A-29: vice-ministro de relações exteriores dos EUA diz que país mantém interesse

4

O vice-ministro de relações exteriores dos Estados Unidos, William Burns, garantiu nesta quinta-feira que a Força Aérea do país continua interessada em comprar 20 aeronaves Super Tucano da Embraer. A compra, que já estava acertada, foi cancelada na última terça-feira sob alegação de “problemas na documentação”.

“A Embraer é uma ótima companhia e o Super Tucano, um bom avião, mas os Estados Unidos precisam resolver algumas questões internas antes de proceder à compra”, disse o diplomata americano, que faz visita ao Brasil e deu palestra no centro de convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira. “Mas posso garantir que o negócio ainda deve sair, embora, infelizmente, não possa oferecer uma previsão agora.”

De acordo com a Força Aérea, o problema é que a licitação foi contestada na Justiça dos Estados Unidos pela americana Hawker Beechcraft e terá de ser refeita. A fabricante americana entrou com ação judicial em janeiro após sua aeronave, a AT-6, ser excluída da competição. Em meio à disputa judicial, o contrato de US$ 355 milhões foi suspenso e pode influenciar na intenção do governo brasileiro que pretende comprar caças F-18 Super Horne em processo de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira (FAB).

O diplomata americano não acredita que uma negociação possa afetar a outra. “Acho que são duas questões distintas. Estamos convencidos que os F-18 são os melhores aviões e que o pacote de transferência de tecnologia oferece condições sem precedentes até acima dos contratos que temos com outros parceiros mundiais”, afirmou Burns, assessor da secretária de Estado Hillary Clinton. “O Brasil tem interesse em ter o melhor equipamento e nós temos condições de satisfazer isso. Também sabemos a importância que o País dá à transferência de tecnologia.”

FONTE: Terra

Colaborou: Flighter

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edgar

Precisa dizer mais alguma coisa? Com a palavra, o Governo Americano, ou melhor, o Cliente.

Dia 9 de Abril (coincidentemente abertura da LAAD) teremos a reunião da Exma. Sra. Vana com Mr. Hussein onde a compra dos SHs será finalmente confirmada.

Quem viver, verá.

Marcelo

Edgar, você não precisa dizer nada, mas eu preciso:
de boas intenções o inferno está cheio!
só acredito quando o contrato estiver assinado e a Embraer entregar o 1o avião.

JapaMan

Acompanhando as informações aqui no poder, começo a achar que os EUA estão forçando uma situação para reverter o quadro do FX, acho que nos bastidores vão tentar um acordo quem sabe, até mais vantajoso do que apenas R$ 355 milhões, se sair o F-18SH aqui, eles compram o ST la, eu não acreditava muito nisso não, mas não faz sentido mesmo que políticamente vir General, Vice-ministro, dar explicações e até favorecer o Brasil, acho que tem coisa rolando por debaixo das cobertas..rs Agora que tipinho nojento esse William Burns hein? “A Embraer é uma ótima companhia e o Super… Read more »

alphasr71a

Mr. Burns…