… o caça de quinta de geração J-20 continua em testes. Os vídeos são de 26 e 27 de fevereiro de 2012.

 

Observar nas imagens a manobrabilidade impressionante do J-20 em baixa altitude. Aparecem também uns caças J-10.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

xiiiiiiii, para o F-35 chegar no nível desse xing ling aí, vai ter que comer muito feijão! ou muito hamburguer!

Daglian

Quanto tempo duraria esse daí com o F-22 hein? rsrsrsrs

Eu aposto em minutos.

Daglian

Mas, na minha opinião, que ele está bonito, ah, isso tá!

Marcelo

contra o F-22, minutos! Contra o F-35, xing ling na cabeça!

Nick

Vão rindo 😀

J-20 Alguns meses atrás ninguém acreditava nas ilustrações que eram publicadas na internet. Hoje o caça já faz manobras à baixa altitude que mostra uma agilidade surpreendente.

Veremos daqui alguns anos centenas deles em formação.

[]’s

Alexandre Galante

É isso aí Nick, enquanto a gente ri e critica, eles trabalham e investem. E continuamos esperando pela compra de 36 jatos de 4a geração…

Clésio Luiz

Época interessante essa que vivemos. 40 anos atrás, esse povinho aí fazendo filmes e fotos estariam na cadeia sendo torturados para confessar espionagem. Hoje eles podem filmar tudo que ninguém nem liga.

Clésio Luiz

Galante, falando em liberdade de tirar fotos e descobrir caças orientais exóticos, você poderia publicar alguns desenhos que se fazia no começo dos anos 80, mostrando o que os ocidentais imaginavam ser o MiG-29, MiG-31 e Su-27. Mostra para essa gurizada aí como a gente ficava sabendo antigamente de um novo caça “do lado de lá”. Eu posso mandar uma imagens se você quiser.

Alexandre Galante

Clésio, manda sim, por favor.

Marcelo

Clésio, também tenho esse material…mas teria que escanear…putz, tô ficando velho…

Ozawa

É Clésio… Nesses tempos a imaginação dos ocidentais sobre os (dissimulados) caças russos produziam filmes como “Raposa de Fogo”…

“Pense em russo…”, “pense em russo…”, rsrsrsrsrs

Marcos

Enquanto isso, na maior potência, nunca antes na história desse país… NADA!!!!

uitinaxavier

E podem esperar que ainda tem céticos idiotas que riem e fazem chacota da engenhosidade chinesa, mas até quando vão rir e se tocarem que o dragão chinês chegou chegando e vai demorar pra sair.

Orçamento militar chinês passa de 100 bilhões ano passado, pra 250 bilhões em 2015 enquanto que o orçamento da Russia e da índia viram consecutivamente ser o terceiro e quarto maior do mundo, na casa dos 100 bilhões enquanto isso em outro Bric o misero orçamento serve só pra pagar pensão pra ex Generais barrigudos, diferença não.

ricardo_recife

O J – 20 tem mais cara de bombardeiro de que um caça. Mas não vai demorar muito e os chineses vão construir caças tão bons quanto os ocidentais.

Abs,

Ricardo

Ivan

UitinaXavier,

Um dos muitos links sobre o assunto:

http://exame.abril.com.br/economia/politica/noticias/china-dobrara-orcamento-de-defesa-ate-2015-2

China dobrará orçamento de defesa até 2015
Orçamento de defesa do país vai saltar de US$ 119,8 bilhões em 2011 a US$ 238,2 bi em 2015.

Sds,
Ivan.

Ivan

Clésio Luiz,

Não vamos nos iludir, as restrições à liberdade na China continuam fortíssimas. As fotos que recebemos de “insiders” e “entusiastas livres” são devidamente autorizadas pelo Partido Comunista Chinês.

Na área política deles está tudo com antes…

Sds,
Ivan.

Tadeu Mendes

Uma pergunta: porque estao classificando o J-20 como de 5 Geracao???

Alguem ja vai a assinatura de radar dele???
A forma nao significa conteudo.

Quero ver o recheio dessa maquina. Coisa que eu duvido muito porque nem a Russia ainda pode entrar nesse time.

Quanto o Brasil ainda no quesito 4 geracao…bom deixa pra la.

Marcos

O Brasil já perdeu várias oportunidades. E vai continuar perdendo.

Ivan

Continuo com a mesma (boa) opnião sobre o Chengdu J-20. É um caça-bombardeiro largamente baseado no MiG 1.44 russo, com aplicação de técnicas supostamente furtivas e aparentemente uma grande baia de armas central e boa capacidade de combustível interno. Seu papel principal não será enfrentar caças americanos, japoneses, coreanos ou indianos, mas penetrar furtivamente nas defesas aéreas inimigas e ‘tocar horror’ sobre sua infraestrutura aérea (AEW, AWACS, REVO e ISR) e de superfície (estações de radar, centros de comando e outros). Como venho escrevendo desde o primeiro vôo do Sukhoi PAK-FA e depois do Chengdu J-20, ser melhor ou pior… Read more »

Ivan

Tadeu,

O J-20 tem sido classificado como de 5ª geração porque supostamente apresenta características de uma caça furtivo, com baias internas e capacidade de supercruzeiro.

