Caças Gripen suecos fazem REVO no exercício ‘Cold Response 2012’

1

Nas fotos divulgadas  hoje (21 de março) no site das Forças Armadas da Suécia, caças Gripen fazem reabastecimento em voo (REVO) com um avião reabastecedor C-130/T da Força Aérea Sueca. Nessa missão, os caças se conectaram à cesta por quatro minutos, o suficiente para transferir quatro mil litros de combustível (1.000 litros por minuto).

O C-130/ T  da Suécia só havia reabastecido caças Gripen do próprio país até o final do mês passado, quando pilotos tchecos treinaram pela primeira vez a operação com seus Gripens bipostos e monopostos. No exercício “Lion Effort”, que começará em breve reunindo pilotos de Gripen suecos, sul-africanos, tchecos, húngaros e tailandeses (esses últimos apenas como observadores, sem voar suas próprias aeronaves), os pilotos da República Tcheca poderão fazer isso de novo.

No futuro, os caças F-18 Hornet da Força Aérea Finlandesa, que também usam o sistema de sonda de reabastecimento, poderão ser novos “clientes” do C-130/T sueco, conforme novos exercícios envolvendo a cooperação de países nórdicos sejam realizados.

Sobre a operação de reabastecimento do ponto de vista do caçador, o piloto Jörgen Marqvardsen afirmou o mesmo que seu colega tcheco (veja matéria anterior no alto da lista de links a seguir): com a sonda localizada atrás do piloto, o importante é focar a atenção para onde a mangueira de 22 metros sai do avião reabastecedor, e não ficar olhando para a cesta.

FONTE / FOTOS: Forças Armadas Suecas

NOTA DO EDITOR: o exercício “Cold Response 2012” é realizado no Norte da Escandinávia e envolve unidades convidadas do exército, marinha e aeronáutica de 15 nações. Aproximadamente 16.000 militares participam, 1.500 deles suecos, nas operações conjuntas que começaram em 12 de março e terminam hoje (dia 21). Infelizmente, o dia 18 de março ficou marcado pelo acidente de um C-130 da Noruega, com a perda da tripulação. No mesmo dia, duplas de caças Gripen da Suécia se revezaram sobre a área presumida da queda, utilizando seus pods de reconhecimento e de aquisição de alvos (no caso, o SPK 39 V sueco equipado com câmeras fotográficas e o Litening III israelense, eletro-óptico), o que fez com que mais oito aeronaves se juntassem aos esforços para a localização do C-130 e dos tripulantes.

Localizados os destroços e os corpos da tripulação, a operação de busca e salvamento foi mudada deu lugar à investigação do acidente. Os militares falecidos no acidente foram honrados em uma cerimônia realizada em Bardufoss, na Noruega, que contou com a presença do Rei Norueguês Harald, e o exercício foi interrompido durante as duas horas do serviço, com um minuto de silêncio sendo observado em todas as unidades participantes (informações do site das Forças Armadas da Suécia).

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DrCockroach