USAF: cancelamento de contrato com Embraer é “vergonhoso”

39

O chefe da Força Aérea americana disse nesta quarta-feira que o cancelamento do contrato para a compra de aviões Super Tucano da Embraer para o Afeganistão é “vergonhoso”* e prometeu rever rapidamente a licitação.

“Não há como ficar satisfeito com isso”, disse o general Norton Schwartz a jornalistas. Ele disse que a Força Aérea relançaria “rapidamente” a disputa para a compra dos 20 aviões de combate leve para o exército afegão, já que os recursos para o programa deverão expirar até o fim do ano fiscal de 2013. “Trabalharemos com rapidez”, completou.

A Força Aérea americana cancelou abruptamente na terça-feira o contrato de US$ 355 milhões com a Sierra Nevada Corp. e a fabricante de aeronaves Embraer, dizendo que abriria uma investigação depois de uma ação legal impetrada pela concorrente americana Hawker Beechcraft Corp.

A decisão representou um revés para a Força Aérea, que tenta mudar suas práticas de compra de armamentos depois que uma licitação para um novo tanque de abastecimento de voo foi marcada por escândalos e controvérsias.

Schwartz disse que será “uma profunda decepção” se os fatos mostrarem que a Força Aérea estragou o contrato, e expressou preocupação de que o cancelamento possa atrasar a entrega de uma aeronave vital para o exército afegão.

“Uma das coisas com as quais estou mais triste – sem mencionar a vergonha que esse fato trás para nós como Força Aérea – é o fato de que estamos deixando nossos parceiros na mão aqui”, disse.

O general alertou sobre uma punição disciplinar drástica se a investigação revelar que o contrato foi cancelado por algum erro de procedimento. “Posso garantir que se isso não foi um erro inocente, haverá punições”, completou. Ele disse que a Força Aérea trabalhará duro para resolver o problema.

O contrato para a compra dos 20 aviões AT-29 Super Tucano da Embraer foi fechado em dezembro como parte dos planos para armar o exército afegão após a saída da Otan daquele país. Mas a Força Aérea americana informou que não estava “satisfeita” com a documentação apresentada na decisão.

A Hawker Beechcraft Corp, sediada em Wichita, Kansas, protestou contra o resultado da licitação em uma corte federal, argumentando que seu avião AT-6 foi injustamente excluído da competição.

FONTE: AFP, Via Portal Terra.

FOTO: builtforthemission (site de divulgação do Super Tucano nos EUA)

*NOTA DO EDITOR: o termo em inglês usado pelo comandante da USAF, na matéria original da AFP (clique aqui para ver a notícia em inglês, via google) foi que o cancelamento era um “embarassment”, ou constrangimento (para uma tradução menos dramática, um empecilho ou dificuldade, embaraço). Algo vergonhoso para a USAF, de qualquer forma, quando se lê o tom das declarações do general, como um todo.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
asbueno

A USAF quer o ST.

Não fosse assim ele não teria sido selecionado.

E ela tem pressa, tanto pela situação afegã quanto pelo prazo que a verba estará disponível.

Daglian

Concordo asbueno, a USAF quer o ST!! E que assim ocorra.

Para este general vir falar isso em público, algo de muito errado ocorreu.

masadi45

Isso está cheirando mau sim, mas a catinga é deles e, vão dizer que quem está com as mãos amarelas somos nós. Ou seja, vão colocar a culpa do cancelamento na Embraer. Começou o discurso, é típico deles.
Embraer vai peder essa e de quebra ficar com o mico e a bucha , juntos kkkkkkkk.
E ainda tem gente que acredita naquilo lá kkkkkkkkkkkk

Nick

A USAF fez sua decisão técnica. O fator político jogou essa decisão pro lixo. Lá como cá, o fator político fazendo suas respectivas forças engolirem o que não querem. Triste…

[]’s

Justin Case

Nick, boa noite.

