Wikileaks: empresa de inteligência diz que Lula pode ter recebido propina por caças Rafale

83

Relatório critica Forças Armadas do Brasil: “A Marinha é uma merda”

 

Jorge Lourenço

No fim de fevereiro, o Wikileaks começou a publicação de e-mails da companhia de inteligência global Stratfor. Com base no Texas, a empresa tem, entre seus clientes, o Departamento de Defesa e de Segurança Interna dos Estados Unidos. Entre algumas mensagens já disponíveis para o público, a Stratfor analisa as compras militares brasileiras e cita um jornal “parceiro” da companhia.

Em ruínas

Na mensagem que analisa as compras militares, o analista de geopolítica da Stratfor cita fontes no consulado norte-americano para questionar o Ministério da Defesa.

“Você está certo em se perguntar o que, em nome de Deus, Brasília está fazendo. A Marinha brasileira é uma merda. É uma piada, e eu sei porque eu falo com os militares do consulado o tempo inteiro a respeito disso. A tentativa deles de adquirir um submarino nuclear não faz sentido algum”, diz a mensagem, que também fala da compra dos caças Rafale.

“O fato de que eles querem o Rafale e o Gripen é uma piada. O F-18 é o melhor equipamento. Nós os oferecemos um excelente pacote, inclusive bastante transferência detecnologia. (…) O Rafale, mesmo com o preço reduzido, ainda está muito caro. E o Gripen é uma merda. Se você compra o Gripen, você é uma Eslováquia”.

Para justificar a escolha brasileira pelo Rafale, a empresa aponta que Lula pode ter recebido propinas para dar preferência aos franceses.

“A compra dos submarinos é tão estúpida que deve ter alguma compensação por trás. Lula provavelmente está procurando um dinheiro para sua aposentadoria. A compra ainda veio no fim do seu mandato, assim como os caças. O nosso Departamento de Tesouro é contra oferecer propinas, o que não nos permite fazer grandes negócios num lugar corrupto como o Brasil”.

Jornal amigo

As mensagens da Stratfor também apontam a existência de um jornal amigo no Brasil. Sem identificar o veículo, a mensagem fala sobre “grande jornal” brasileiro que estaria disposto a estreitar a parceria com a empresa e torná-la mais produtiva.

O veículo em questão pediu até uma lista de pontos de interesse da Stratfor e deixei seus especialistas em cada área a disposição da empresa para futuras consultas.

Jornal amigo II

Entre os pontos nos quais a Stratfor mostrou interesse estão a relação do Brasil com a China, os projetos de modernização dos portos, exercícios militares nas fronteiras e as políticas de crescimento econômico.

FONTE: Jornal do Brasil

COLABOROU: Henrique C O

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

83 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible

Simplesmente o que tudo mundo pensa mas ninguém fala.

É claro que a marinha do Brasil não é uma merda. A merda são os políticos vagabundos e a falta de interesse pela nação. Os militares fazem tudo o que podem para manter os meios em dia. Mas sabemos que em uma situação real as nossas FA muito pouco podem fazer especialmente a marinha do Brasil contra um poder naval de 1º mundo.

Enquanto o Brasil continuar sendo governando por ideologias pessoais de terceira tanto de esquerda quando de direita vamos permanecer assim. A deriva!

ernaniborges

Muito estranho.

Que há corrupção no Brasil, ninguém duvida.

Acho estranho é que após uma compra que se arrasta há aproximadamente 16 anos, somente agora, quando está próxima uma definição, surja tal denúncia…

A verdade dos fatos tem que ser buscada sim. Mas, com a imparcialidade que o assunto merece.

Vinicius Donadio

É complicado! Se grande parte do povo brasileiro não respeita as nossas forças armadas, não vai ser quem ta la fora que vai respeitar.

Mas como quase tudo nessa vida se pode dar um jeito, é possivel mudar essa situação, basta os politicos desse pais querem, o que é dificil! Então provalvemente eles vão continuar empurrando com a barriga essa situação.

Justin Case

Amazing!

Olha o padrão da fonte original do relatório! Parece conversa de bêbado em boteco, após notícia que seu time perdeu.
Isso só serve para desacreditar o próprio “sistema uiqueliques”.
Abraços,

Justin

LuppusFurius

HAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!
Eles podem ser arrogantes (não tanto quanto os franceses) e mal educados, mas sabem das coisas……!!!!!!
HAHAHHAHAHHHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!

