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Paulo José
Paulo José
8 anos atrás

Prezados senhores,

Estava olhando uma materia a respeito dos Tucanos da RAF(que são mais potentes), e o que está fazendo testes da USAF e agora vendo também estas fotos do Super-Tucanos colombianos, me veio a seguinte dúvida:qual seria a diferênça deles?Qual seria o melhor dos Super-Tucanos

Abc

Roberto F Santana
Roberto F Santana
8 anos atrás

Prezado Paulo José,

Nem sempre o mais potente é o melhor.
Entretanto, ao que tudo indica o melhor seria o Super-Tucano que é o mesmo da USAF, Colombia e o da FAB A-29.
O da RAF é um caso a parte, excelente.

Na minha opinião eu ficaria com o da RAF, e melhor ainda com o protótipo do Super-Tucano, este sim espetacular.
Vale lembrar que existiu um protótipo de ensaio para RAF, que era muito bom, era leve e mais para um sport-plane.

Paulo José
Paulo José
8 anos atrás

Prezado Roberto Santana,

Obrigado pela resposta!O Super-Tucano da USAF, em teste, tem alguns equipamentos que o nosso não tem, como o flir.A Fab não acha importante?

Abc

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

essa boca de tubarão é muito “cool”. 8)
P.S.: sou plastimodelista! tudo que tem boca de tubarão fica bom: P-40, F-4 Phantom, etc…

Paulo José
Paulo José
8 anos atrás

Valeu Nunão!Também achava que os nossos ST, deveriam passar por melhorias de atualização, como possibilidade de uso de armas inteligentes, como os da Colombia.

Abc

Groo
Groo
8 anos atrás

Boca de Tubarão deveria ser obrigatória em todas as aeronaves, mesmo as civis 🙂

Clésio Luiz
Clésio Luiz
8 anos atrás

O EMB-312, o Tucano original, tem um turboeixo PT-6 de 750 shp e hélice tripá, pesando 1.810 kg vazio. A versão da RAF, produzida sob licença pela Shorts Brothers britânica (que atualmente pertence a Bombardier canadense, eterna rival da Embraer), tem um Garrett TPE331 de 1.100 shp, hélice quadripá e deve ter um peso ligeiramente maior, talvez uns 1.900 kg. Já o EMB-314, o Super Tucano, tem uma PT-6 de 1.600 shp. Na versão mais completa, com blindagem instalada, pesa 3.200 kg. Vale lembrar que ambos os modelos compartilham a mesma asa, com a mesma área alar mas com estrutura… Read more »

Roberto F Santana
Roberto F Santana
8 anos atrás

Prezado Clésio Luiz,

Só completando.
O da Shorts tem asa mais forte , speed brake e párabrisa separado e bem mais grosso.
Os Tucanos da França tinham algumas particuladidades, como o speed-brake e painel com avionica francesa.

Enfim, um dos mais belos aviões já feitos, mas que infelizmente suas suaves linhas foram deformadas com o advento do Super-Tucano.

Magal
Magal
8 anos atrás

Nunão escreveu:
“Entre os Tucanos, o da RAF se sobressai pelo motor mais potente (é o único caso, pelo que sei).”

Olá Nunão, só para complementar, Quênia e Kuwait também utilizam o Tucano da Shorts.

Além disso os S Tucanos da Indonésia virão muito bem equipados.

Vassili
Vassili
8 anos atrás

590km/h para o EMB-314????????? pelo que sei a VNE dele é de 614km/h.

abraços.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
8 anos atrás

Vassili, você sabe o que significa VNE?

carvalhomtts
carvalhomtts
8 anos atrás

aos colegas que postam neste blog uma pequena pergunta:
o super tucano pode ter uma versão naval,sendo mais especifico,pode operar a partir de um porta aviões.

Daglian
Daglian
8 anos atrás

Vassili,

Pesquisei em diversos sites pelo Google mesmo e em nenhum deles a velocidade máxima do Super Tucano foi de 614 km/h, e sim 590 km/h, tal como disse o Clésio Luiz.

Roberto F Santana
Roberto F Santana
8 anos atrás

Velocidade Nunca Excedida.

alphasr71a
alphasr71a
8 anos atrás

VNE é Velocidade Nunca Exceder, a partir dela a aeronave provavelmente vai sofrer danos estruturais.

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

carvalhomtts,

Necessitaria de modificações, desde a proteção contra corrosão, elimimação de partes em magnésio, reforços estruturais na célula, dobradura das asas, trem de pouso mais robusto, gancho de parada, bequilha adequada ao lançamento por catapulta e principalmente mercado que custeasse tdas essas modificações.

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

O main spar das asas dos Tucanos franceses era reforçado, provavelmente de titânio, deveria dura 10000 horas, contra 6000 do modelo normal.

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

Hhhhhuuuuummmmmm…

Resolvidos então os problemas de “Le Jaca”, nada de trocar turbina, trocar radar, alargar as entradas de ar, trocar a Spectra.
Acrescente uma “boca de tubarão”, e tdo estará resolvido.
Simples assim.

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Mauricio R. disse:
10 de março de 2012 às 12:23

a jaca, como vocês gostam de chamar, NÃO possui esses problemas, pelo menos para o Armée de l´Air e para a Força Aérea da India. Mas uma boca de tubarão ficaria bom sim: é igual ao bacon, qualquer coisa com, fica bom!