Presidente se queixa com Barack Obama da decisão do Congresso americano de romper acordo para compra de aviões da Embraer

Com o argumento de que os Estados Unidos sempre cobraram do Brasil “respeito a contratos”, a presidente Dilma Rousseff disse ao colega norte-americano Barack Obama, na segunda-feira, 9, que a situação se inverteu. “Como podemos fazer acordo na área de Defesa se o Congresso americano não respeita contratos?”, perguntou a Obama, na Casa Branca, segundo relato da conversa obtido pelo Estado.

Dilma se referia a uma escalada de problemas que preocuparam o Brasil. O mais recente ocorreu em fevereiro, quando a Defesa dos EUA anulou a concorrência para compra de 20 aviões Super Tucano da Embraer. No auge da briga jurídica com a empresa Hawker Beechcraft, congressistas do Kansas ameaçaram até entrar com pedido de investigação internacional para apurar subsídio do Brasil à Embraer.

A justificativa para o cancelamento da licitação foi de erros na documentação, mas o Brasil viu no episódio mais um exemplo de pressão política. Em 2006, o Senado dos EUA já havia proibido a venda de aviões Super Tucano à Venezuela por causa dos componentes americanos na aeronave.

A Boeing agora quer fornecer 36 caças F-18 para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira, mas deve ser preterida. A empresa americana instalou escritório em São Paulo, como sinal de interesse em parcerias com empresas brasileiras. Não há, porém, aprovação do Senado dos EUA à venda nem certeza de cumprimento da promessa de transferência de tecnologia ao Brasil*. O País está inclinado a comprar caças Rafale, da francesa Dassault.

Obama disse a Dilma que a questão com a Embraer será resolvida. Mesmo assim, na conversa reservada com executivos americanos (CEOs), também na Casa Branca, Dilma bateu novamente na tecla sem rodeios. Quis saber como os EUA puderam romper o que seria o primeiro contrato com a Embraer, num valor tão pequeno.

Dilma destacou que o País é a sexta economia do mundo, o sétimo maior superávit comercial dos Estados Unidos e o terceiro maior comprador de títulos americanos, depois da China e do Reino Unido. “Somos um país que cumpre contratos e queremos que os contratos sejam cumpridos.”

Apesar da cobrança da presidente, o ministro Fernando Pimentel (Indústria e Comércio Exterior) não esticou a polêmica. “É uma questão pontual, que será resolvida. Comércio é assim: passo a passo”, amenizou. “Não há problemas maiores e não existe restrição (à Embraer). A empresa tem uma instalação que funciona na Flórida e está estudando outros negócios aqui.”

Entenda. Em 28 de fevereiro deste ano, a Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf) cancelou a decisão de comprar 20 aviões A-29 Super Tucano da Embraer, a serem destinados ao Afeganistão. O contrato de compra – no valor de US$ 355 milhões – havia sido anunciado no fim de 2011. Embora justificada por “problemas de documentação”, a decisão de cancelar a compra foi motivada sobretudo pela pressão política da oposição republicana e de políticos do Estado de Kansas, onde está instalada a sede da Hawker Beechcraft, a rival americana da Embraer derrotada na escolha da aeronave.

Irã. Os temas Irã e Síria também foram abordados na conversa de Dilma com Obama. “Não podemos deixar a questão do Irã se transformar num incêndio”, disse ela, de acordo com relatos de participantes do encontro.

A presidente manifestou preocupação com a tensão no Oriente Médio e no norte da África. Apesar da pressão de Washington, Dilma ponderou a Obama que ações militares e sanções econômicas ao Irã “são extremamente perigosas”. Repetiu o mesmo argumento em jantar na Embaixada do Brasil, com a presença de políticos, empresários e acadêmicos. Diante das ex-secretárias de Estado Condoleezza Rice e Madeleine Albright, disse que o Irã tem o direito de desenvolver programa nuclear pacífico.

Afirmou que o Brasil apoia a ação de Kofi Annan, enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria, e repudia a violência contra a população.

FONTE: Estadão (reportagem de V. Rosa com colaboração de D. C. Marin)

FOTO DO ALTO: R. Stuckert Filho/ Presidência da República, via Agência Brasil

*NOTA DO EDITOR: vale lembrar que, ao menos por parte da Boeing,  já foi afirmado que “a transferência de tecnologia foi completamente aprovada pelo governo norte-americano, tem apoio do presidente Barack Obama, do Congresso e do Departamento de Defesa.” Veja uma das matérias já publicadas a respeito dessas aprovações clicando aqui.