Daglian

“Você está certo em se perguntar o que, em nome de Deus, Brasília está fazendo.

Pois é, eu também pergunto isso e acredito que nem Brasília sabe.

Augusto

É a verdade, né! Pense rápido: você acredita mais nesse relatório com tom de conversa de boteco ou nos órgão de inteligência brasileiros? Eu fico com o primeiro, infelizmente.

Marcos

Lula, recebendo propina?
Jamé!!!
E só porque ele comprou tudo francês, mais caro e tecnologicamente questionável, sem nenhuma compensação?

Augusto

nos órgãos* ops!

Marcelo

olha, realmente fico pasmo quando leio um texto tão ofensivo ao meu país e às minhas instituições e ainda ver que alguns brasileiros o apoiam e fazem troça. Sé é isso que os nossos grandes aliados do norte pensam sobre nós, só tenho a lamentar. Nenhum país é perfeito, muito menos o nosso, mas não merece esse tipo de tratamento. Agora, gostaria muito de saber que jornal seria esse, apesar de eu ter 2 suspeitos… Então, nossa Marinha de `merda ` vai ter o sub nuc, e eles que vão ciscar com os PAs deles em outros cantos mais simples,… Read more »

Marcos

Quando disseram que a nossa Marinha é uma “me-da”, simplesmente disseram que nossa Marinha está sucateada. E de fato está. Só isso!

asbueno

1. o relatório pode ou não ser verdadeiro; 2. o ponto de vista em relação a nossa marinha é relativo. Se comparada, considerando o equipamento, com as marinhas americanas, russa, francesa etc ela, de fato, é fraca. Alguém discorda?; 3. Um subnuc para daqui a… 10 anos, digamos, servirá para que exatamente? Varrer a frota americana? Cada grupo naval deve ter alguns subnucs hunter/killer (é isso mesmo?). Não quero dizer que não deveríamos ter um subnuc, mas ele, sozinho, trará dissuasão contra inimigos de mesmo nível ou menor; 4. Americanos são inimigos? Então também o são franceses, ingleses, espanhóis, australianos,… Read more »

Marcos

Embora afirme não ter provas, ele é devastador no seu parecer: “A compra de submarinos é tão sem sentido que só pode ter a ver com propina. Lula provavelmente está cuidando do seu plano de aposentadoria. E veja só: a compra acontece ‘curiosamente’ no fim de seu mandato. O mesmo vale para os jatos. Nosso Departamento do Tesouro é vingativo quando se depara com subornos. Não podemos fazer nenhum negócio real num lugar corrupto como o Brasil. Os franceses não têm esses problemas”. Marko Papic ainda acrescenta um comentário: “Não é que eu discorde, mas acredito que a França também… Read more »

Marcos

Vamos ser sinceros, boa parte dessas compras, do jeito que estão sendo feitas, tudo dos franceses, pelos preços que estão sendo adquiridos, de fato não tem nenhum sentido.

Outra: tanto os franceses como brasileiros, não que outros também não o façam, tem tradição no quesito propina.

Renato Oliveira

Novidade. Corrupção no Brasil. Jaca com vantagem via propina. Isso só faltava provar.

Ser e estar no inglês é o mesmo verbo. Acho que foi isso que disseram sobre a nossa Marinha. Concordo com o Marcos. Atualmente está uma m*da mesmo, mas a culpa de forma alguma é dos militares, e sim dos políticos. Pra variar.

Clésio Luiz

O tom arrogante e até juvenil desse texto põe em cheque a credibilidade da fonte. Se eles tivesse escrito uma linguagem mais madura ninguém duvidaria da autenticidade.

Daglian

Marcelo, Eu também odeio ler esse tipo de ofensas ao meu país porque, como a maioria deste blog, sou patriota. Gosto do meu país apesar de todos os seus problemas. Acontece que existem coisas neste relatório que são verdade, como por exemplo, o que disseram da marinha. Calma, não estou desmerecendo os militares, mas iremos ser falsos e dizer que temos a melhor marinha do mundo? Certamente não é culpa dos militares, mas isso não muda o triste fato. Mas os termos realmente fazem parecem que isto seja um “fake”. Mas isso pelo menos dá uma ideia do que os… Read more »

Beto Holder

Hummm, deixa eu ver se entendi direito:

Quando é pra meter o pau “nuzamericanusmalavado” o wikileaks presta, o cara é um heroi, bla bla bla…

Agora, quando eles metem o pau na gente, falando coisas bem conexas, eles nao prestam mais, nao tem credibilidade, bla bla bla…

Ah ta, to começando a entender a imparcialidade (cegueira?) de alguns

Marcos

Muita gente revoltada por aqui. Vejamos o que eles disseram:

Que nossa Marinha é uma me-da;

Que o homem mais inteligente do mundo pode ter recebido alguma grana.

