Boeing vai propor melhoria na oferta para caças da FAB

28

O cancelamento da compra de Super Tucanos da Embraer anunciado ontem acontece a uma semana da visita de um alto executivo da americana Boeing, no esforço de vender seu caça FX-18 Super Hornet à Força Aérea Brasileira. A Boeing está disposta a melhorar a oferta de transferência de tecnologia, incluindo propostas de desenvolvimento conjunto de produtos aeronáuticos, caso seja escolhida como a fornecedora dos novos caças à FAB. Na próxima segunda-feira chega a Brasília o presidente da Boeing Military Aircraft, Cristopher Chadwick, que comanda o braço da empresa para o setor de Defesa.

Segundo informou a Boeing ao governo brasileiro, além do encontro já marcado com a cúpula da Força Aérea, Chadwick pediu audiências aos ministros do Desenvolvimento e da Defesa, para defender que a proposta de desenvolvimento tecnológico da empresa americana, vinculada à venda do caça FX-18 Super Hornet, é superior à oferecida pela Dassault, fabricante do francês Rafale, que era o favorito no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A Embraer é apontada pela empresa como uma possível parceira em futuros projetos de desenvolvimento de tecnologia.

Os governos de EUA e Brasil e as empresas envolvidas asseguram que não há vinculação entre a licitações para as Forças Aéreas brasileira e americana. A interferência política que provocou reviravolta no negócio que já estava praticamente firmado pela Embraer cria constrangimento porém a menos de duas semanas da visita da presidente Dilma Rousseff a Washington, quando o tema da venda dos caças à FAB estaria na agenda com o presidente Barack Obama.

FONTE: Valor Econômico, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Ficou difícil para a Boeing. O Cancelamento da venda dos STs torna politicamente inviável a escolha dos Super Hornet.

[]’s

Antonio M

“…A interferência política que provocou reviravolta no negócio que já estava praticamente firmado pela Embraer cria constrangimento …” Basta o Obama explicar que lá não é como aqui, onde os estados possuem muita força e seus políticos defendem seus interesses e declaram isso abertamente, que os lobbies são legalizados, que há leis que enquadram empresas e políticos em casos de irregularidades, que a justiça resolveu bem ou mal em questão de semanas o que aqui levariam anos e anos etc o que não impede que hajam problemas porém, que não são resolvidas depois do “expediente” da Câmara, Senado, Ministérios etc… Read more »

Marcos

Antonio M

Acho dificil o Obama explicar tudo isso para a Mudinha de um neurônio.

Latino dark

Agora acho tarde para a Boeing , o Vespão dificilmente leva essa .

sds

Edgar

Os americanos vão chutar o balde, anotem o que estou falando.

Em 2014 teremos SHs voando sobre nossas cabeças no Maracanã.

Leonardo

Sinceramente, não creio que tudo esteja perdido para os EUA, a Dilma não é tão radical quanto o antecessor, basta que o Obama dê garantias que a suspensão da compra não é definitiva, foi suspensa devido a ano de eleições e no próximo ano fiscal a licitação poderá ser retomada.
Temos que entender que a necessidade existe e o ST está comprovadamente mais bem preparado para realizar o tipo de missão do que modelo da HB.

Antonio M

Marcos disse: 29 de fevereiro de 2012 às 12:13 Vai escutar se ele falar em algum tipo de “agrado” !! rsrsrsrsrsrs!!!! Leonardo disse: 29 de fevereiro de 2012 às 13:11 É verdade mas, como já foi comentado aqui (mas não lembo qual comentarista) pode ocorrer a seguinte interpretação: O AT-6 possivelmente cobre missões CAS satisfatoriamente e dentro das especificações desse contrato sendo que comparativamente ao ST, o avião da Embraere deve excedê-las tranquilamente. MAS se a aquisição visa que os aviões cumpram o solicitado não sendo uma “obrigação” exceder as especificações, a escolha do AT-6 se tornaria algo normal, dentro… Read more »

Mauricio R.

A USAF “bateu o pé” que queria pq queria o MH-47 Chinook, como sua nova aeronave C-SAR.
Talvez, quem sabe, leve alguns MH-60M, em tese justamente a aeronave que pretendia substituir.

Daglian

Vamos Boeing, vende isso aí!! As pessoas esquecem-se de que, com ST eliminado ou não, o FX-2 é para a FAB e não para a EMBRAER. Ponham uma coisa na cabeça de vocês: o caça que deve ser escolhido é o MELHOR PARA A FAB e não o melhor para o PT. Acho que o Brasil é o único país do mundo que compra caças para utilizar em outro propósito senão defesa (jogos políticos). A EMBRAER tem lucro PRIVADO e, embora seja brasileira e nós tenhamos muito orgulho disso, a FAB PRECISA de um vetor para usar e não para… Read more »

ricardo_recife

Para eles venderem o F-18 SH vão ter de prometer mundos e fundos.

Agora vamos ver o quanto eles tem de munição. Ma eu continuo achando que as chances da Boeing foram pro lixo.

Abs,

Ricardo

edcreek

OLá,

Onde estão os pro-usa para ficar admirando os caças americanos de longe?

Ontem foi o golpe final, se o governo tem vergonha na cara não deve nem receber os nossos chefes dos EUA, tipo: “Ah sobre o caça? não temos mais condições de conversar com seu pais sobre isso….”

Abraços,

asbueno

Negócios são negócios e cada um é individual. Um não deveria ter nada a ver com o outro.

Agora, se o jogo já estivesse encerrado os americanos continuariam a pensar em proposta?

