensei que eram uns 200… -x- Bosco, Obrigado pela aula. Pelo que li na internet essa ainda é uma tecnologia que está engatinhando, ainda vem muito por aí. Os protótipos ainda são muito instáveis e a própria comunicação ainda precisa evoluir bastante. No entanto, é possível vislumbrar uma guerra aérea totalmente diferente caso esta tecnologia se viabilize. A capacidade de uma USAF, por exemplo, de atacar ou reagir em qualquer parte do globo seria aumentada de tal forma (num espaço de tempo tão curto) que a própria distribuição de bases ao longo do mundo deveria ser… Read more »

Corsario137

E Bosco, sobre as armas no espaço, acho que vale pra qualquer uma.

Se não me engano, o Ronald Reagan que era o presidente indutor do projeto Star Wars queria colocar uma rede de satélites, de alguma forma armados (não sei como), no espaço para destruir possíveis artefatos lançados pela CCCP. Com a assinatura do tratado de não proliferação de armas no espaço esse sistema antimísseis rodou, ou seja, acho que não pode nem para própria defesa.

Vader

Ivan disse:
26 de agosto de 2011 às 14:18

Perfeito Ivan. E digo mais: como costumo dizer o F-22 é “hours concour”. Sua tecnologia e suas capacidades são tão à frente de seus eventuais concorrentes que: 1. Os aliados não precisam dele para vencer seus eventuais inimigos; 2. Os EUA guardarão ele como “carta na manga” para o surgimento de um eventual e remoto inimigo à altura.

Abraço.

Tadeu Mendes

Caro Joseboscojr. Obrigado pelos esclarecimentos. Coloquei a pergunta na mesa para estimular o debate. Quanto aos misseis balisticos (ICBMs, SLBMs.), eu ja conhecia as caracteristicas destas armas. Eu nem tinha completado 10 anos de idade e a USAF ja estava testando os Minuteman e a US NAVY os Polaris. Os Minuteman continuam no servico ativo, ja os Polaris, passaram para a historia. Eu equeci de dizer que estava excluindo os misseis intercontinentais dessa conversa justamente pelo fato de que os mesmos fazem parte de uma tecnologia desenvolvida ha 50 anos atras, mas certamente poder atingir alvos em 30 minutos (ICBMs.)… Read more »