Vader

Éééééé… pois éééééé… O detalhe senhores, é que isso é apenas uma PARTE das comunicações da tal empresa. Vai vir coisa mais pesada por aí e, se o Assange soube disso, imaginem o que não sabe uma CIA, por exemplo… Se cuida PeTralhada… A notícia sobre os caças já saiu no Jornal da Band. Agora a imprensa investigativa brasileira (ou o que sobrou dela após “la revolución”), sempre lenta, vai começar a fuçar de verdade… Se cuida francesada… Remember SIVAM… Quanto ao FX2, desde o 7 de setembro de 2009 que ele não tem credibilidade ALGUMA. Desde aquela data, muito… Read more »

juarezmartinez

O que os textos dizem é o que é. A MB é uma merda, o pessoal não, mas os meios sim, todos nós sabemos o estado em que se encontra a esquadra e os meios aeronavais, penso que eles não estão criticando o SUBnuc por si só, o que devemos ler nas entrelinhas é o seguinte: Queremos um Sub nuc, mas mal conseguimos manter e operar uma frota de 5 Subs diesel elétricos. com relação ao ex sumpremo lider e guia da naç~]ao ter levado algum nada de novo, ou vocês acham que com todos estes cortes, o EC 725… Read more »

Vader

Engraçado como quando se toca no nome de “Sua Santidade”, o energúmeno mollusco, a PaTrulha se ouriça todinha, uiiiii… 🙂

Credo caras… isso aí no meu tempo tinha outro nome… 😉

Marcos

“A Marinha brasileira é uma merda.”

– Não, não, não!! Nossa Marinha é a maior de todas. Tudo novinho, perfeito, no Estado da Arte. Nunca houve um incêndio sequer em nossa Marinha. Temos 200 Corvetas, 50 Fragatas, 20 Contra Torpedeiros, todas Furtivas. Dispomos de 12 Submarinos Nucleares de Alcance Global.

“Lula provavelmente está procurando um dinheiro para sua aposentadoria.”

– Como zuzamericano ousam falar assim de nosso glorioso Líder? Como? Aqui nestepaís todo munod é honesto…

ricardo_recife

Nada garante que o documento é verdadeiro, mas … Algumas coisas saltam aos olhos. Quem falou disse o que muitos acham: que a compra do Rafale tem mutreta (haja vista como se deu todo o processo), mutreta da braba!!! Desde 2006 tudo tem sido feito para dar Paris. A compra dos Mirage 2000 enquanto a FAB analisava propostas e possibilidades, a compra de vetores acabados, usados ate o osso por um preço superfaturado. A inacreditável preferência pela França em quase tudo. Fora as compra dos Sabres e alguns Black Hawks, Paris levou. E pagamos caro, muito mais caro por tudo.… Read more »

joseboscojr

Me fizeram acreditar no Wikileaks como os paladinos da justiça que audaciosamente expõe os podres do imperialismo demoníaco e suas artimanhas nefastas para se manter no poder e controlar os menos afortunados, e agora querem que eu desacredite nisso tudo?
Decidam senhores!!!

Vader

Sobre a Marinha, nada de novo. Ela está mesmo um lixo, e me desculpe a instituição, não é apenas nos meios não. A megalomania e falta de senso prático do almirantado estão enfiando a MB ladeira abaixo, ou melhor: fundo do mar abaixo. Novidade alguma pra um alto comando que em sua maioria se dobrou lascivamente ao PeTismo, pensando apenas em mordiscar algumas das migalhas que caem da mesa dos políticos do gf. Aos brasileiros de verdade resta apenas esperar que a FAB e o EB se mantenham fiéis à sua gloriosa história, e um pouco menos penetrados pela onda… Read more »

Giordani RS

Na boa, dava para tecer longos parágrafos com tal assunto, daí parar e ler as respostas ouriçadas dos ideólogos-esquerdoPaTa$…

O que é preciso saber é que o “uíquiliquis” é tão e somente uma ferramenta de interesse$. Por quê só agora? Ás vésperas de tão esperado anúncio do final da licitação? Uai?

