Rafale: Qatar e Kuwait esperam decisão dos Emirados para também comprar

5

Segundo o ministro da Defesa da França, Gerard Longuet, o Qatar e o Kuwait estão interessados em comprar o caça francês Rafale, mas aguardam que os Emirados Árabes Unidos façam sua encomenda primeiro. Na segunda-feira, 9 de janeiro, o ministro disse que “eles estão de fato interessados, mas não tomarão a decisão final antes que o primeiro faça a compra”.

Ele disse ter esperanças que os Emirados, que atualmente estão em conversações com a França para comprar 60 Rafales, tomaria uma decisão “num prazo que permitirá que seus dois vizinhos, que esperam ter interoperbilidade com os Emirados, tomar decisões.” Especialistas da indústria estimam que o Kuwait precisa de 18 a 22 caças, enquanto que o Qatar necessita de 24 aeronaves.

Após abrir conversações para comprar o Rafale em 2008, os Emirados disseram em novembro que a oferta dos caças pela francesa Dassault Aviation não era competitiva e abriram o contrato para competição. A França tem levantado preocupações a respeito do futuro do programa Rafale, que tem lutado para encontrar compradores externos para apoiar um projeto que, até o momento, já custou mais de 51 bilhões de dólares.

O ministro Longuet avisou, em dezembro, que a produção do caça multitarefa poderia ser interrompida caso continue a se mostrar incapaz de vender no exterior.

FONTE: AFP, via The National (tradução, adaptação e ediçã0: Poder Aéreo)

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Blá blá blá francês. Nem Qatar nem Kuwait (muito menos) comprarão o jato francês.

DrCockroach

Se o Qatar e o Kuwait esperam a decisao dos Emirados, entao eles irao tb de F-16 e F-35…

[]s!

Corsario137

Qatar e Kuwait irão optar por produtos Made in Usa. Nem Rafale nem Typhoon.

LuppusFurius

Tão fumando um orégano forte pácas……..

Marcos

Estes franceses, ainda continuam sonhando que alguem quer comprar este pesadelo chamado “LE JACA”.