Há uma diferença grande.
Lá, a área política tenta direcionar para o pior avião da concorrência.
Aqui é o contrário.
(Obs.: só para agitar um pouco…)
Abraço,

Justin

Clésio Luiz

Se alguém perguntar porque você acha o Rafale melhor Justin, diga que o Gripen ou o Rafale não precisam abrir mão de um tanque de combustível quando carregam um casulo óptico….

DrCockroach

Justin, boa manha! 🙂

O que existe eh aviao dentro de um contexto (missao, “value for the money”, logistica, orcamento, manutencao, empregos, etc).

No Brasil a politica tenta direcionar p/ o pior aviao do contexto; infelizmente ainda nao estah definido se teremos, eventualmente, um padrao Suico ou Indiano…

[]s!

Optimus

“Gripen ou o Rafale não precisam abrir mão de um tanque de combustível quando carregam um casulo óptico…”

Pois é, senão iam ficar com a perna curtinha, curtinha… o Rafale sem aquelas baleias embaixo das asas faz muito bem demonstração aérea, mas não vai muito longe não… ainda mais armado…

Marcos

Começo a desconfiorar que Justin seja o próprio Celso Amorim, tamanha a convicção que ele tem de que o Rafale de fato é o melhor.
Se vier o francês, vamos ter de pagar até para eles virem apertar parafusos. Não dão conta de pagar a hora de vôo do Mirage e querem um Rafale. Só se for um!!!

Ivan

O “melhor” avião de combate para as próximas décadas será de 5ª geração, mas como ainda não está disponível é melhor ficar com o mais adequado às nossas necessidades imediatas. Um antigo professor ensinou que o mais importante para um produto, seja lá qual for, é ser adequado às necessidades do cliente. Aparentemente o mais adequado para a FAB é comprar e operar uma caça que cumpra todas as missões que elencou no F-X2, tenha um menor custo de aquisição e operação para que sobre dinheiro para um futuro F-X3 Furtivo e, preferencialmente venha a ser em parte construído e… Read more »

Ivan

Voltando ao tema da matéria acima, estou impressionado com a atitude do General Norton Allan Schwartz. A esta altura do campeonato ele bem sabe que as duas propostas geram empregos nos EUA, sendo as duas aeronaves de origem estrageira (Pilatus e Embraer). Ele não está defendendo a Sierra/Embraer ou Beechcraft, mas o funcionamento sério de sua Força Aérea e preocupado com os soldados (americanos e afegãos) na frente de batalha. Esta ‘briga’ política entre os estados norte americanos pode atrasar a saída dos soldados americanos, na medida em que os Super Tucanos vão substituir boa parte do esforço aéreo americano… Read more »

Carcará 01

Sabe por que os distintos foristas anti americanos patologicos zombam da atitude do general, por sinal de uma hombridade e coragem exemplar?? Por que “vergonha na cara” nao faz parte dos neo socialistas tupiniquins… Simples assim…

NOTA DOS EDITORES: FAVOR EVITAR ATAQUES ÀS OPINIÕES DE OUTROS COMENTARISTAS. LEMBRANDO QUE “ANTI-AMERICANO PATOLÓGICO” DEVE SER A MAGA PATALÓGICA, QUE EM PATÓPOLIS ESTÁ SEMPRE INFERNIZANDO O ÍCONE DO MAGNATA AMERICANO, O TIO PATINHAS. JÁ “NEO SOCIALISTA TUPINIQUIM” DEVERÁ SER O PERSONAGEM PRINCIPAL DO QUARTO FILME DA SÉRIE MATRIX, A SER RODADA NO BRASIL.

Tadeu Mendes

Justin, O mesmo se passa com o Brasil. La e por causa de empregos, no Brasil e por causa safadeza (corrupcao no planalto) e antiamericanismo a la Fidel. A diferenca e muito grande, entre a republica de bananeiras e uma nacao extremamente comprometida com a defesa. Os EUA nao querem o pior aviao para si mesmos, por isso se o ST perde, nao sera a USAF e quem ira ficar no chinelo, serao os afegans. Se os ST fossem servir como plataforma para a USAF, ai sim; nao haveria politicos do Estado do Kansas capazes de derrubar essa concorrencia. A… Read more »

Mauricio R.

