Ele é bom ou não? Há controvérsias se o Gripen é a melhor escolha para a Força Aérea da Suíça.

No entanto, está claro que a estatal do setor aeronáutico da Suíça, a RUAG, e a Saab, fabricante do Gripen, desenvolveram em anos recentes estreitos vínculos.

Olhando desta perspectiva, a compra do Gripen também seria uma decisão corporativa da RUAG e seus 7800 empregados. As estreitas relações entre a RUAG e a Saab levantam questões que precisam ser esclarecidas, disse Evi Allemann. Qual a influência da RUAG na seleção do modelo?

O que é certo é que a RUAG fará a montagem final do Gripen. Demais contribuições da RUAG no desenvolvimento do caça não estão claras. Existem até aqueles que prevêem a fusão das duas companhias.

FONTE: Blick.ch

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Independente dos resultados dos relatórios da força aérea suiça, eu simplesmente não vejo eles operando grandes quantidades de caças médios, como o Rafale ou o Eurofighter. Eles já operam uma boa quantidade de F-18, e a entrada em operação de um modelo do mesmo porte e com um custo de hora de voo mais alto seria demais para o orçamento deles. Não vamos nos esquecer que é um minúsculo país europeu, com a maior parte de seu território formado por terras inabitáveis e com uma população minúscula. Eu já acho um milagre eles prosperarem num lugar daqueles. Por mais que… Read more »

DrCockroach

Eh curioso a materia falar em possivel fusao entre a RUAG e a SAAB, pois a primeira eh uma empresa estatal; o que existe, e aumentarah, eh compartilhamento estilo Gripen de producao. A proposito: O contrato da Saab com a Suíça, fechado também recentemente, pode ter algum efeito na escolha brasileira? Espero que tenha um efeito positivo, pois o que propusemos é que a transferência de tecnologia permita até mesmo que a produção brasileira seja utilizada pela Suíça. Nossa proposta é de parceria total, em que 40% do desenvolvimento da aeronave e 80% da estrutura do caça sejam feitos no… Read more »

DrCockroach

Testemunho do Augustine no Senado (maio 2011):

Rewrite the export laws, including those applicable to deemed exports, to reflect the global economy as it exists today, not 25 years ago
http://armed-services.senate.gov/statemnt/2011/05%20May/Augustine%2005-03-11.pdf

Varios pontos interessantes, o acima mencionado ressalta que p/ aumentar a escala, as leis americanas devem ser mais amistosas com relacao a exportacao.

No mais, a China estah se desenhando, mesmo em aspectos tecnologicos, como um forte competidor.

[]s!

DrCockroach

Este era p/ ter saido lah no topico ‘Augustine”…

[]s!

Mauricio R.

“Nossa ideia é estabelecer uma parceria entre a Saab e a indústria nacional brasileira para vender aeronaves para outros países.”

Hhhhhuuuuummmm, o sueco aí em cima não citou nominalmente a Embraer…
Boa idéia, aliás estupenda, a idéia implicita.
Talvez assim o reastante da “indústria aeroespacial brasileira”, consiga mesmo, se desenvolver.

Mauricio R.

“…afinal de contas o governo adora mendigar F5´s pelo mundo e transformá-los em Mikes…”

a-) é somente o que a Embraer sabe fazer.

b-) poderia ser pior, mto pior, pois poderiam ser alguns A-4, de um outro país.

Mauricio R.

RUAG, o tamaho da fera:

(http://www.ruag.com)

As capacidades desta empresa, vão além do Do-228NG, F-5, F-18, Neuron ou do papel que desempenhará c/ a introdução do Gripen em serviço.