gripen_equipped_with_night_vision-googles-foto-louise-levin-f21-via-gripen-internationalEm preparação para o exercício Cold Response, na Noruega, que será realizado no fim de março, pilotos da Força Aérea Sueca estrearam o uso de NVG (Night Vision Googles – óculos de visão noturna) no caça Gripen. Trata-se do esquadrão 212, cujos pilotos reconhecem que, em comparação com a nova realidade, é como se antes voassem cegos em operações noturnas – o que é uma constante nos dias mais curtos do inverno nórdico, em que as noites também são muito mais escuras do que nas áreas densamente urbanizadas da Europa Continental. O que também é uma vantagem para a utilização do equipamento no Norte Europeu, onde pode ser explorada toda a performance dos óculos de visão noturna.

Os pilotos do esquadrão perceberam também que o uso do NVG permite detectar e identificar outras aeronaves muito antes e a maiores distâncias do que durante o dia. Além disso, com o uso do equipamento em missões de apoio aéreo aproximado, um controlador aéreo avançado pode dirigir um ataque apenas iluminando um alvo com um feixe de laser, que é visto apenas através dos intensificadores de imagem dos óculos de visão noturna.

Apesar da utilização do NVG não ser exatamente novidade na SAF (Força Aérea Sueca), pois  há 20 anos pilotos das gripen_in_the_nordic_dark_3-foto-louise-levin-f21-via-gripen-internationalaeronaves Viggen e Sk 60 já faziam uso do equipamento, a diferença é que o cockpit do Gripen é totalmente compatível com os óculos de visão noturna, com integração muito mais eficiente para operações. O trabalho de integração tomou três anos, envolvendo cinco pilotos de teste.

Fonte: Gripen International Foto: Louise Levin/F21, via Gripen International

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Jorge Lee

Então quer dizer que nossos pilotos em F5EM voaram com NVG antes dos pilotos do Gripen!? Depois há quem ache que o Gripen NG tem alguma chance no FX2…

JMRC

Quem pilota F5 e Tucano não pode falar mal de nenhuma avião dentre os concorrentes do FX.

JMRC

pois todos são milhões de vezes superiores…

Felipe Cps

Nusss, cada comentário sem noção que a gente lê aqui…

Almeida

É a mesma coisa que dizer que um UH-60 Blackhawk é mais capaz em combate ar-ar porque seus pilotos aprenderam a usar NVG primeiro…

Mabill

Os caras viajaram na maionese, com esses comentários sem nenhum fundamento !

Jacubão

Lamentável…

Patriota

Vou fingir que nem li certos comentarios simplesmente lamentavel
se os senhores observarem no texto

‘há 20 anos pilotos das aeronaves Viggen e Sk 60 já faziam uso do equipamento, a diferença é que o cockpit do Gripen é totalmente compatível com os óculos de visão noturna, com integração muito mais eficiente para operações.”

Ainda existe alguma duvida quanto ao que está escrito no texto?

pessoal vamo melhorar a interpretação de texto

saudações

Jorge Lee

Senhores,
fazendo um meia culpa..eu não soube me expressar…
não houve nenhum mal entendido, eu li sobre os 20 anos…
o que me causou estranheza foi o fato deum vôo NVG com o JAS39 Gripen tornar-se notícia, para mim isso já era corriqueiro…como o é com os Super Hornets, com os Rafales e nossos F5EM e A29.

longe de mim comparar um de nossos caças com qualquer um desses competidores…

kaleu

Caro JMRC, O comentário do Jorge Lee está absolutamente normal “realmente” causa estranhesa que os pilotos do Gripen não tenham usado o NVG… pois os pilotos do F5-M usam já a algum tempo… Agora… comparar o Tucano ou o S.Tucano com Gripen´s e F-5s… hummmm foi um chute no s…. 1º) O S.Tucano é o melhor combatente de sua categoria, sem concorrente a altura no mundo…. recentemente saiu um post sobre sua possível utilização pela USNavy… 2º) O F-5E “M” (modernizado pela Embraer/Elbit), provavelmente é o melhor F-5 que já voou… 3º) Quem “PILOTA” tem todo o direito de dizer… Read more »

Bosco

Só de curiosidade: Os pilotos do F-35 não precisarão de um NGV já que o sistema EO-DAS fornece ao visor do capacete uma imagem térmica em todos os ângulo do caça captada por uma série de sensores de imagem térmica distribuídos pela fuzelagem, bastando que o piloto movimente a cabeça e os olhos. Inclusive se o piloto olhar para baixo ou para trás ele terá uma “visão de RX” e verá o que está abaixo e atrás.