“Aqui é o contrário.”

Ué qndo é que foi que o “Flanker” e o “Typhoon”, voltaram ao F-X 2???

“…não precisam abrir mão de um tanque de combustível quando carregam um casulo óptico….”

Clésio,

Vc está confundidno “casulo óptico” c/ IRST.
O ATFLIR ou AN/ASQ-228, não “abre mão” do tanque extra p/ ser carregado.

Mauricio R.

“…estou impressionado com a atitude do General Norton Allan Schwartz.”

Cuidado, mto cuidado nessas horas…
O General Norton Allan Schwartz é extremamente político, hábil instalador de panos quentes se é que vc me entende, mto mais que seu antecessor; cujo “prazer” era entubar as necessidades do US Army.
Essa indignação é deveras calculada.

Clésio Luiz

Me refiro aos casulos transportados na lateral da fuselagem, no ponto duro do Sparrow/AMRAAM.

Antonio M

Carcará 01 disse: 1 de março de 2012 às 0:40 É isso aí ! E como eu disse, essa galera tem discurso único, pode mudar o contexto mas o discurso permanece. E “osamericanumalvadu” vão enviar comida para a Coréia do Norte em troca do abandono deles do programa nuclear. Mas um fracasso de um modelo que defendem. E como já disse anteriormente, era necessário alguma coisa assim acontecer por aqui. Se nos EUA o general declarou isso, por que o alto escalão da FAB também não pode vir a público defender seu ponto de vista? Somos mesmo uma democracia? Obviamente… Read more »

Clésio Luiz

Deixa eu explicar melhor: quando qualquer versão do Hornet/Super Hornet está transportando um casulo de guiamento de bombas, ele deixa de usar o tanque subalar que fica ao lado do casulo. Com isso, nos vemos aquelas fotos mostrando ele voando com os tanques assimétricos (o ventral e o subalar do outro lado). O porque disso é que a posição do tanque subalar atrapalha a visão do casulo, que ficaria muito escondido no meio da fuselagem. Para abrir ângulo de visão para o casulo, é necessário abrir mão de um tanque. Isso explica o porque do Typhoon não transportar o casulo… Read more »

edcreek

Olá,

É bem simples o General falou a verdade a força aerea Americana quer o Tucanão e ponto ele é o melhor….

Mas nos EUA como em qualquer lugar no mundo, quem paga as contas são os politicos(contas financeiras com o dinheiro do povo e de popularidade nas eleições), quem manda são eles no mundo inteiro gostanto ou não os entusiastas.

Quando o governo comprou diretamente o EC por aqui foi duramente criticado, mas isso é de praxe em todo mundo….

Então temos a Força aerea querendo uma coisa e os politos outra, adivinha quem ganha?

Abraços,

Antonio M

edcreek disse:
1 de março de 2012 às 9:12

Isso de “em qualquer lugar do mundo é assim” é querer nivelar por baixo para defender as contradições nas práticas do governo atual. As coisas não são bem assim não ….

edcreek

OLá,

Antonio M. não são não? saia do mundo da fantasia e volte ao mundo real:

1) Emirados-A decisão politica definirá o caça sem maiores detalhes;
2) India a decisão foi politica desde o Short-list final onde os caças Americanos foram “chutados”;
3) Nos EUA a força aerea apresentou seu vençedor que foi chutado para favoreçer o maior indice de nacionalização;

Esses foram exemplos recentes, se puxar vai achar mais, reforçando vc gostando ou não é assim….

Abraços,

edcreek

OLá,

Noticia off porém importante:
A insubodinação por causa do incendio será punida com advertencia, por ordem de Dilmandona:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1055491-apos-carta-governo-ordena-que-forcas-punam-militares.shtml

Abraços,

Antonio M

edcreek disse:
1 de março de 2012 às 10:46

Não são não mesmo. 100% como afirma não é mesmo.

