Falando em Tucanos e Super Tucanos, os colombianos

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    FOTOS: Força Aérea Colombiana

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    Paulo José
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    Paulo José

    Prezados senhores,

    Estava olhando uma materia a respeito dos Tucanos da RAF(que são mais potentes), e o que está fazendo testes da USAF e agora vendo também estas fotos do Super-Tucanos colombianos, me veio a seguinte dúvida:qual seria a diferênça deles?Qual seria o melhor dos Super-Tucanos

    Abc

    Roberto F Santana
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    Roberto F Santana

    Prezado Paulo José,

    Nem sempre o mais potente é o melhor.
    Entretanto, ao que tudo indica o melhor seria o Super-Tucano que é o mesmo da USAF, Colombia e o da FAB A-29.
    O da RAF é um caso a parte, excelente.

    Na minha opinião eu ficaria com o da RAF, e melhor ainda com o protótipo do Super-Tucano, este sim espetacular.
    Vale lembrar que existiu um protótipo de ensaio para RAF, que era muito bom, era leve e mais para um sport-plane.

    Paulo José
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    Paulo José

    Prezado Roberto Santana,

    Obrigado pela resposta!O Super-Tucano da USAF, em teste, tem alguns equipamentos que o nosso não tem, como o flir.A Fab não acha importante?

    Abc

    Marcelo
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    Marcelo

    essa boca de tubarão é muito “cool”. 8)
    P.S.: sou plastimodelista! tudo que tem boca de tubarão fica bom: P-40, F-4 Phantom, etc…

    Paulo José
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    Paulo José

    Valeu Nunão!Também achava que os nossos ST, deveriam passar por melhorias de atualização, como possibilidade de uso de armas inteligentes, como os da Colombia.

    Abc

    Groo
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    Groo

    Boca de Tubarão deveria ser obrigatória em todas as aeronaves, mesmo as civis 🙂

    Clésio Luiz
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    Clésio Luiz

    O EMB-312, o Tucano original, tem um turboeixo PT-6 de 750 shp e hélice tripá, pesando 1.810 kg vazio. A versão da RAF, produzida sob licença pela Shorts Brothers britânica (que atualmente pertence a Bombardier canadense, eterna rival da Embraer), tem um Garrett TPE331 de 1.100 shp, hélice quadripá e deve ter um peso ligeiramente maior, talvez uns 1.900 kg. Já o EMB-314, o Super Tucano, tem uma PT-6 de 1.600 shp. Na versão mais completa, com blindagem instalada, pesa 3.200 kg. Vale lembrar que ambos os modelos compartilham a mesma asa, com a mesma área alar mas com estrutura… Read more »

    Roberto F Santana
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    Roberto F Santana

    Prezado Clésio Luiz,

    Só completando.
    O da Shorts tem asa mais forte , speed brake e párabrisa separado e bem mais grosso.
    Os Tucanos da França tinham algumas particuladidades, como o speed-brake e painel com avionica francesa.

    Enfim, um dos mais belos aviões já feitos, mas que infelizmente suas suaves linhas foram deformadas com o advento do Super-Tucano.

    Magal
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    Magal

    Nunão escreveu:
    “Entre os Tucanos, o da RAF se sobressai pelo motor mais potente (é o único caso, pelo que sei).”

    Olá Nunão, só para complementar, Quênia e Kuwait também utilizam o Tucano da Shorts.

    Além disso os S Tucanos da Indonésia virão muito bem equipados.

    Vassili
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    Vassili

    590km/h para o EMB-314????????? pelo que sei a VNE dele é de 614km/h.

    abraços.

    Clésio Luiz
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    Active Member
    Clésio Luiz

    Vassili, você sabe o que significa VNE?

    carvalhomtts
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    carvalhomtts

    aos colegas que postam neste blog uma pequena pergunta:
    o super tucano pode ter uma versão naval,sendo mais especifico,pode operar a partir de um porta aviões.

    Daglian
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    Daglian

    Vassili,

    Pesquisei em diversos sites pelo Google mesmo e em nenhum deles a velocidade máxima do Super Tucano foi de 614 km/h, e sim 590 km/h, tal como disse o Clésio Luiz.

    Roberto F Santana
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    Roberto F Santana

    Velocidade Nunca Excedida.

    alphasr71a
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    alphasr71a

    VNE é Velocidade Nunca Exceder, a partir dela a aeronave provavelmente vai sofrer danos estruturais.

    Mauricio R.
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    Mauricio R.

    carvalhomtts,

    Necessitaria de modificações, desde a proteção contra corrosão, elimimação de partes em magnésio, reforços estruturais na célula, dobradura das asas, trem de pouso mais robusto, gancho de parada, bequilha adequada ao lançamento por catapulta e principalmente mercado que custeasse tdas essas modificações.

    Mauricio R.
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    Mauricio R.

    O main spar das asas dos Tucanos franceses era reforçado, provavelmente de titânio, deveria dura 10000 horas, contra 6000 do modelo normal.

    Mauricio R.
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    Mauricio R.

    Hhhhhuuuuummmmmm…

    Resolvidos então os problemas de “Le Jaca”, nada de trocar turbina, trocar radar, alargar as entradas de ar, trocar a Spectra.
    Acrescente uma “boca de tubarão”, e tdo estará resolvido.
    Simples assim.

    Marcelo
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    Marcelo

    Mauricio R. disse:
    10 de março de 2012 às 12:23

    a jaca, como vocês gostam de chamar, NÃO possui esses problemas, pelo menos para o Armée de l´Air e para a Força Aérea da India. Mas uma boca de tubarão ficaria bom sim: é igual ao bacon, qualquer coisa com, fica bom!