Em abril, exercício na Suécia vai reunir cinco operadores de Gripen

8

Segundo nota no site da Rádio Sueca, aproximadamente 30 caças Gripen de quatro países operadores* do Gripen vão se reunir para um grande exercício na região de Blekinge, no sul da Suécia. O treinamento, que deverá ocorrer no início do mês de abril (quando já é primavera no Hemisfério Norte), será o maior exercício mundial envolvendo caças Gripen, cujos pilotos deverão praticar combate aéreo e trocar experiências.

Participarão pilotos da Suécia, África do Sul, Hungria e República Tcheca (as fotos dos caças Gripen que ilustram esta matéria estão nessa ordem citada, de cima para baixo), segundo a nota divulgada no mês passado. As operações de voo ocorrerão a partir da base da Ala 17 (F17) da Força Aérea Sueca.

Segundo nota mais recente do site das Forças Armadas da Suécia, o exercício internacional recebeu o nome “Lion Effort”. O site também faz referência ao recente treinamento de reabastecimento em voo (clique aqui para acessar matérias no Poder Aéreo) que pilotos de Gripen da República Tcheca fizeram na Suécia, lembrando que o exercício da primavera será a próxima vez que os tchecos vão praticar essa nova capacidade.

FONTES: Sverige Radio (Rádio Sueca) e Forças Armadas da Suécia

FOTOS: Saab

*NOTA DO EDITOR: segundo notícia de ontem da rádio e TV SABC da África do Sul, a Tailândia também vai participar, embora como observadora, sem levar seus próprios caças ao exercício – assim, embora o texto esteja tecnicamente correto no trecho marcado, o título da matéria foi mudado de “quatro” para “cinco” operadores.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

Um encontro como esse é uma iniciativa bem interessante.

Imaginem se tivesse um encontro de operadores de F-16?

ricardo_recife

Poggio,

Com mais de vinte e cinco forças utilizando o Falcon imagine o tamanho da base aérea para fazer a festa.

Abs,

R.

Guilherme Poggio

Teria que ser em Edwards AFB

Gilberto Rezende

Vai ser um excelente exercício…

Torçamos que o tempo ajude e não se repita a zona de extra-alta pressão que cancelou os exercícios militares suecos anteriores por exceder a capacidade programada da aeronave…. : )

ricardo_recife

Gilberto, zona de pressão alta extra (mais de dois desvios padrão acima da média) não ocorrem sem frio extremo e em abril não tem nevasca na Europa. Não vai dar -35 graus negativos na primavera.

Poggio, provavelmente você tem razão (http://www.edwards.af.mil/), mas Eglin é também outra candidata (http://www.eglin.af.mil/).

Abs,

R.

Gilberto Rezende

Está CERTO, Ricardo a intenção era só uma trolladinha de leve… Esperemos que até o Inverno 2013 a SAAB já tenha aprontado o PATCH de software para os Gripen C/D possam operar sem susto nos novos limites conhecidos de POSSÍVEL pressão barométrica em operação… SE NÃO ano que vem se a condição se repetir… GRIPEN FICA NA CHON…. NON VOA NON… Aliás perguntinha para o Poggio… Suécia, África do Sul, Hungria e República Tcheca Na minha conta dá quatro operadores… Ou a matéria conta a própria SAAB como um operador ou esqueceram de alguém. A não ser que estejam contando… Read more »

Gilberto Rezende

Nova matéria, é a Tailândia como observadora….

Fechou a conta…

Marcos

Mudando um pouco o foco
Bem que o Ministro Celso Amorim poderia dar um “pulinho lá”.