Giovani

Gostaria de Saber se os nossos F-5BR já utilizam NVG?

Sérgio

Na minha obscura opinião, a comparação seria tal e qual se quando o NGV foi incorporado ao ALX (por exemplo) e a EMBRAER tivesse “mídiado” -não ficou atual! Pelo que parece os suecos estão incorporando os sistemas no NG, e noticiando. Estão jogando às claras, não precisam esconder nada porque grande parte do mundo já utiliza e ainda de forma mais avançada como colocada pelo Bosco – Já pensou fazendo a escolta do “avião” presidencial do Sacorzi e o piloto de posse do EO-DAS, engajar na suite? continuemos..- Como aquilo que pretendemos eles estão sendo parceiros globais, mas com a… Read more »

Jorge Lee

Então quer dizer que nossos pilotos em F5EM voaram com NVG antes dos pilotos do Gripen!? Depois há quem ache que o Gripen NG tem alguma chance no FX2…

JMRC

Quem pilota F5 e Tucano não pode falar mal de nenhuma avião dentre os concorrentes do FX.

kaleu

Caro JMRC, O comentário do Jorge Lee está absolutamente normal “realmente” causa estranhesa que os pilotos do Gripen não tenham usado o NVG… pois os pilotos do F5-M usam já a algum tempo… Agora… comparar o Tucano ou o S.Tucano com Gripen´s e F-5s… hummmm foi um chute no s…. 1º) O S.Tucano é o melhor combatente de sua categoria, sem concorrente a altura no mundo…. recentemente saiu um post sobre sua possível utilização pela USNavy… 2º) O F-5E “M” (modernizado pela Embraer/Elbit), provavelmente é o melhor F-5 que já voou… 3º) Quem “PILOTA” tem todo o direito de dizer… Read more »

JMRC

pois todos são milhões de vezes superiores…

Felipe Cps

Nusss, cada comentário sem noção que a gente lê aqui…

Almeida

É a mesma coisa que dizer que um UH-60 Blackhawk é mais capaz em combate ar-ar porque seus pilotos aprenderam a usar NVG primeiro…

Mabill

Os caras viajaram na maionese, com esses comentários sem nenhum fundamento !

Jacubão

Lamentável…

Patriota

Vou fingir que nem li certos comentarios simplesmente lamentavel
se os senhores observarem no texto

‘há 20 anos pilotos das aeronaves Viggen e Sk 60 já faziam uso do equipamento, a diferença é que o cockpit do Gripen é totalmente compatível com os óculos de visão noturna, com integração muito mais eficiente para operações.”

Ainda existe alguma duvida quanto ao que está escrito no texto?

pessoal vamo melhorar a interpretação de texto

saudações

Jorge Lee

Senhores,
fazendo um meia culpa..eu não soube me expressar…
não houve nenhum mal entendido, eu li sobre os 20 anos…
o que me causou estranheza foi o fato deum vôo NVG com o JAS39 Gripen tornar-se notícia, para mim isso já era corriqueiro…como o é com os Super Hornets, com os Rafales e nossos F5EM e A29.

longe de mim comparar um de nossos caças com qualquer um desses competidores…

Bosco

Só de curiosidade: Os pilotos do F-35 não precisarão de um NGV já que o sistema EO-DAS fornece ao visor do capacete uma imagem térmica em todos os ângulo do caça captada por uma série de sensores de imagem térmica distribuídos pela fuzelagem, bastando que o piloto movimente a cabeça e os olhos. Inclusive se o piloto olhar para baixo ou para trás ele terá uma “visão de RX” e verá o que está abaixo e atrás.

Giovani

Gostaria de Saber se os nossos F-5BR já utilizam NVG?

Sérgio

Na minha obscura opinião, a comparação seria tal e qual se quando o NGV foi incorporado ao ALX (por exemplo) e a EMBRAER tivesse “mídiado” -não ficou atual! Pelo que parece os suecos estão incorporando os sistemas no NG, e noticiando. Estão jogando às claras, não precisam esconder nada porque grande parte do mundo já utiliza e ainda de forma mais avançada como colocada pelo Bosco – Já pensou fazendo a escolta do “avião” presidencial do Sacorzi e o piloto de posse do EO-DAS, engajar na suite? continuemos..- Como aquilo que pretendemos eles estão sendo parceiros globais, mas com a… Read more »