Marcelo

Daglian disse: “Vamos Boeing, vende isso aí!! As pessoas esquecem-se de que, com ST eliminado ou não, o FX-2 é para a FAB e não para a EMBRAER. Ponham uma coisa na cabeça de vocês: o caça que deve ser escolhido é o MELHOR PARA A FAB e não o melhor para o PT. Acho que o Brasil é o único país do mundo que compra caças para utilizar em outro propósito senão defesa (jogos políticos). A EMBRAER tem lucro PRIVADO e, embora seja brasileira e nós tenhamos muito orgulho disso, a FAB PRECISA de um vetor para usar e… Read more »

asbueno

Errado Marcelo!

O governo é que deve apoiar a escolha da Força. Os profissionais, aqueles que entendem do assuntos são militares e não políticos. Com bom senso vão escolher aquilo que lhes é mais útil para trabalhar associado, eventualmente, ao bom senso diplomático.

Se a Força é quem deve apoiar a escolha do governo, então não é necessária uma avaliação por parte desta Força, concorda?

Abraços.

Observador

Senhores (em especial alguns), Coloquem uma coisa na cabeça: Se o Tio Sam quiser vender o SH para o Brasil, ele vende. Não tem ninguém que possa cobrir uma oferta deles, se realmente quiserem vender. Eles tem muito a oferecer como contra-partidas, de fim de vistos para brasileiros à abertura de seu imenso mercado e uma cooperação real na Defesa. E muito mais. Aos que pensam que os EUA ainda nos olham como na Guerra Fria, só posso lamentar pela sua miopia. Principalmente por aqueles que ocupam cargos no GF. Quanto ao Francês, bem, é só papo e promessa. E… Read more »

juarezmartinez

Marcelo! Muito cuidado com estas “deçisões de governo”, pois algumas como nós tragicamente assistimos trouxeram inoperãncia, falta de recursos para manter e mais recentemente, vitimas fatais….

Grande abraço

Vader

Marcelo disse:
29 de fevereiro de 2012 às 17:32

“como a Suiça mostrou, pois sua “FAB” preferia o Rafale”

Ah tá, deve ser por isso que a alta cúpula MILITAR (não, não foi a alta cúpula política) veio a público apoiar e fundamentar a escolha da Força Aérea…

Vader

A Boeing deveria parar de perder seu tempo com o FX2.

asbueno

Vader, seria engraçado a Boeing se retirar do processo. Seria um tapa na cara do governo.

E não é o caso de defender este ou aquele, mas de criticar algo que de tão arrastado quase já virou piada!

Corsario137

Ansioso pelas próximas rodadas…

juarezmartinez

As próximas rodadas serão de chumbo grosso…….

Grande abraço
t

Almeida

Melhorar AINDA MAIS?

A proposta da Boeing era sensacional como foi divulgada dois anos atrás. Imaginem se melhorar…

PS: aos incrédulos, a Boeing foi a ÚNICA concorrente a detalhar a proposta ao público, incluindo armamentos.

Almeida

Edcreek, faça as contas você mesmo e veja que o Brasil está perdendo MUITO MAIS com o protecionismo da UE encabeçado pela França aos nossos produtos agrícolas do que a Embraer com este singelo e pequeno contrato.

Optimus

Eu queria entender o porque dessa raiva “ufanista” toda! A Embraer está muito satisfeita com o Tio Sam… ela só se tornou a 3ª maior empresa do setor por causa do mercado americano, porque os malditos yankees são só o maior cliente dela: Só a JetBlue comprou cerca de 150 EMB-190 (possui 47 + 104 pedidos firmes)… e agora já ganhou homologação para todos seus jatos executivos lá? O que vcs querem que ela faça? Como retaliação se retire dos EUA, certamente o maior mercado aeronáutico do mundo, pq a não compra de míseros 20 ST feriu nosso orgulho nacional?!… Read more »

Carcará 01

Optimus, que patada bem dada!!! Realmente, esse anti americanismo imbecil ja deu a conta. A França anda nos prejudicando a torto e a direito principalmente com relação as barreiras protecionistas aos produtos agricolas brasileiros e é muita ingenuidade ou má fé mesmo tecer comentariaos dizendo que eles querem ser nossos “parceiros estrategicos”. Pois é, foi o nosso ex-timoneiro dizer isso pra levar uma bofetada na cara deles no caso do Irã (por sinal, uma das maiorez cagadas ja feitas pelo Itamaraty do B). Imaginem ficar dependendo deles pra outras coisas… (off topic) Foram homenageados os sub oficiais que morreram no… Read more »

edcreek

OLá, Optimus, Carcará 01 primeiramente o termo carrinho de mão não foi usado de forma perjorativa e sim a demonstrar algo pequeno e funcional nada mais nada menos… Os produtos agricolas Brasileiros são realmente de qualidade duvidosa e por vezes são devolvidos contaminados, só para ilustrar recetemente: -Suco de laranja, devolvido dos EUA, contaminado com altas doses de fungicida; -Carne devolvida da Russia e bloqueio de vendas, por alto teor de hormonios; -Soja devolvida da China, foi vendida como soja comum e no fim era transgenita; Não precisa ir longe, basta ver os hospitais aqui mesmo abarrotados de doenças ligadas… Read more »

Tadeu Mendes

Optimus Maximus,

Grande e verdadeiro comentario. Mas o problema do Brasil e o sacrificio da objetividade (como por exemplo aproveitar essa nova ofensiva da Boeing e tirar vantagens) em nome de uma ideologia cretina, ultrapassada e sempre…sempre, terceiro mundista.

Edcreek,

Ser carrinho de mao nao e um perjorativo, entao nao sei o que e um perjorativo.

Voce tambem esta contaminado, mas e pelo vermelhismo retrogrado, do tipo bolivariano.

Requena

Eu já tinha pensado a mesma coisa que o Vader falou.

Se eu fosse da diretoria da Boing saia da disputa.
E ainda jogava “farofa” no ventilador…