A Boeing está disposta a se associar com a Embraer para fabricar no Brasil componentes aeronáuticos destinados a suas operações em todo o mundo, e a criar um centro de aviônica avançada no país, além de aumentar a cooperação em áreas tão distintas quanto treinamento de engenheiros aeronáuticos e aeroespaciais e o funcionamento dos sistemas de monitoramento das fronteiras e do mar territorial brasileiros.

O anúncio foi feito pelo principal executivo da companhia para a área militar, Christopher Chadwick. Em visita a Brasília, ele teve encontros com representantes da Embraer e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, para defender a proposta da Boeing de venda do jato F-18 Super Hornet à Força Aérea Brasileira. A viagem estava marcada antes do anúncio, pela Força Aérea dos Estados Unidos, do cancelamento da compra de Super Tucanos da Embraer, atendendo a queixas da concorrente americana, Hawcker Beechcraft. O executivo foi acompanhado da nova presidente da Boeing para o Brasil, Donna Hrinak, do vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Estratégias da Boeing, Christopher Raymond, e do embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon.

“A decisão (do cancelamento da compra dos Super Tucanos) nada tem a ver com a Embraer; tem a ver com a revisão de procedimentos do processo de licitação”, disse Shannon. Ele garantiu que permanece o interesse do governo americano no avião brasileiro. A compra dos aviões da Embraer transformou-se em assunto na campanha eleitoral americana, apresentado como perda de empregos no país.

A oferta de tecnologia da Boeing acompanhando o avião F-18 é inédita na relação entre Brasil e EUA e equivale à transferência de tecnologia que oferecemos aos melhores aliados dos EUA na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)”, disse Shannon. Autoridades brasileiras se queixam, porém, de que não conseguiram compromisso da empresa em abertura dos códigos-fonte de sistemas essenciais, que permitiriam ao Brasil desenvolvimento próprio e adaptações dessas tecnologias.

“Estamos aqui para o longo prazo para construir muitas parcerias com a indústria, universidade, centros de pesquisa brasileiros, sobretudo enfocadas na tecnologia”, disse Donna Hrinak, ao repetir a afirmação de Chadwick, que uma eventual derrota na licitação dos FX não modificará muitos dos planos da Boeing para o Brasil.

FONTE: Valor Econômico, via Notimp (destaques em negrito do Poder Aéreo)

FOTO: Marinha dos EUA (USN)

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

ahá! então as compensações pela perda do ALS estão começando a aparecer. De bobo, Obamis não tem nada. Vamos ver. Caça bimotor para a FAB! Gripenito never!

Marcelo

ops, LAS, no lugar de ALS.

Antonio M

Não tem nada a ver com o episódio do ST, mesmo porque os EUA são grandes clientes da Embraer, da família ERJ. E a FAB não pode cometer o mesmo erro da França que terá apenas Rafales. A própria guerra na Líbia mostrou a necessicidade de se operar mais tipos de equipamentos e mais baratos de adquirir e principalmente manter. A Suiça sabe disso e irá de F18 com Gripen. E mesmo porque missões do tipo que são feitas plenamente pelo Super Tucano, por exemplo, gastar 26000 euros pela hora de voô com Rafale ou mais ou menos isso com… Read more »

Antonio M

E se der F18 tem de ser a versão Silent !!!!!

Marcelo

Antonio M, não complica irmão…se vier F-18E/F padrãozão de fábrica, só com ar quente, sem ar cond, já tá bom demais!
P.S. Ainda prefiro o Rafale, mas…

Antonio M

Marcelo disse:
7 de março de 2012 às 10:43

Sem síndrome de Jobim (é muito para nós) !!!!! rsrsrsrsrsrsrsrsr !!!!

Edgar

Dia 09/04 será a assinatura do contrato.

tplayer

Pra Boeing é um ótimo negócio, afinal temos ótimos profissionais no setor de desenvolvimento de tecnologia avançada no Brasil com um custo mais em conta do que noa EUA por exemplo.

Ou seja, uma parceria dessas para Boeing significa conseguir economizar uns trocados usando mão de obra mais barata.

Nick

E Embaixador Shannon e o executivo da Boeing estão fazendo o trabalho deles, que é apagar o incêndio provocado pela perda do LAS pela Embraer.

Mas o fato é que a Embraer perdeu o LAS.

E a Embraer fazer parte da cadeia de fornecedores da Boeing é uma boa, e seria ainda mais interessante se a Boeing fizesse lobby do KC-390 nos EUA e aliados. Porque pelo visto só a Boeing consegue fazer frente ao lobby da LM(que apoia o AT-6).

[]’s

asbueno

Nick: Penso que um lobby da Embraer pelo KC390 seria válido, porém pode enfrentar a concorrência de um eventual novo projeto de transporte que esteja surgindo, mais furtivo, por exemplo. Se a Boeing aceitar o KC390 poderia contribuir, entre outras coisas, com tecnologia de materiais compostos. Não sei se daria tempo de inseri-los no KC390. Se desse, ajudaria a aliviar seu peso. E concordo quando cita a Boeing como contraponto à LM. Seria perfeito para nós e para ela. Porém, considerando tudo isso, há política e interesses “gerais” e poderosos em jogo. Ser fornecedor da Boeing pode, também, significar que… Read more »

juarezmartinez

O nome do negócio é KC 390…..