Quanto a MB ser uma naba, bom, não tem como recriminá-los…sugiro as amigos que acessem os arquivos virtuais da VEJA…as matérias sobre as FA tupiniquins parecem tão…atuais…

Penguin

Re: INSIGHT – BRAZIL – On military purchases Email-ID 971109 Date 2010-10-18 17:14:03 From hughes@stratfor.com To marko.papic@stratfor.com, secure@stratfor.com there was a lengthy Economist article just recently about how a German industrial giant (maybe Siemens) had really turned around after years of corrupt practices. It is one thing to make it illegal, it is another to actually clean house and end the practices. So the French may be further behind the curve on the latter — also, they’re getting desperate on the Rafale, since they’re going to have to start shutting down the line eventually… On 10/18/2010 11:08 AM, Marko Papic… Read more »

Marcos

Madame já chamou o Celsô para que ele dê um chincho no seu Wiki?

joseboscojr

Vader,
O problema mais sério é que nem a Argentina tem medo de 1 (UM) submarino nuclear, já que se for nos atacar, irá fazê-lo quando o mesmo estiver no porto passando pelos mais de 2 meses de manutenção entre cada patrulha.
E duvido que um dia tenhamos mais que 1.
Se é que o teremos mesmo algum dia.

alphasr71a

To vendo que o negócio é eu terminar a faculdade de E. Aerospacial e me mudar pra algum país sério…

Marcelo

Bem, o que eu temia aconteceu…isso aqui virou um debate político aberto, onde as grandes mentes da direita brasileira deitam e rolam e se regozijam com as suas teorias da conspiração sem pé nem cabeça…parece que deixou de ser um site sobre aviação mesmo, não por culpa dos editores, mas por culpa dos dignissimos comentaristas, super inteligentes. E ainda por cima, eu por acreditar no Brasil, seja com o governo que for, sou taxado de petralha….lamentavel senhores.Me desculpem, mas esse derrotismo é demais. Também queria dizer que não estou criticando o wikileaks não, apenas o texto que ele liberou, não… Read more »

Optimus

“…Sim tudo bem, eu sei que o rafale iria ficar parado rsrs. Mais nao quero f18 não esses caras só sabem falar mal da gente…” 🙁 Esse é o tipo de argumento da nossa juventude atual?! Esse é o senso crítico em relação a coisas vitais para o futuro da nação e nossa soberania? “Que gastem bilhões dos impostos pra cumprá duis francês… vão ficá paradu merrrmo, dá nada mano! Num importa si num vai prestá pra nada, o qui importa é qui us francêis nus puxa o sacu… num importa si o aviãozinnhu dus estates é miór, mas se… Read more »

Beto Holder

Doeu?? Foi na espinha essa….

Tadeu Mendes

A marinha deixou um sub. docado em Niteroi afundar, assim numa boa. Ja imaginaram o que pode acontecer com um sub nuc??? E menos de uma semana a MB sofre duas tragedias (NAe. Sao Paulo de novo), e agora na Antartida. O verbo Ser em Ingles tem duplo sentido para nos. Se eles disseram: The brazilian Navy is a piece of shit. significia que a MB esta em uma m..da, e nao significa “ser” uma m..da. E ninguem aqui duvida disso. A MB serve para decorar, mas esta em poucas condicoes para combater. Nao pode encarar nem a US Navy,… Read more »

Giordani RS

O problema é que a corrupção no braZil entrou para o folclóre…ninguém mais se indigna, pelo contrário, se regojizam na piada e aceitam cabisbaixos o derrotismo.
Falta ao povo braZileiro heróis. Heróis da virtude, da responsabilidade, do vigor laboral, mas não, os heróis de hoje são mauricinhos e patricinhas enclausurados em spas de luxo, ensinando a geração bbb o quão bom é ser “xpérrrrrrto” ou são acefaládos jogadores de futebol.

No braZil, só quebrando tudo e começando de novo.

Almeida

The awful truth.

Mas a culpa da MB estar na merda não é apenas nos políticos não. Já externei várias vezes por aqui que o orgulho besta do almirantado está dando o golpe de misericórdia na nossa outrora respeitada marinha de guerra.

