A empresa IMI israelense está desenvolvendo uma míssil leve chamado Whip Shot. O novo míssil pesa 15 kg com cabeça de guerra de seis quilos e alcance de cinco quilômetros. O guiamento é feito por sensores eletroóticos na aeronave que usam um sistema de link de comando wireless para atualizar a direção de voo do míssil.

O míssil será usado por aeronaves de ataque leve ou aeronave remotamente pilotadas (ARP), e deverá competir com o Griffin americano. Mísseis pequenos estão sendo usados em cenários urbanos para diminuir os danos colaterais e podem ser levados por ARP leves.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Sisteminha de orientação meio antiquadinho esse, não?
O Bullpup já usava há 50 anos.
Deve haver mais alguma coisa além do que foi divulgado que de bobo os israelenses não têm nada.

Dario

O míssil foi lançado por um ST?

Almeida

Esse vem parar aqui, podem anotar.

Daglian

Dario, acredito que seja sim um ST, principalmente pelo design e também por isto [está no texto]: “O míssil será usado por aeronaves de ataque leve ou aeronave remotamente pilotadas (ARP)(…)”.

O Super Tucano, bem como o AT-6, por exemplo, são aeronaves de ataque leve.

Marcelo

oi Bosco, discordo de você. Mas concordo que os Israelis não são bobos: a tendência, hoje, é de armamentos que precisam de pouca ou nenhuma integração com o avião. exemplos: foguete de 70mm guiado da BAE e a nossa bomba guiada por GPS da Mectron/Britanite/CTA. Então esse tipo de armamento é cada vez mais bem vindo, uma vez que ninguém mais aguenta pagar fortunas para integrar uma bomba em um avião! Nem a USAF/USNavy! Se o sistema de guiagem é antigo, e daí? O que interessa é alvo destruído o resto é balela, não interessa se foi um phaser da… Read more »

Marcelo

ah e acho que é um ST mesmo. Esse desenho deve ter sido feito em Israel antes dos americanos puxarem o nosso tapete pela 4a vez!

joseboscojr

Marcelo, Mas um míssil guiado por laser semi-ativo também precisa de mínima integração à aeronave, além de ser mais preciso e mais flexível que um sistema de orientação via linha de visada usando correções a partir da aeronave. Dei uma olhado no Google e esses míssil parece ser uma versão do Manpats (anti-tanque guiado por beam rider laser). Esse tipo de orientação, contra um alvo pontual urbano, para ser usado a partir de aeronaves, onde se quer o mínimo de dano colateral, no meu modo de ver não é o ideal, sem falar que acho que seja inviável para alcances… Read more »