Boeing entrega todos os Super Hornets da RAAF antes do prazo e dentro do orçamento

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Quatro novos Boeing F/A-18F Super Hornets da Real Força Aérea Australiana (RAAF) chegaram à base aérea de Amberley ontem (dia 21 de outubro), completando a entrega antes do prazo de todos os 24 caças encomendados.

Com a chegada, os quatro novos Super Hornets se juntaram a outros 16 F/A-18F, produzindo uma bela imagem (ver foto acima) e uma poderosa mensagem para os vizinhos.

“O Super Hornet proporcionou um grande avanço em termos de capacidade para a RAAF e toda a Força de Defesa Australiana”, disse o coronel Steve Roberton, Comandante da 82ª Ala. “O F/A-18F emprega o radar mais avançado do mundo, garantindo que a nossas forças tenham uma clara vantagem tecnológica e operacional, seja em operações no ar, sobre terra ou mar.

“A capacidade do Super Hornet para coletar e distribuir informações de forma transparente às outras plataformas está se provando ser de valor inestimável como uma força multiplicadora de verdade”, acrescentou Roberton.

“A Boeing firmou um compromisso com a Real Força Aérea Australiana, e com os cidadãos e o governo da Austrália, prometendo que estes avançados Super Hornets estariam prontos para se juntar à frota da RAAF dentro do cronograma e dos custos do contrato”, disse Dennis Muilenburg, presidente e CEO da Boeing Defense, Space & Security. “Os homens e mulheres da Boeing estão incrivelmente orgulhosos do cumprimento dessa promessa.”

“Os esforços conjuntos da Organização de Material de Defesa da Austrália, da Royal Australian Air Force, da Marinha dos EUA e da Equipe Indústrial do Hornet foram absolutamente fundamentais para o sucesso deste programa”, disse Carolyn Nichols, gerente do programa de Super Hornet para a Austrália. “Com esse sucesso, os Super Hornets e os recursos avançados que ele oferece agora estão prontos para atender às exigências de defesa da Austrália de hoje e do futuro.”

O governo australiano anunciou planos em março de 2007 para adquirir 24 caças da versão Block II do modelo F do Super Hornet, que apresenta uma cabina biposta. Os primeiros cinco RAAF Super Hornets chegaram a Amberley em 26 de março de 2010. O evento de ontem marcou o quinto e último lote de entrega do contrato.

FONTE: Boeing Defense

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO
: Poder Aéreo

COLABOROU:
Mauricio R.

NOTA DO EDITOR: tá aí um projeto para quem precisa de caças para ontem e não quer ter surpresas no orçamento.

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Tadeu Mendes

The american way of doing business. Contrato firmado, contrato cumprido.

ricardo_recife

Contrato assinado, acordo cumprido! Foi o mesmo aqui com o Brasil em relação ao F-5. Não houveram problemas em relação a logística e entrega de peças e equipamentos (o que foi complicado foi conseguir novos cacas no governo Reagan). Já em relação ao Mirage III a coisa foi bem diferente e teve ares de pesadelo. Aparentemente, com as expectativas de compra do Rafale pelo Governo federal, a Dassault passou a tratar melhor a FAB, apesar dos caças F-2000 vendidos pelo governo francês ao Brasil serem basicamente carros velhos usados ate o osso. Olhando para o outro lado do Atlântico Sul,… Read more »

ricardo_recife

Desculpem, cerveja e sushi demais. Erro meu o certo é “não houve problemas em relação ….”.

Corsario137

Agora é minha vez de concordar 100%.

Trabalho com a Sikorsky e olha, é nada mais nada menos que perfeito. O americano é meio bobalhão? sim, ele é. Ele é cheio de pré-conceitos e visões deturpadas do mundo? Não tenho dúvida. Mas os caras cumprem com o prometido. Acordo firmado, acordo cumprido.

Verdade seja dita que no mercado não existe NINGUÉM bonzinho, mas existe muita gente séria.

Justin Case

Amigos,

Para receber nas datas previstas contratualmente, pagar conforme programado também ajuda bastante.
Duvido que eles tenham tido cortes no orçamento que impedissem o cumprimento de suas obrigações contratuais.
Abraços,

Justin

Tadeu Mendes

Prezado Justin,

Voce esta querndo dize que o GF e moroso na hora de pagar seus compromissos????

Se a Franca fez isso com o Brasil por causa de uns miseros e baratos MIrages, como sera entao com os carissimos e complicados subs.???

Justin Case

Tadeu, bom dia.

Não sei a que problema é esse a que você comenta sobre os Mirages.
Quanto aos contratos maiores e mais recentes, leia aqui mesmo sobre os problemas encontrados pelo Governo para disponibilizar até os recursos para o pagamento inicial (downpayment), que dá início ao cronograma físico-financeiro.
Bom domingo,

Justin

Grifo

Caro Tadeu Mendes, aqui no Brasil já tivemos situações muito recentes onde a FAB queria comprar e tinha dinheiro para pagar pelos mísseis para os Mirage 2000, mas a França não queria vender.

Faz parte do arsenal de táticas francesas criar dificuldades na manutenção do produto antigo para pressionar a venda do produto novo. Não deve ser a tôa que a Índia ainda não assinou o contrato de upgrade dos Mirage 2000.

Tadeu Mendes

Prezado Justin,

Nao sou eu quem esta reclamando. Segundo varios posts no site, inclusive de quem esteve ou esta no GDA, ha varias queixas nesse sentido.

Tai o comentario do amigo Grifo, que confirma essa tendencia francesa de comer pelas bordas.

Caro Grifo, e sobre a manutencao desses MIrage, o que voce tem a acrescentar???