É o tipo de argumento para justificar o Rafale na França, a desculpa nacionalista e antiamericanista que obriga operar um caça OK porém extremamente caro que não faz nada a mais do que outros da mesma categoria não fazem.

O problema é querer que façam o mesmo por aqui.

Não há dúvidas que deve haver implicação política/governamental mas, não com os políticos de nível Brasil Atual.

Antonio M

edcreek disse:
1 de março de 2012 às 11:32
OLá,

Noticia off porém importante:

Pois é. E parte de que tipo de governo/político?

E é muita pretensão de quem quer que seja, querer ensinar liberdade de expressão para um governo que é ávido por querer amordaçar qualquer tipo de oposição !!! srsrsrsr!!!

Requena

Eu acho que o Super Tucano ainda leva essa.
Mas só depois das eleições yankees.

Até lá vão encher linguiça e enrolar…

DrCockroach

Penso que o governo dos EUA errou, alias como vem errando a muito tempo. Existe uma area obscura de relacoes entre algumas empresas de defesa, militares e a burocracia (gigantesca) de aquisicoes. E tb eh verdade que o Obama praticamente nao liga p/ America do Sul, os interesses dele sao outros. Por mim, por aspectos externos do FX-2 (escrevi externos), eliminava o SH e o Rafale, pois a Franca nos sacaneia muito mais que o que estah envolvido neste contrato de semi-exportacao. Mas considerando estritamente o FX-2, manteria o Gripen e o SH e retirava o Rafale. Concluindo: Rafale de… Read more »

Ivan

Dr. Barata, “…Obama praticamente nao liga p/ America do Sul… Não só Obama, mas a maioria dos seus antecessores e toda a ‘elite’ yankee. Um tremendo equívoco que está custando o futuro da America… …e falo de todas as Américas. A população das Americas fica em torno de 900 (novecentos) milhões, formada por todas as raças do mundo, distribuída por todas as latitudes do globo, com terra agriculturável por toda a extensão, petróleo em várias áreas, água doce e potável para matar a sede do mundo. Terra (e povos) mais rica não há. Somos todos (do norte e do sul)… Read more »

Marcos

“O general alertou sobre uma punição disciplinar drástica se a investigação revelar que o contrato foi cancelado por algum erro de procedimento.”

Tá!
Pergunta: e se a investigação concluir que houve um cancelamento (porque já houveo cancelamento) sem que houvesse o tal erro?
Vai ter punição também?

Ivan

Clésio Luiz, A posição do pod de designação de alvos é muito interessante. No caso do programa Light Air Support (LAS), que usa uma torreta fixa, a posição do Super Tucano é muito melhor que do Bechcraft, como vc mesmo argumentou. Aparentemente há uma tendência a incorporar à aeronave de ataque (mesmo que seja um caça) o IRST e a capacidade de designar alvos, ao menos nas novas aeronaves norte americanas. Basta observar os F-35 (qualquer letra) Lightning II, F-16 E/F (block 60) Desert Eagle e até mesmo a proposta ‘Internacional Roadmap’ para o Super Hornet. Todos pretendem evitar ocupar… Read more »

DrCockroach

Dilma critica, em discurso, ‘tsunami fiscal’ de países desenvolvidos ‘Despejam US$ 4,7 trilhões ao ampliar de forma muito adversa, muito perversa, para o resto dos países’, disse a presidente http://economia.estadao.com.br/noticias/economia%20geral,dilma-critica-em-discurso-tsunami-fiscal-de-paises-desenvolvidos,104613,0.htm Pois eh, esta desvalorizacao cambial do dolar e euro (Suecia nao faz parte) estah aniquilando o setor industrial brasileiro (claro que tb tem o custo Brasil). Esta semi-exportacao dos ST seria uma migalha a compensar o ‘tsunami” cambial. E agora, “queima-se” a bandeira de quem? EUA, Franca ou do proprio Brasil? []s! P.S.: Ivan, concordo com vc, o Cameron eh que tem que fazer algo (nao que me importe muito);… Read more »