 

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DrCockroach

Nao entrando no merito das reclamacoes da Presidente, isto realmente indica o fim das chances do SH no FX-2. Se ela acha, por exemplo, que a Franca irah nos ensinar a produzir as turbinas tb ( eu sei, eu sei…), isto tb complica o Gripen. Afinal, este teria sido o teor do relatorio aquele do MinDef em que, depois de nao conseguirem alterar as posicoes com alteracoes no peso dos quesitos, teria eliminado tanto o SH como o Gripen pois os americanos “boicotam”.

Agora eh aguardar a eleicao na Franca p/ saber o desfecho…

[]s!

Luis

Que contrato? Os EUA já assinaram o contrato de compra dos Super Tucanos? Ainda não!

A Dilmandona deveria decidir logo o FX-2, ao invés de criticar os outros. Eles cancelaram e vão criar nova concorrência em breve, nós há 16 anos não conseguimos decidir nada!

Mauricio R.

“Somos um país que cumpre contratos e queremos que os contratos sejam cumpridos.”

Deveriam exigir o mesmo dos franceses.

Marcos

Luis

Sim, eles assinaram um contrato e depois suspenderam.

uitinaxavier

Não adianta de nada USAF, Boeing dizer que vai repassar tecnologia falar até papagaio fala, a verdade que os Ianks já deram muitas provas do contrario.

wallace

Fim das chances do F-18 no FX-2? Opa, notícia melhor não há! Porque? Porque comprovadamente os americanos não nos repassam informações importantes sobre armamento militar (às vezes conseguimos uma ou outra coisa já muito defasada, mas é raro…) Os outros também não repassariam nada? Pode ser, mas não tenho bola de cristal pra saber e ninguém tem… O que sei é que dos EUA não vem nada… E 36 aviões não são nada, o importante é aprender a fazer os nossos, na quantidade que precisarmos… Óbvio que aprender com as próprias mãos seria mais meritoso, mas se vier com ajuda… Read more »

Vader

Matéria ruim e descuidada do Estadão, recheada de informações e termos incorretos, bem como baseada em meias-verdades. Em primeiro lugar, não houve a formalização (leia-se: “assinatura”) de contrato algum, apenas o anúncio da vitória da Embraer na concorrência. Portanto, e em que pese até esteja correta a presidentE Dilma em fazer alerta ao Presidente Obama, a título de pressão POLÍTICA, não confundamos as coisas: jamais houve descumprimento de contrato por parte dos americanos, mas sim o cancelamento da licitação, por conta de problemas jurídicos no processo licitatório. Aliás, muito provavelmente por causa de indiretas disparatadas como essa da presidentE (obviamente… Read more »

alexandre

Concordo em número, gênero e grau com o Vader. É muito choro por nada. Com relação aos STs, todos nós sabemos que é o avião ideal para a finalidade que querem empregar no Afeganistão. Com relação ao KC, podemos começar a dialogar melhor quando o protótipo estiver taxiando para decolagem. Abraço.

Vader

Ah sim, e ainda tem mais essa: “Não há, porém, aprovação do Senado dos EUA à venda nem certeza de cumprimento da promessa de transferência de tecnologia ao Brasil” Tanto o Executivo, através do Presidente Obama (Partido Democrata), quanto o Legislativo, através do Senador John McCain (Partido Republicano), já garantiram POR ESCRITO o pleno adimplemento da proposta da Boeing para o FX2. Aliás, das três empresas americanas a única que ofereceu uma FIANÇA em termos de multa contratual foi a Boeing. De maneira que não dá pra entender qual garantia mais a esquerdopatia nacional quer. Querem acaso que os EUA… Read more »

Vader

Esqueci: ainda acho que dá ST na concorrência. E não tenho a menor dúvida de que não dá SH no FX2, se é que dará alguma coisa.

Antonio M

O que tem de melhor voando na FAB tem procedência americana e israelense, e ainda tem pessoas que dizem acompanhar o tema da defesa afirmando que somos boicotados pelos “zamericanumalvadu”. Houve boicote sim mas, em épocas distintas e por motivos claros e definidos. Os tempos mudaram e basta o “país” mudar também e querer deixar de ser “amigo de todo mundo” para que se melhore em muito a questão de uso e fabricação de equipamento militar.