Dario

Que venham os F18!!!

Renato Oliveira

Parece que os suecos entregaram os Gripen tb sem maiores problemas. Já os franceses… Cadê a ToT prometida dos helis? Até hj a parafusobrás não fabrica nada.

Clésio Luiz

A Austrália pegou carona nas encomendas da USN, de um avião já pronto com linha de produção bem estabelecida. A Boeing tinha por obrigação entregar tudo nos trinques.

Mas para aqueles que acham que tudo que se comprar dos americanos é livre de problemas, deem uma olhada nos programas do AWACS e do Sea Sprite australianos, ambos de fornecedores americanos.

Não estou defendendo nem atacando país ou fornecedor X Y, mas é bom ter em mente que problemas podem ocorrer, não é porque deu certo com os outros que vai dar certo conosco.

Cesar

O Brig. Saito esteve na Europa recentemente verificando o Gripen, poderia também ir a Austrália para se inteirar mais deste projeto, para conhecer os pontos fortes, como a entrega antes do tempo previsto, e também verificar quais podem ter sido as dificuldades (algum entrave do Governo Americano, por exemplo).

Seria um intercâmbio técnico, entre a FAB e a RAAF. Creio que valeria a pena, afinal, o FX-2 ainda está em aberto, e o SH está no páreo.

ricardo_recife

Caro Renato Oliveira,

A transferência de tecnologia que está ocorrendo no caso dos helicópteros é da Eurocopter para a Helibras, ou seja, da empresa europeia para ela mesma. Este é o padrão francês de tot irrestrita.

No caso dos subs é soldar placas e parafusos.

Vader

A Boeing é a Boeing.

Não se chega a maior do mundo à tôa.

Storm Rider

Sempre esse mesmo papinho anti-zidane anti-maradona.
Alguem pode me dizer quanto tempo e quao mais caro esta o desenvolvimento dos F-35? E quais sao os países que tinham interesse e fizeram seu planejamento confiando nesse tal de “The american way of doing business. Contrato firmado, contrato cumprido.”?

Parece até que o cocô do americano brilha que nem ouro no olho do brasileiro!

Vader

Caro Sorm Rider, quando ficar pronto o F-35 estará cerca de 5 anos atrasado. E poderá custar de 20 a 30% mais caro.

O curioso é que o projeto do F-35 previa atrasos e aumento de custos.

Mesmo assim vários países ingressaram no projeto – até mais países do que o previsto inicialmente. Ninguém até agora saiu, apesar das reclamações.

E além disso o F-35 já vendeu até para países fora do Programa JSF; e logo para Israel, que quase não entende nada de aviação de combate.

Sds.

DrCockroach

Eu diria que um pouco de cada. Os amigos do Blog sabem que o estimado Vader, por baixo desta roupa preta, tem um soft spot pelo F-35… 🙂 Sim, a execucao de prazos e valores do F-35 foram muito, mas muito, acima do planejado, eu jah coloquei aqui, inumeras vezes, graficos e tabelas oficiais demonstrando isto. Eh bom lembrar que o F-35 foi concebido p/ sair mais barato que o F-16 tanto em termos de aquisicao como manutencao. Mas nao eh porque os americanos nao cumprem contratos, mas talvez porque seguem a risca contratos. O contrato do F-35 p/ os… Read more »

DrCockroach

Oops “a” = “b”; “b”=”a” caipirinha… 8)

Lembrando, se deixarem tudo amarradinho no contrato, os americanos devem cumprir, nao porque sao bonzinhos, mas eh o historico.

Nao sei sobre a FAB, mas lembro da carta do Brig. Quirico publicada aqui no Blog em que ele escreveu que os franceses nao cumpriam nem o que estava no contrato…

[]s!

Corsario137

Caro Dr. Barata, Matou a pau! Acho uma injustiça as críticas que fazem ao programa F-35. Atrasos são esperados, taí o Boeing 787 e o Airbus A350 que não nos deixam mentir. Se novas tecnologias tivessem um prazo tão delimitado para serem desenvolvidas elas não seriam novas tecnologias. Ainda com o acréscimo dos custos, nenhum outro programa oferece um caça tão avançado por um preço tão baixo aos seus parceiros, mesmo com os acréscimos. E vamos combinar? Também nenhum país é assim tão ingênuo de entrar em um programa experimental como o JSF (que evoluiu para o F35) achando que… Read more »

Marcelo

com relação ao comentário do Grifo: A India já assinou o contrato da modernização do Mirage 2000.

Tadeu Mendes

Prezado Storm Rider, Nao sou anti-Zidane, mas continuo sendo anti-Maradona. Rsrsrsrs. Duas consideracoes. Os F-18 sao um produto acabado, testado em combate e plenamente depurado de qualquer problema na manufatura. Os F-35 foram recentemente desenvolvidos e ainda estao estao em fase de testes durante o (LIRP – Low Initial Rate Production), portanto voce nao pode comparar um com outro, para tentar denegrir a imagem e a qualidade dos produtos americanos. Se voce nao gosta dos Estados Unidos ou dos americanos, isso e problema seu; mas nem por isso voce tem o direito de ser deselagante, ou quase grotesco em seu… Read more »

Justin Case

Tadeu disse:

Os F-18 são um produto acabado,…

Cuidado com o que você escreve. Isso pode ter dois significados diferentes 🙂

Abraço,

Justin

Tadeu Mendes

Prezado Justin,

Voce tem razao. A Semantica aqui pode representar uma dupla interpretacao.

Mas voce sabe que tecnicamente falando, as Vespas sao um produto bem acabado, e nao desgastado ou obsoleto. Rsrsrsrsrsrs.

Valeu a sua observacao.