Evidentemente é uma SUPOSIÇÃO.
Possivelmente será confirmada, mas se não for o programa terá que ser reavaliado. Mas por enquanto é o que se supõe.

Sds,
Ivan.

Almeida

Enquanto isso, no Brasil…

Almeida

Sobre a manobrabilidade dele, é similar aos demais eurocanards de 4.5a geração, mas nada de impressionante já que ele é classificado como 5a.

Su-35BM e F-22A dão um banho nele.

Vader

Na primeira foto, aquela portinhola aberta na lateral é onde guarda o martelinho de ouro? Ou será que o canopy não abre, e aquilo lá é pro piloto entrar? 😉

RA5_Vigilante

Pontos a considerar

*ttp://www.youtube.com/watch?v=8XJ5K2TFi5Q&feature=player_embedded#!

*ttp://www.youtube.com/watch?v=lw-gug6GdEI&feature=relmfu

Nao eh realistico (o J-20 aparentemente nao tem TVC como o modelo), mas pode dar uma nocao.

edcreek

OLá,

Ivan perfeita analize camarada!

Só a existencia dele deixa os Europeus e Americanos no minimo “encucados” e se ele realmente for bom amedontrados.

Já pensou 2 divisões com uns 200 dessa belezinha, Franceses, Ingleses, Japoneses e Sul Koreanos vão ter insonia…..

Abraços,

alexandre

Realmente é uma bela aeronave. E o desenvolvimento está sendo a passos rápidos. É o Dragão Chinês pensando em sua segurança futura. Afinal, não é fácil conseguir manter uma nação com mais de 1 bilhão de pessoas, sem ao menos expandir seu território. Só o futuro dirá.

Antonio M

edcreek disse: 2 de março de 2012 às 8:45 Quando a aviação de caça iniciou a China não tinha, quando os primeiros com motores a pistão, a China começou, quando da 2º geração a pistão, Talvez tivesse, com a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª geração a China vem acompanhando e o de 5ª os EUA operam a 20 anos e a China ainda não conclui o seu e quando concluir, os EUA terão o de 6ª voando e projetando o de 7ª e como sempre apoiando os aliados. O resto é fábula de colegial marxista ! rsrsrsr!!! alexandre disse: 2… Read more »

Control

Senhores

A China já vem expandindo seu território pela compra de terras na África e America Latina.

Quanto a capacidade do caça chinês é bom lembrar que a furtividade é muito mais importante e efetiva para um avião de ataque do que para um de defesa aérea que, em sua função de busca e localização de alvos acaba se revelando pela emissão de seus sensores perdendo a vantagem de sua furtividade.

Sds

RA5_Vigilante

Control “…furtividade é muito mais importante e efetiva para um avião de ataque do que para um de defesa aérea que, em sua função de busca e localização de alvos acaba se revelando pela emissão de seus sensores perdendo a vantagem de sua furtividade.” Errr, nao eh bem assim. A deteccao pode ser feita por meios passivos (IR, opticos) ou passado por outros meios, por exemplo, usando J-STARS, ou tropas em terra para iluminacao do alvo. Isso considerando alvos moveis. “The AN/APY-7 radar can operate in wide area surveillance, ground moving target indicator (GMTI), fixed target indicator (FTI) target classification,… Read more »

cristiano.gr

Pessoal, há um tempo atrás eu lia todos os comentários, mas ultimamente tenho perdido a paciência com toda essa lenga-lenga e decisões erradas para comprar (e manter) 36 caças leio e dou razão a todos comentários que criticam essa porcaria de república das bananas, não o Brasil, mas esses governinhos que se apoiam em amplos empréstimos p/ redes de tv e gastos com propaganda sem fazer metade da metade do que divulgam e, por isso, leio uns 5 comentários e dou um intervalo para passar a indignação e me acalmar. Maldita Copa do Mundo. Aqui no RS ainda tem a… Read more »

cristiano.gr

Fugi um pouco do assunto, mas o que quero dizer é que lá na China funciona por não haver tanta corrupção e haver castigo até para o premier, diferentemente daqui que até o secretário do secretário se safa. Mesmo que o governo encomendasse os estudos de uma universidade, juntamente com o ITA e com a Embraer haveria muitos descaminhos e desvios e um caça brazuca de 5ª geração custaria o valor de 4 J-20, sem fazer as mesmas coisas. Condições de fazer igual ou melhor os brasileiros têm, prova disso é o projeto do Osório. Como as coisas estão se… Read more »

Corsario137

Eu sendo realista/maldoso: O que ele faz no vídeo, até o A1 faz. Voar por voar até pipa voa.

Eu sendo só realista: Seja lá a encrenca que for, concordo com o Galante que eles estão correndo atrás do prejuízo. Tal como em outros setores industriais, daqui a pouco eles chegam lá. E na verdade vou mais além, acho que a China fará muito mais barulho do que a URSS fez de 50 a 90 no que diz respeito a desenvolvimento de material militar, principalmente nos meios aéreos.