Grande abraço

edcreek

OLá,

Só um detalhe e se o congresso americano mudar de ideia como caso do supertucano? E ai como fica?a posição deles muda a cada ano…

Abraços,

juarezmartinez

Meu nobre ED! Mudar, tudo pode mudar, o problema do ST é que um furo no processo, os juristas da Becch provavelmente acharam ele,, ia dar m….a da grande, como a USAF, quer o ST, ela fez o correto, cancela e reabre de forma correta. Nós mesmo já fizemos isto aqui com o FX, a Mb fez com os SUBs, depois de tudo acertado mandamos os alemães plntar batata. Vou te dar uma luz. Deve sair nos próximos dois anos uma concorrência para uma aeronave REVO tático para os US M arine e USAF, para fazer a baixa altura e… Read more »

Antonio M

edcreek disse:
7 de março de 2012 às 12:54

Se o congresso americano “quiser”, o Gripen e Rafale ficam no chão também ……

asbueno

Ed, qualquer nação que firmar negócio conosco pode dar para trás. Qualquer uma, seja EUA, França e Taiwan. Ou Argentina, África do Sul e Espanha, por exemplo.
Como já escrevi, nestes negócios não há PROCON internacional ou OMC que resolva.

Abraços.

Magal

Lembra a todos que os EUA estao se livrando de todos os recem comprados C-27. Quem acha que o KC-390 tem alguma chance por la, Infelizmente nunca ouviu falar de LM.
Se vcs acham que o resultado do LAS foi ruim, aguardem uma concorrencia contra a LM nos EUA.
A realidade e que depois do furo com o STucano esse tipo de proposta e o minimo q a Boeing pode fazer.

Marcos

Resumindo

Já que está perto do fim (É o que todos esperão, FX…), a Boeing começou mostrar a caixa de ferramentas, toma cuidado Le Jaca.

Mauricio R.

“Se vcs acham que o resultado do LAS foi ruim, aguardem uma concorrencia contra a LM nos EUA.”

A LM é parceira da Hawker no LAS, como a Embrear já foi sua parceira, no ACS.

“A realidade e que depois do furo com o STucano esse tipo de proposta e o minimo q a Boeing pode fazer.”

A Boeing não tem obrigação de fazer nada, não é e nem foi parceira da Embraer, neste ou em outro programa qualquer.
Não há relação alguma entre F-X 2 e LAS, além de alguma absurda teoria conspiratória.

Magal

Acho que voce nao entendeu. Sim o STucano nao tem nada a ver com o F-X desde que tivesse sido eliminado de primeira. O problema e que pega mal, dizer que levou, mas nao levou, Pois todos aqueles ‘fantasmas’ de como os Americanos sao conosco, podem se justificar ‘politicamente’ falando. Alem do mais citei a LM com relacao a possibilidade do KC-390 vir a ser comprado pelos EUA. O que e dificil dado o lobby dos caras que acabou de conseguir q os C-27 fossem desativados. Como disse em outro debate, eu prefiro o SHornet, pela capacidade dele e nao… Read more »

asbueno

Magal:

De fato, a desativação dos C27 foram derivadas de cortes orçamentários. Porém, se ocorresse, os KC390 substituiriam os C130 e não os C27.
Para a EMB conseguir isso teria que vencer o C130J e, consequentemente, a LM. Além de boa parte da opinião pública e política. Porém, se a Boeing adotasse a aeronave,ela teria alguma chance no médio prazo.

Mauricio R.

Repito, não há relação entre o F-X 2 e o LAS, a USAF selecionou o ac brasileiro, achou uma falha no processo, cancelou o processo, fim. “…com relacao a possibilidade do KC-390 vir a ser comprado pelos EUA.” A LM, fabricante de Hércules, fazendo lobby pelo KC-390… A USAF não está procurando substituto p/ o C-130, isto é megalomania da Embraer. Os caras lá tão mto enrolados c/ o update dos seus próprios C-130, que está custando os olhos da cara!!! E considerando o monte de MRAP-II, M-ATV e o futuro GCV, o ac da Embraer não carrega nenhum deles,… Read more »

Magal

Perfeito entao Mauricio, 🙂

Essa historia de KC-390 nos EUA ‘e megalomania da Embraer, o que concordo plenamente.

Almeida

Vem logo Vespão!

Marcelo

Mauricio R. disse:
7 de março de 2012 às 14:14
“A Boeing não tem obrigação de fazer nada, não é e nem foi parceira da Embraer, neste ou em outro programa qualquer.”
foi pareceira da Boeing sim, quando a Boeing assumiu a McDonnel Douglas, a Embraer fabricava os flaps de material composto do MD-11…informe-se mais OK?
Abraços,

Mauricio R.

Nossa, qndo mesmo o MD-11, deixou de ser fabricado???
Menos, Marcelo.