Equipe conjunta trabalha para entregar
B-1B com capacidade CAS em janeiro

2

Uma equipe formada por membros da 419th Flight Test Squadron da USAF e da 337th Test and Evaluation Squadron (também da USAF) estão trabalhando de forma conjunta para acelerar os testes e entregar os primeiros bombardeiros B-1B Lancer capazes de atacar alvos em movimento em missões de apoio aéreo aproximado (CAS – Close Air Support).

O time conjunto trabalha na Base Aérea de Dyess (Texas) contra o relógio para garantir que os B-1 estejam prontos para as operações de combate ainda em janeiro.

“Durante as operações Iraqi Freedom e Enduring Freedom, ficou evidente que o B-1 necessitava de uma capacidade adicional para cenários que envolvessem missões de apoio aéreo aproximado”, disse Christina Ryskey, engenheiro-chefe do projeto e B-1.

Essa capacidade veio na forma de Laptop Targeting Pod Fase I.

“A primeira fase consistiu na integração de um pod designador, que ainda requer um operador de sistema de armas para inserir manualmente as coordenadas fornecidas pelo sistema”, informou o major David Marten, piloto do projeto. “Por este motivo, o pod só era útil contra alvos fixos.”

A solução: LCTP Fase II.

“Agora, com a segunda fase, não só temos a capacidade de completar o ciclo do pod designador de alvos, com também a capacidade de lançar bombas guiadas a laser direcionadas a partir do B-1”, disse o tenente coronel Hans Miller, comandante do 419 FLTS e diretor Bomber Combined Test Force. “Assim, não só será possível rastrear e identificar alvos no solo, como também atacar alvos terrestres em movimento em velocidades altas e baixas. Isso é uma capacidade fundamental que temos com este upgrade.”

FONTE:
USAF

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Caramba, um avião desse porte para CAS …….

Franco Ferreira

Esta matéria, revisitada no futuro, marcará o exato fim do emprego militar da Aviação, tal como o conhecemos nestes seus cem anos de existência.
Parece-me o fim de uma era.