Marcelo

Nunão (?) disse: “NOTA DOS EDITORES: FAVOR EVITAR ATAQUES ÀS OPINIÕES DE OUTROS COMENTARISTAS. LEMBRANDO QUE “ANTI-AMERICANO PATOLÓGICO” DEVE SER A MAGA PATALÓGICA, QUE EM PATÓPOLIS ESTÁ SEMPRE INFERNIZANDO O ÍCONE DO MAGNATA AMERICANO, O TIO PATINHAS. JÁ “NEO SOCIALISTA TUPINIQUIM” DEVERÁ SER O PERSONAGEM PRINCIPAL DO QUARTO FILME DA SÉRIE MATRIX, A SER RODADA NO BRASIL.” Nunão! já me disseram que sou parecido com o Keanu Reeves! Eu achava legal e maneiro até descobrir que ele é v… aí fiquei triste…mas se forem rodar esse filme aqui no Brasil mesmo, eu me candiato !!! Se o cachê for o… Read more »

Marcelo

edcreek disse:
1 de março de 2012 às 10:46

olá, Edcreek, você esqueceu da Suiça, que também fez assim. E lá a Força Aérea assumiu o rojão junto com o Governo em vez de ficar de biquinho no canto magoadinha…

Marcelo

“NOTA DOS EDITORES: MARCELO, SÓ NÃO RECLAME, DEPOIS DESSA SUA DECLARAÇÃO, SE ALGUM OUTRO COMENTARISTA SE ACHAR NO DIREITO DE CHAMAR VOCÊ DE “NEO-SOCIALISTA TUPINIQUIM” E NENHUM EDITOR APARTAR A BRIGA…”

não tem problema não! Eu não sou isso, mas estou levando na esportiva! Viva e deixe viver! Laissez-faire ! Marcelo Paz e Amor! hehehehe!
P.S. A questão do Keanu Reeves é verdade! Foi lá em Portugal! Me perguntaram se eu não era ele!!!

tiagobap

Ulisses Almeida (facebook)
O que é aquela munição usada no “rail gun”? Parece uma ponta de eixo cardã recém saída da forjaria…

Carcará 01

Questões para todos: a parte do “anti americanismo patologico” o qual citei se refere tao somente a um posicionamento doentio (por isso o patologico, de “patologia”, ou no popular doença!!) no qual EU,reafirmo, EU acho ser um comportamento completamente incoerente com os tempos em que vivemos, em que ideologias foram substituidasna maioria absolutas dos casos pelo dialogo e a racionalidade. É justamente isso que eu busco, e principalmente, a ÉTICA e a COERÊNCIA, coisas em falta nesse pais ultimamente… Ja a questão do “neo socialismo tupiniquim”, bem, esse por si só se explica… A transgressao de um sistema aproveitando da… Read more »

Carcará 01

Me perdoem, continuando:

De me expressar livremente. O que vejo nesse pais ultimamente é muita gente “meter o pau” nos EUA e logo depois comprar camisas da Tommy, celulares e tablets da Apple, carros da Ford ou GM ou simplesmente comer no Mc!!! Caramba, se eles sao esse demonios escrotos que vcs tanto pintam, que tal sequer consumir algo que venha de la ou que seja de la???? Vamos la ponham em pratica o anti americanismo de verdade!!! Por que do contrario, me soa somente a interesse pessoal…

Vader

São uns canalhas…

Vader

Aliás, o antiamericanismo é a doença preferida do latrino-americano. Desvia a atenção de todas as coisas que não prestam que temos por aqui. O que explica muita coisa do porque somos a m. que somos.

Carcará 01

É uma das escaramuças desse pessoal, Vader. Criar um “inimigo externo”, mesmo que seja virtual, para desviar a atenção, de uma população que já não é tão instruida e esclarecida, dos reais problemas internos provocados por eles mesmos…