Antonio M

Vader disse:
11 de abril de 2012 às 14:16

O que nossos humanistas fraternos e bonzinhos tem medo é que os americanos cumpram com o que prometeram (e já fizeram isso até em 1932 para fornecer o que os franceses se negaram para Getúlio Vargas) e precisem abandonar o discurso antiamericanista fácil e sustentado a tanto tempo, e ter de adestrar novamente a militância com algum factóide novo ……..

Antonio M

ôps! Publicou duas vezes? Por favor srs editores, poderiam apagar? Obrigado!

LuppusFurius

Será que ela não têm outra téca? Só vermelho? Mau gosto!
E “os dente tavam sujo”? Sorriso prá quê ?!

uitinaxavier

Ui temos alguns aqui que sabem mais que o próprio congresso americano, que coisa o brasil tem alguns videntes poderosos tão perdendo dinheiro, defendendo ideologias patéticas, e atrasadas de esquerda e direita ou My boy quanta futilidade.

Observador

Senhores, O artigo tem só 5% de fatos. O resto é somente hipóteses e opiniões. Fato: a presidente reclamou do cancelamento do LAS em detrimento da EMBRAER. Fato: com uma arrogância ridícula, nossa presidente acusou os americanos de não cumprirem contratos, devido ao citado cancelamento, como se o Estado Brasileiro cumprisse os seus. Fato: Em nenhum momento se tocou no assunto FX-2. Daí em diante o artigo é um festival de bobagens, adivinhações e suposições vergonhosas por parte do jornalista, e que para os incautos se passa como verdades saídas da boca da própria presidente. Dizer que a “Dilma se… Read more »

Magal

Fato: Ao que parece a Presidente não teve um ataque de “Arrogância rídicula”, ela simplesmente colocou que não adianta assinar acordos de Defesa se eles não são cumpridos pelos EUA. Ela está errada? Será que ela tem que abaixar a cabeça e pedir desculpa porque os americanos fizeram essa bagunça com o contrato do LAS? O grande problema é a insegurança que isso gera, os americanos chegam, e dizem que tudo de bom irá acontecer, passa o tempo e em seguida tomamos a paulada do LAS. Eu honestamente acho que o LAS é uma gota no oceano e não deveria… Read more »

Almeida

Magal, pergunte a Taiwan, Coréia do Sul, Japão, Israel e todas as nações da OTAN se os EUA não cumprem seus acordos de defesa e se não vale a pena se aliar com eles.

Pergunta lá antes de voltar a postar aqui, por favor. Vai.

Almeida

Somente eu ouvi tocar a música de abertura dOS TRAPALHÕES enquanto lia essa notícia?

Esses esquerdeopatas estão acabando com o que resta da nossa imagem lá fora…

Almeida

Perguntou pros “lambe botas” dos norte americanos se vale a pena se aliar com eles?

Agora pergunta pro Khadaffi, que era aliado da França e tava até negociando Rafales com o Sarkozy. Ah é. Ele foi deposto e assassinado com apoio francês…

Antonio M

Assim que Noça Guia soltou essa sobre honrar contratos/acordos, Obama deveria simplesmente ter respondido “honraremos como vocês honraram a parte que lhes cabia no laboratório espacial internacional” com um sorriso sarcástico e uns tapinhas nas costas dela …..

Magal

@Almeida, Fui lá e perguntei e Taiwan respondeu que teve um montão de compras bloqueadas (inclusive os F-16 novos que estão implorando além do próprio upgrade dos mesmos que demorou uma eternidade e tem que ser cuidadosamente avaliados para não deixar a China chateada), perguntei a Israel e eles lembraram do assassinato do Lavi que sem dúvida era ultra superior ao F-16, perguntei ao Japão e eles mandaram avisar que não dão um pio sem pedir aos EUA e a Coréia do Sul mandou lembrar (assim como o Japão) sobre todas as bases que os EUA mantém por lá, assim… Read more »

