‘Fábrica Argentina de Aviones’ está modernizando a aeronave da Força Aérea Argentina, e a capacidade de manutenção dos motores Astazou era uma questão importante para a futura operação do Pucará

No último dia de agosto (31/8/2011) – a FAdeA (Fábrica Argentina de Aviones) informou a assinatura de contrato com a Turbomeca, que permitirá que a empresa recupere as capacidades de manutenção dos motores turboélice Astazou do avião de ataque IA 58 Pucará.

Segundo a empresa, o contrato coroa uma longa etapa de estudos de uma comissão integrada pelo Ministério da Defesa, Força Aérea Argentina (FAA) e FAdeA, cujo resultado foi assegurar a manutenção do motor Astazou até que se finalize os trabalhos de remotorização do Pucará. Marcelo Ferroni, gerente geral da FAdeA, disse que “este contrato é o epílogo de uma história que se apresentava obscura, pois pressagiava o fim de uma parceria perfeita entre um avião e seu motor”. Já Pascal Geschel, da Turbomeca América Latina, afirmou: “Faremos o máximo para acompanhar vocês, nossos clientes mais fiéis e antigos, para colocar em voo um máximo de aviões Pucará”.

O contrato vem se somar a um marco importante na modernização do IA 58 Pucará, atingido no dia 8 de julho deste ano. Naquele dia, foi entregue à Força Aérea Argentina o primeiro Pucará modernizado. A aeronave havia ingressado na FAdeA para trabalhos de grande inspeção em dezembro de 2010. O protótipo foi finalizado no mês de abril, e o programa envolve diversas etapas: manutenção, comunicações, navegação e reomotorização.

FONTE / FOTOS: FAdeA (Fábrica Argentina de Aviones)

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