Escondida em um canto do estande Samsung Thales, havia uma pequena sala chamada “Next Generation Aircraft Display”. Dentro, podia-se ver um cockpit de demonstração, que dá uma pista sobre uma das peças-chave d0 caça furtivo sul-coreano KF-X.

Um atendente, que falou apenas um pouco mais de inglês do que podemos falar coreano, parecia expressar que este era um novo cockpit para o KF-16. Mas a imagem na grande tela do painel mostrava um caça com canards e uma cauda inclinada, o que revelou o mistério: este conceito foi desenvolvido localmente para o cockpit do caça que a Coreia do Sul espera desenvolver até 2020.

FONTE: FlightGlobal

Tradução e Adaptação: Poder Aéreo

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137

Estou confiante nos projetos Sul-Coreano e Japonês. Pela histórica capacidade desses países produzirem tecnologia de ponta, CONFIÁVEL e em tempo recorde, penso que daí sairão os grandes projetos de caças 5th G fora dos EUA. O segredo hoje já não está mais no vetor em si mas principalmente nos sistemas e por isso acho que eles tem tudo para dar um grande passo a frente, mais do que a Rússia e até mesmo a China. Lembremos que a China é uma grande potência econômica mas ainda não é uma grande potência tecnológica. Seus produtos aos poucos começam a ganhar um… Read more »

Marcelo

muito interessante. Pequena correção: no lugar de “lutador” colocar “caça”.

Storm Rider

“South Korea will fund 60% of the aircraft’s development, and expects foreign partners to provide the remaining 40% of the development funding.[5] South Korea possesses 63% of the necessary technology to produce the KF-X, and is therefore seeking cooperation from Indonesian Aerospace, Turkish Aerospace Industries, Saab, Boeing, and Lockheed Martin to develop the KF-X.”

Com 63% da tecnologia necessaria, a Coreia do Sul ja está partindo para o desenvolvimento de seu caça.
E o Brasil quantos % de tecnologia necessaria tem?

Dario

Diante do atraso do FX1 e FX2, não valeria pensar logo num casa de 5° e uma associação com a Coréia do Sul? Manteríamos ai os FM, os AMX’s, os ST e os VANT’s.

Alexandre Galante

Coisa linda do papai, hein?
Enquanto isso, em Pindorama…

Clésio Luiz

O manche e o acelerador são na verdade o joystick hotas da Saitek, o X-65F.

Storm Rider

Dada a nossa recente aproximação com a Turquia e a oferta do FX-2 da Boeing ou SAAB, nao valeria a pena entrarmos nessa participação? Como tampão, comprariamos em funcao da participaçao da Boeing no projeto, uma duzia de F/A-18 que posteriormente poderiam ser empregados na nossa aviaçao naval?
Poderiamos até tentar empurrar como offset uns EMB KC-390! hehe

edcreek

Olá,

Muito legal!!!! Mas me pareçe mais um conceito, me pareçe faltar alguns botões, a não ser que as telas tenham sensibilidade ao toque ai tudo bem.

Sem duvida torço para o projeto avançar assim como o J-20 e o T-50, Rafale , typhoon, Su-35 etc.NG não entra na lista porque é basicamente Anglo-Americano.

Quanto mais paises tem a tecnologia mais a tendencia dela cair o valor.

Abraços,

asbueno

O fato é que precisamos tirar os pés da lama.
Dada a extensão de manutenção dos M-2000 não precisaremos de aviões não para amanhã, mas para depois de amanhã.
Se o GF decidir seriamente em participar de um projeto, então tampões decentes serão necessários, caso contrário caças “zero” já!
A questão é política e financeira. De um modo ou de outro o relógio anda,,,

Roberto F Santana

Caro Clésio Luiz,
Esse X-65F é bem interessante, eu quase o adquiri mas lendo mais atentamente sobre ele, descobri que ele não se move, uma tentativa do frabricante de dar mais realidade, dizendo ser igual aos ” real modern fighter jets”, que eu saiba o único caça com manche totalmente imóvel foi o SU-37, não sei quanto ao Rafale, Typhonn, F-35,etc.
De quaquer forma, acabei desistindo da compra por achar um tanto estranho.
Você tem esse manche?
Ele é bom?

ricardo_recife

Glass cockpit e joystick hotas. Tudo muito bonito! O projeto do sul-coreano KF-X tem uma grande possibilidade de ir adiante, mais do que o da Turquia. Existem pelo menos três projetos de caças furtivos viáveis fora os dos EUA, Russia e China. Coreia do Sul (KF-X), Japão (Shinshin) e Suécia (FBS 2025). Mesmo sendo diferente projetos todos devem possuir turbina norte-americana. Ainda existe a possibilidade destes projetos serem reunidos em dois. Coreanos e suecos já conversaram. E Coreanos e Japoneses, apesar de todas as diferenças históricas podem visualizar um projeto furtivo conjunto. O Brasil poderia entrar em um projeto junto… Read more »

Storm Rider

Caro Roberto, eu pularia fora da Saitek. Em 1998 quando morei pela primeira vez nos EUA, comprei baratinho um Saitek HOTAS X36 Combo (Joystick + Throttle). Mesmo sabendo que a Saitek nao fazia produtos muito duráveis, me deixei levar pelo preço. Me dei mal, pois 6 meses depois, ja no Brasil, os potenciometros ja estavam todos cagados a ponto de ser inutilizavel. Em 2009, quando morava na Espanha comprei os HOTAS da CH: Fighterstick e Throttle. Paguei um pouco mais caro, mas até hoje nunca tive nenhum problema. São magnificos! Eu sugiro que vc pesquise a respeito antes de fazer… Read more »

Roberto F Santana

Obrigado Storm Rider.
Eu sempre quis comprar os da CH.
acabei comprando os da Thrustmaster Hotas Cougar(Joystick e Throttle) e pedais também da Thrustmaster (agora fora de linha), estou satisfeito com eles.
No futuro talvez eu compre o Thrusmaster Hotas Warthog ou mesmo da CH.
Saitek não!
Valeu a dica!

Vader

Um detalhe que ninguém percebeu:

Porque que um piloto de um caça de última geração, e portanto altamente treinado, precisa ter no seu glass cockpit uma visão tridimensional da arma selecionada, no caso, o canhão?????

Powta coisa de amador!!!! Inacreditável. Coisa de coreano acostumado a jogar videogame…

Pra mim começa mal esse projeto…