Observador

Caro Magal: Fato: a arrogância ridícula da presidente e de outros membros do GF (Guido Mantega, é outro exemplo perfeito e acabado) é alimentada por gente que aplaude todas as lambanças que esta malta faz. Fato: eles já são defendidos e incensados por um grande número de pelegos, puxa-sacos, aspones, pseudo-intelectuais, agitadores, artistas sem talento, jornalistas chapa-branca, ignorantes e vadios dos mais variados movimentos sociais. Não precisam de mais ajuda. Não embarque nesta porque fica feio. Fato: o Estado Brasileiro vai demorar décadas antes de ter moral para apontar o dedo para alguém e cobrar compromisso e seriedade. Antes, o… Read more »

Magal

Sei lá, a minha experiência me ensinou que rotular as pessoas só porque apoiam uma idéia aqui e uma atitude ali faz nós perdermos um montão de coisas. Honestamente eu continuo achando que ela fez correto, assim como qualquer Presidente americano sempre fez também apoiando as suas empresas, E toda a lista de roupa suja que você colocou, é verdade, sempre aconteceu no Brasil e não duvido que vai acontecer ainda, mas não acho que a Dilma criou todos os problemas do Estado brasileiro. Da mesma forma para essa lista, existe uma lista muito maior com relação as traquinagens que… Read more »

Antonio M

A questão do ST para a Embraer é pontual. Não vai sacrificar um mercado por causa do demagogo governo de Dilma, que não vai compensá-la pela eventual perda de mercado de aviões executivos que a empresa brasileira tem por lá.

E outra, se Dona Dilma fosse tão valente assim, teria falado dos direitos humanos dos dissidentes em Cuba e o que ela fez foi novamente culpar os outros, relevar a questão e abraçar Fidel.

Coragem seletiva ….

Marcelo

Vader disse:
11 de abril de 2012 às 14:16

lixo ideológico? hahahahahahahahaha! todo mundo sabe o quão de direita é o Estadão!!! Apesar de eu ainda assim, achá-lo um bom jornal!!! agora a direita chegou ao ponto de atacar os seus próprios meios de comunicação!!!! à que ponto chegamos????????????
só rindo mesmo de certos comentaristas.
🙂

Vader

Marcelo disse: 12 de abril de 2012 às 10:11 Não é porque o diário, como linha mestra editorial, possui um certo filtro quanto ao lixo esquerdista reinante, que ele tenha ganas ou tempo para ficar censurando cada um de seus jornalistas. A _______________-é “ixxxperrrta” o suficiente para não apenas infiltrar seus ___________ nas redações dos melhores jornais, mas também para usar sua peculiar “lógica” (se é que podemos chamar tal doutrina de lógica) esquerdista latrino-americana para fazer de alguns fatos de menor importância uma matéria ruim, malfeita, insidiosa, enviesada e cheia de meias-verdades e omissões de fatos como a matéria… Read more »

Marcelo

Quanto a mim, estou muito longe de ser “direita”.

hahahahahahahahaha, peraí, mais um pouquinho! hahahahahahahahaha, hahahahahahahahaha, hahahahahahahahaha, hahahahahahahahaha, hahahahahahahahaha, hahahahahahahahaha, hahahahahahahahaha, hahahahahahahahaha, hahahahahahahahaha !
🙂

SENHORES, SUGERIMOS QUE VOLTEM AO TÓPICO AO INVÉS DE FICAREM SE PROVOCANDO. DEBATE BASEADO SOMENTE EM PROVOCAÇÕES MÚTUAS NÃO LEVA A LUGAR ALGUM.

Almeida

Magal,

Tudo o que você disse é bem verdade, essa aliança tem um preço, exige um certo comprometimento.

Mas veja bem, tanto a Europa quando o Japão se reergueram da Segunda Guerra Mundial graças aos EUA. Taiwan, Coréia do Sul e Israel não existiriam nos mapas hoje se não fosse o apoio dos EUA. Acho que eles pagaram uma pechincha! Negócio da (República da ) China!

Ivan

Almeida,

Vc está esquecendo a própria China continental, que recebeu uma ajuda imensa dos norte americanos, tanto na crise com a União Soviética como na reestruturação da economia, que permitiu se tornar a fábrica do mundo.

Olhe o seu tablet ou smartphone… provavelmente tem desenho americano ou coreano (do Sul) e é fabricado na China.

Sds,

Vader

Lamento se causei algum desconforto à Trilogia, mas minha crítica foi à postura da jornalista de colocar inverdades e viés em sua matéria; minha opinião do que deveria acontecer à mesma era apenas e tão somente a minha opinião, dado que não sou dono do Estadão, mas sim mero leitor e cidadão.