Almeida

Submarino nuclear e porta aviões sem nem mesmo termos escoltas e armamentos? Que realidade é essa em que o almirantado vive onde temos que canibalizar nossas poucas escoltas para enviar um único navio desdentado para um missão de paz no exterior mas se sonha com duas esquadras com dois NAes, 30 submarinos convencionais, 6 nucleares, 4 porta helicópteros com docas, 36 FREMM, dois esquadrões de um FX-2 que nem a FAB consegue ter 3 esquadrões mínimos, etc e etc? Nossos almirantes parecem Hitler ao final da Segunda Guerra Mundial, fazendo estratégias com recursos que não mais possuía pois já estava… Read more »

Optimus

“…e o F-18 é tao bom, que ja refizeram ele 3x, de hornet passo pra super hornet, depois pra growler…”
Então se o Rafale fosse tão perfeito, não se teria a necessidade de um F-3, ficava no F-1 mesmo… baita porcaria essa “jaca”, então… outro argumento raso como um pires… fora o “bom” português…

Tiririca rules…?!

País que já fez: F-15, F-16, F-14, B-2, SR-71, U2, XB-70, Arleigh Burke, Class Virgínia, Nimitz, GPS, Internet: Só LIXO… é MUITA incompetência mesmo…

Ah, já ia esquecendo: A Verdade dói… [82642642…]

juarezmartinez

Caro Almeida, tem membros do almirantado que não querem mais as mãos sujas de sangue, este negócio está chegando a um ponto meio, digamos delicado, acho que o CM vai ter flexibilizar algumas coisxas e se posicionar de forma diferente, ou vai ter gente pedindo o boné para escapar dos processos.

Grande abraço

Blind Man's Bluff

Que estranho. Bem agora que estamos para assinar um contrato, a empresa rival perdedora divulga uma denuncia que todos ja sabiamos. A propina francesa foi maior que a americana e isso os enfureceu! kkkk

Fora piratas!

Optimus

Giordani RS disse:
27 de fevereiro de 2012 às 22:52

Por gentileza… permita-me parabenizar pelo melhor comentário postado nesse tópico…

Depois dessa… falar o que mais?!

Sds.

Rogério

Quem sabe c/ essa escrachação toda, o GF não cria vergonha na cara e passe a levar o tema defesa mais a sério, afinal agora ficou publico que temos FAs de mentirinha.

[]s

Baschera

A verdade as vezes dói…. a mentira não….. é um bálsamo…um vício !! A Marinha é uma mer… … claro que não, talvez seja culpa dos que a dirigem… que para ter sonhos de megalomano dirigem as verbas para estes projetos …. ou os senhores políticos e suas conversas para boi dormir ?? – Um NAe que não navega e quase pega fogo. Por falta de capacidade de ceder energia elétrica ao navio ancorado, os pobres marinheiros tem que trazer ventilador elétrico de casa…. – Por ter um orçamento ridículo, a base da MB na Antártica pega fogo…. claro o… Read more »

Grifo

Senhores, sinceramente a única surpresa para mim foi saber que tem gente que paga a Stratfor para obter este tipo de “inteligência”.

Renato Oliveira

Grifo, santo de casa não faz milagre rsrs

Mauricio R.

E enquanto o pau rolava solto no blog, eu assistia ao último filme do George Clooney…

DrCockroach

Mas que eh divertido eh! Mas realmente tb eh conversa de bar. Pessoalmente nao acredito que o Nosso Ex-Guia recebeu propina, mas que a gang do entorno deve ter recebido algum, ateh porque sao os precedentes, me parece evidente. O Nosso Ex-Guia costuma passar a mao na cabeca de corruptos, o que talvez seja igualmente grave, mas ele pessoalmente nao parece ser deste tipo. As questoes da Marinha (apesar de grosseiramente simplificadas) e dos Rafale$ me parecem oks 🙂 Mas se quiserem pagar por algo, entao pode-se comprar os relatorios do “Tactical Report”, igualmente baseados em “comentarios” que, eventualmente, aparecem… Read more »

FULLYSPOOLED

Realmente se formos escutar a juventude ae de cima do facebook, iremos entender que a educacao no Brasil e o puro reflexo dos comentarios, portugues horrivel e ideias ainda mais,,,,,Teve um comentario ou perola? que disse que o F22 Raptor nao presta, que mata pilotos por falta de oxigenio e que so foram produzidos pasmen 187 unidades!!!!!! So que a crianca geracao BBB nao sabe que somente uns poucos F22 podem acabar com uma esquadrilha inteira antes mesmo da mesma conseguir avista-los, a educacao vai mal mesmo no Brasil, e tem mais muito mais, e por isso que o nivel… Read more »